Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

República Militar no Brasil (1964-1985) - Gabarito

1. c) Apenas I e III. 

2. a) criticar as mazelas sociais e políticas do país. 

3. c) perdoou aos torturadores, mas excluiu alguns guerrilheiros torturados e condenados por assaltar bancos. 

4. d) Apenas II e III. 

5. b) avanço das lutas pela redemocratização do Brasil no final do regime militar. 

6. b) estado de direito 

7. a) perseguição aos opositores do regime, que sofreram todo tipo de repressão, legitimados pela Doutrina de Segurança Nacional. 

8. a) apesar da repressão, a arte foi utilizada como instrumento de protesto e de denúncias políticas, alertando para a situação do país. Foi marcado pelos festivais com as canções de protesto de Geraldo Vandré e Chico Buarque, com o cinema de Cacá Diegues e Glauber Rocha. 

9. a) Propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário. 

10. e) terminou por não atingir seus objetivos, pois não se obtiveram os votos necessários para alterar a Constituição então em vigor. 

11. c) O movimento pelas Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem não de forma indireta, via Colégio Eleitoral, mas de forma direta por meio do voto popular. 

12. e) pela decretação do Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do regime. 

13. e) o país vivenciou o chamado “Anos de Chumbo”, pois houve o endurecimento do regime e a ampliação da censura, apesar do “milagre econômico brasileiro”. 

14. d) golpe político-militar que instalou a ditadura; imposição de Atos Institucionais; extinção dos partidos existentes; instituição do bipartidarismo – ARENA e MDB; repressão à oposição e censura à imprensa. 

15. d) A coerção em torno dos meios de comunicação e a tortura em presos políticos eram meios utilizados pelo regime de 1964 para reprimir movimentos e opiniões divergentes da ideologia oficial. 

16. d) a ampliação dos poderes nas mãos do Executivo. 

17. e) o mais famoso foi AI-5 (Ato Institucional nº 5), decretado no governo do Presidente Costa e Silva, que dava amplos poderes ao presidente da República de governar, bem como, de suspender várias garantias individuais. 

18. b) a uma crítica ao regime ditatorial que, mesmo em sua fase final, impedia a escolha popular do presidente. 

19. c) das eleições diretas para presidente. 

20. d) desdobramento do processo de abertura política, marcado pelas lutas contra a limitação das liberdades democráticas. 

21. b) fim do chamado milagre econômico brasileiro com a desestabilização econômica, levando a um agudo descontrole financeiro. 

22. c) O mundo encontrava-se em sua ordem bipolar e os Estados Unidos procuravam, por meio do apoio a golpes e a regimes ditatoriais na América Latina, deter o avanço do Comunismo. 

23. b) 1974/1976 – industrializado – crise internacional do petróleo 

24. e) A lei da anistia, que permitia a volta de exilados políticos e isentava militares que haviam atuado na repressão política. 

25. d) cerceamento da representação partidária

2 comentários:

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas