1. (Unesp 2017) A pintura
representa no martírio de Cristo os seguintes princípios culturais do
Renascimento italiano:
a) a imitação das formas artísticas
medievais e a ênfase na natureza espiritual de Cristo.
b) a preocupação intensa com a forma
artística e a ausência de significado religioso do quadro.
c) a disposição da figura de Cristo em
perspectiva geométrica e o conteúdo realista da composição.
d) a gama variada de cores luminosas e
a concepção otimista de uma humanidade sem pecado.
e) a idealização do corpo do Salvador e
a noção de uma divindade desvinculada dos dramas humanos.
2. (IFSP 2017) Leia o trecho e analise a figura abaixo.
“A Última Ceia,
obra-prima de Leonardo Da Vinci, retrata uma época, um movimento artístico e um
avanço histórico em termos de perspectiva, olhar dramático, técnica e ciência.”
ROMES, 2008.
Assinale a alternativa que apresenta a
qual período histórico a obra acima pertence.
a) Iluminismo.
b) Renascimento.
c) Feudalismo.
d) Cruzadas.
e) Reforma.
3. (Upe-ssa 1 2017) Quais
características do Renascimento estão presentes na obra?
a) A filosofia Escolástica e a
Patrística
b) A exaltação a Deus e o Teocentrismo
c) A misoginia e a exaltação do
masculino
d) O Orientalismo e as influências
chinesas
e) O Humanismo e a retomada de temas
clássicos
4. (Unicamp 2016) A teoria da
perspectiva, iniciada com o arquiteto Filippo Bruneleschi (1377-1446), utilizou
conhecimentos geométricos e matemáticos na representação artística produzida na
época. A figura a seguir ilustra o estudo da perspectiva em uma obra desse
arquiteto. É correto afirmar que, a partir do Renascimento, a teoria da
perspectiva
a) foi aplicada nas artes e na
arquitetura, com o uso de proporções harmônicas, o que privilegiou o domínio
técnico e restringiu a capacidade criativa dos artistas.
b) evidencia, em sua aplicação nas
artes e na arquitetura, que as regras geométricas e de proporcionalidade
auxiliam a percepção tridimensional e podem ser ensinadas, aprendidas e
difundidas.
c) fez com que a matemática fosse
considerada uma arte em que apenas pessoas excepcionais poderiam usar geometria
e proporções em seus ofícios.
d) separou arte e ciência, tornando a
matemática uma ferramenta apenas instrumental, porque essa teoria não reconhece
as proporções humanas como base de medida universal.
5. (Upf 2016) A charge a seguir satiriza o padrão de beleza durante o Renascimento Cultural.
Sobre o conjunto de ideias e concepções
que marcaram o Renascimento, é correto afirmar:
a) As ideias dos filósofos
renascentistas tornaram-se populares, influenciando movimentos revolucionários.
Esses ideais seriam retomados no século XIX pelos pensadores socialistas.
b) Os pensadores do Renascimento
recuperaram ideias da Antiguidade clássica, agindo de acordo com as orientações
religiosas da Igreja Católica Romana.
c) A Igreja Católica, como principal
compradora das obras dos artistas, se tornou uma defensora das ideias
renascentistas.
d) O Renascimento contribuiu para o
reforço de valores humanistas em toda a Europa.
e) O Renascimento como movimento
intelectual provocou uma ruptura na Igreja, dividindo-a a partir de então em
Igreja Ortodoxa e Igreja Romana.
6. (CPS 2015) A pintura do teto
da Capela Sistina, obra do mestre Michelangelo Buonarroti, foi realizada no
início do século XVI. Veja uma pequena parte dessa obra.
Analisando as características da
pintura apresentada, é correto concluir que se trata de uma obra
a) medieval e cavalheiresca.
b) medieval e teocêntrica.
c) classicista e modernista.
d) renascentista e antropocêntrica.
e) renascentista e ateísta.
7. (Upe 2015) Observe a imagem a
seguir:
Ela reproduz um detalhe dos afrescos
pintados por Michelangelo na Capela Sistina. Sobre a imagem e seu contexto
histórico, assinale a alternativa CORRETA.
a) Encomendados pelo papa Júlio II, os
afrescos da Capela Sistina trazem como tema primordial a cultura clássica, em
especial sua rica mitologia.
b) Passagens do Velho Testamento também
aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.
c) Parte dos afrescos do teto da Capela
Sistina foi destruída por um terremoto, no fim do século XIX.
d) Esses afrescos constituem a obra
máxima de Michelangelo cuja produção artística se limitava à pintura.
e) A pintura da abóbada da capela nunca
foi finalizada por Michelangelo.
8. (Uel 2012) Com base nos
conhecimentos sobre a pintura no período do Renascimento e na obra de Sandro
Botticelli considere as afirmativas a seguir.
I. Há, nessa obra renascentista, a
preocupação com o naturalismo, a proporção e o efeito de profundidade, sendo o
pintor florentino Sandro Botticelli um dos principais representantes do Quattrocento.
II. Essa obra marca o início da Arte
Moderna na Itália ao retratar o conflito entre o homem e a natureza, expresso
na ação do vento que afeta os principais elementos da composição.
III. Essa obra tem como temática um
episódio mitológico que aborda o nascimento de uma deusa, apresentando a
movimentação do ar como um importante elemento para expressar leveza.
IV. O Renascimento é um período
histórico caracterizado pelo teocentrismo e a obra O Nascimento de
Vênus é emblemática por apresentar o sopro divino como temática da
composição.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são
corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são
corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são
corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV
são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV
são corretas.
9. (Uefs 2016) O movimento em
direção à modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado
pela Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu a
cosmologia medieval e estabeleceu o método científico – a observação e a
experimentação rigorosa e sistemática – como meio essencial de desvendar os
segredos da natureza.
PERRY, Marvin.
Tradução de Waltensir Dutra e Silvana Vieira. Civilização ocidental.
São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 282.
A afirmação do texto relaciona-se
a) ao renascimento científico europeu,
que introduziu novas concepções relativas, dentre outras, ao heliocentrismo, à
anatomia humana, às operações matemáticas decimais e à produção de textos.
b) ao modo de produção feudal,
resultante do aumento da produtividade agrícola e da expansão do poder dos
senhores feudais, ampliando a exploração sobre a classe servil.
c) à finalização da concorrência
comercial entre as cidades italianas que disputavam a hegemonia no mar
Mediterrâneo.
d) à eclosão da Reforma Protestante,
que condenava o apoio da Igreja Católica às interpretações científicas dos
fenômenos religiosos.
e) ao fortalecimento das tradições, que
afirmavam a identidade entre as raças e a igualdade da capacidade intelectual
entre elas.
10. (Upf 2014) Nos séculos
XIV e XV, a Europa medieval vivenciou uma grave crise geral, que abalou
profundamente as estruturas da sociedade, abrindo espaços para a criação de
relações capitalistas no interior dessas sociedades europeias, dando início ao
que se convencionou chamar de Idade Moderna. Dentre as alternativas abaixo,
assinale a que não caracteriza os efeitos da transição da Idade Média
para a Idade Moderna.
a) A expansão marítima europeia dos
séculos XV e XVI, rompendo os estreitos limites do comércio medieval.
b) A centralização do poder nas mãos do
rei, totalmente diferente do poder pulverizado dos senhores feudais.
c) O surgimento de uma nova cultura,
mais urbana e laica, em oposição à cultura rural-religiosa do período medieval.
d) A busca de uma nova espiritualidade,
possibilitando a ruptura da unidade cristã a partir da Reforma Religiosa.
e) A ocupação do poder político pela
burguesia, baseada no crescente enriquecimento econômico dessa classe social.
11. (Uepa 2014) As crenças de
navegadores portugueses e espanhóis dos séculos XV e XVI, inspiradas na
teologia medieval, de que o Paraíso estava ao alcance dos homens, embora em
lugar ainda desconhecido, estimularam as viagens de “descobertas” que
incorporaram o Novo Mundo ao espaço geográfico das terras conhecidas
pelos europeus. As pistas desta mentalidade estão em obras filosóficas e
literárias da Antiguidade Greco-Romana e de autores humanistas, além de novelas
de cavalaria. O conteúdo destas obras fazia parte do patrimônio intelectual
europeu de fins da Idade Média e forneceu o quadro mental a partir do qual
foram escritas as obras de viajantes europeus que vieram à América no século
XVI. A busca do paraíso terrestre, quando da expansão marítima europeia voltada
para a descoberta de novas rotas de comércio com o Oriente, significou:
a) a ruptura entre a mentalidade
medieval e aquela do Renascimento.
b) a permanência de elementos da
mentalidade medieval no período inicial do Renascimento.
c) a confirmação dos relatos bíblicos,
que podiam ser constatados com as navegações.
d) a correspondência entre as crenças
europeias e os mitos indígenas do Novo Mundo.
e) o uso da justificativa religiosa
para o financiamento das navegações pelas Coroas Ibéricas.
12. (Uepa 2014) O teólogo
humanista Tomas Morus publicou em 1516 aquele que seria um dos mais importantes
livros de todos os tempos. Trata-se de uma descrição conjectural de um não
lugar, numa ilha do Atlântico Sul, com uma baia esplendorosa e ao fundo uma
cadeia de montanhas. Ali viveria um povo diferente: homens e mulheres
solidários uns aos outros, sem diferenças sociais ou econômicas decidindo os
assuntos políticos em coletivo. De onde Morus havia tirado as informações? No
prólogo, ele relata que conversara com marinheiros irlandeses que haviam estado
no Brasil e lhe contado detalhes sobre o povo que lá vivia: eram os tupinambás.
Foi esse povo o modelo para a obra que irá influenciar todo um sonho do
Ocidente.
(GOMES, Mércio
Pereira. “Bom selvagem, mau selvagem”. Revista de História da
Biblioteca Nacional. Ano 8/N° 91/Abril 2013. p.34).
Identifique, nas alternativas abaixo, a
obra e o período histórico a que o texto se refere.
a) Elogio da Loucura que,
junto com Ensaios, iniciava a época do Renascimento, cujas origens
localizam-se na Itália, mas que ganha uma grande projeção em Portugal e
Espanha, a partir do momento que esses dois países se projetam nas grandes
navegações.
b) Utopia, escrito no
período de transição entre o chamado Medievo e os tempos Modernos, quando
muitas mudanças ocorrem não só na percepção do espaço geográfico, como também
por acontecimentos que apontam para mudanças culturais, pregadas inicialmente
pelos humanistas.
c) Gargântua e Pantagruel que,
escrito inicialmente em francês, ganha notoriedade quando ocorre a Reforma e
seu conteúdo passa a se constituir como modelo de sociedade a ser construída
por essa nova doutrina religiosa.
d) Ensaios, que ganhou
projeção após seu autor ter sido condenado e morto pela Inquisição num momento
em que a Igreja Católica, sentindo-se ameaçada pela Reforma, passa a combater
de forma drástica ideias que apresentassem modelos que se contrapunham à
teologia católica.
e) Utopia, escrita em
inglês inicialmente e logo publicada em diversos idiomas devido à projeção que
ganham os livros em função da invenção da imprensa, o que provoca na sociedade
europeia da época o desejo de se aventurar por além-mar em busca desse lugar em
que o ser humano era valorizado.
13. (Enem 2011) Acompanhando a intenção
da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o
espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os
cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma,
o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O
Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época
que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação
entre
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.
14. (CPS 2011) A natação, hoje
considerada um dos esportes mais completos, já era mencionada na Grã-Bretanha,
desde os tempos da dominação romana, época em que era considerada uma prática
da elite. Com a chegada do feudalismo, a natação torna-se rara, pois era
incompatível com guerreiros que frequentemente usavam armaduras. Mas o
interesse pelo esporte ressurgiu no fim do século XVI, quando em 1587, o
professor Everard Digby publicou o livro intitulado A arte de nadar. Ele queria
transformar a natação em um esporte para fidalgos, na tentativa de torná-los
mais parecidos com os romanos. A obra de Digby, cujos capítulos explicam e
ilustram como nadar, foi indicada, por outros educadores, aos fidalgos da
Inglaterra dos Tudor e dos Stuarts.
(Revista BBC
Knowledge, maio de 2010. Adaptado)
Sobre o livro de Digby, é valido afirmar que foi
a) escrito na Antiguidade Clássica,
período em que prevaleceu a cultura cristã.
b) divulgado quando o antropocentrismo
e o individualismo renascentista prevaleciam.
c) indicado às necessidades dos
senhores feudais que estavam interessados na natação.
d) escrito no período do Iluminismo,
filosofia que tinha como base o racionalismo, o liberalismo e o pensamento
científico.
e) publicado pelo autor numa época em
que a Inglaterra passava por profundas mudanças econômicas, devido à
Revolução Industrial.
15. (Unicamp simulado
2011) Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um
ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da
Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as
regiões de onde veio grande parte dos artistas.
(Adaptado de Peter
Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64.)
A relação entre o Renascimento cultural
e o ambiente urbano na Europa dos séculos XV e XVI justifica-se porque.
a) as cidades eram centros comerciais e
favoreciam o contato com a cultura árabe, cujo domínio das técnicas do retrato
e da perspectiva sobrepôs-se à arte europeia, dando origem ao
Renascimento.
b) a presença de artistas nas cidades
atraía os investimentos de ricos burgueses em busca de prestígio social,
fazendo com que as regiões que concentravam os artistas, como a Itália e os
Países Baixos, se urbanizassem mais que as outras.
c) nas cidades podia-se estudar a
cultura artística em universidades, dedicadas ao cultivo da tradição clássica e
ao ensino de novas técnicas, como o uso do estilo gótico na arquitetura e da
perspectiva na pintura.
d) a riqueza concentrada nas cidades
permitia a prática do mecenato, enquanto o crescimento do comércio estimulava o
encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a redescoberta
dos valores da antiguidade clássica.
16. (Unesp 2012) Os centros
artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela
presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de
consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou
individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a
investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto
implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades
consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além
disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de
artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito
mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo,
certamente (...).
(Carlo Ginzburg. A
micro-história e outros ensaios, 1991.)
Os “centros artísticos” descritos no
texto podem ser identificados
a) nos mosteiros medievais, onde se
valorizava especialmente a arte sacra.
b) nas cidades modernas, onde floresceu
o Renascimento cultural.
c) nos centros urbanos romanos, onde
predominava a escultura gótica.
d) nas cidades-estados gregas, onde o
estilo dórico era hegemônico.
e) nos castelos senhoriais, onde
prevalecia a arquitetura românica.
17. (Uff 2010) O mundo moderno está
associado, na sua origem, à cultura renascentista. Invenções e descobertas só
puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradições
clássicas ocidentais e orientais, a fim de dar novo sentido à ideia de HOMEM e
NATUREZA.
Assinale a afirmativa que pode ser
corretamente associada ao Renascimento.
a) O livro da natureza foi escrito em
caracteres matemáticos. (Galileu)
b) O homem é imagem e semelhança de
Deus. (Jean Bodin)
c) O mundo é perfeito porque é uma obra
divina e, assim, só pode ser esférico. (Marsílio Ficino)
d) A perspectiva é o fundamento da
relação entre espaço humano e natureza divina. (Alberti)
e) A proporção é a qualidade matemática
inadequada à representação do mundo natural. (Leonardo da Vinci)
18. (Ufc 2010) A análise histórica do
Renascimento italiano, caso das obras de Leonardo da Vinci e de Brunelleschi,
permite identificar uma convergência entre as artes plásticas e as concepções
burguesas sobre a natureza e o mundo naquele período. Acerca da relação entre
artistas e burgueses, é correto afirmar que ambos:
a) convergiram em ideias, pois
valorizavam a pesquisa científica e a invenção tecnológica.
b) retomaram o conceito medieval de
antropocentrismo ao valorizar o indivíduo e suas obras pessoais.
c) adotaram os valores da cultura
medieval para se contrapor ao avanço político e econômico dos países
protestantes.
d) discordaram quanto aos assuntos a
serem abordados nas pinturas, pois os burgueses não financiavam obras com temas
religiosos.
e) defenderam a adoção de uma postura
menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo emergente e das técnicas
mais simples das artes.
19. (Mackenzie 2009) "A natureza,
ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual
deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se esse ser moldado
se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar
com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a
Deus."
Erasmo de
Roterdã
No trecho anterior, datado de 1529, do
filólogo e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se manifesta a
presença do pensamento
a) teocentrista, priorizando a ideia do
sobrenatural e da ligação do Homem com o divino.
b) experimentalista, em que todo e
qualquer conhecimento humano se daria por meio da investigação
científica.
c) escolasticista, doutrina que admitia
a fé como a única fonte verdadeira de conhecimento.
d) antropocentrista, valorizando o
Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do mundo.
e) epicurista, apontando para uma
postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
20. (Uff 2007)
O quadro de Leonardo da Vinci revela
uma das facetas do grande artista do Renascimento que durante a vida
transformou sua experiência de mundo em arte, sempre pronto a inovar.
Essa criatividade levou Leonardo da
Vinci a ser conhecido como um homem que
a) transformou a arte da escultura ao
expressar através dela a grandeza da vida espiritual.
b) abdicou de sua riqueza para se
dedicar à pintura de personagens da Corte de Florença.
c) se envolveu com a natureza, com a
sociedade e com todos os ramos de artes, de modo tão intenso que passou a ser
conhecido como um artista-cientista.
d) se dedicou às artes e às ciências
através da teoria do direito divino, aplicada nos seus exercícios de
anatomia.
e) participou de várias sociedades
secretas que tinham por objetivo reescrever os textos bíblicos com o intuito de
apresentar a verdadeira face de Jesus.
21. (Unicamp 2012) De uma forma
inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma
nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia
misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações
religiosas e por exigências práticas de todo gênero.
(Adaptado de Eugenio
Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp,
1994, p. 11.)
Sobre o tema, é correto afirmar
que:
a) O pensamento humanista implicava a
total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o
homem para conhecer a natureza e a sociedade.
b) A mistura de conhecimentos das mais
diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma instabilidade
imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o
Iluminismo pôde reverter.
c) As transformações artísticas e
políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade
Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.
d) As inquietações religiosas vividas
principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista,
Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a
fé protestante contra seus inimigos.
22. (Espcex (Aman) 2011) As
transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram
conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:
a) Misticismo e tentativas de
reinterpretar o cristianismo.
b) Teocentrismo e recuperação de
línguas clássicas (latim e grego).
c) Individualismo e utilização de novos
recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
d) Racionalismo e críticas ao período
conhecido como Antiguidade Clássica.
e) Antropocentrismo e rejeição de temas
religiosas nas produções artísticas.
Jarlison Augusto,eu estudei tudo sobre feudalismo,no entanto quando fui praticar meus conhecimentos,através das atividades de vestibulares eu fui muito mal,eu não sei o que houve.Você poderia me dar alguma dica para eu aumentar meu desempenho e entender esta,que para mim,é uma matéria muito hermética?
ResponderExcluirSe eu souber quem é... poderei ajudar... já que vc está no anonimato!
ResponderExcluirGreat post. I was checking continuously this blog and I'm impressed! Very helpful information specially the last section :) I handle such information much. I used to be seeking this particular information for a long time. Thanks and best of luck.
ResponderExcluirHere is my web blog :: lanautica
Spot on with this write-up, I honestly believe that this web site needs
ResponderExcluirmuch more attention. I'll probably be back again to read more, thanks for the info!
My site ; click through the following web page
Wow, marvelous weblog format! How lengthy have you ever
ResponderExcluirbeen blogging for? you make running a blog look easy.
The total glance of your website is magnificent, as neatly as the content material!
Also visit my web blog; jobs in uk
Olá,mestre!
ResponderExcluirPor gentileza,me responda o seguinte:Estou estudando pela internet,ou seja vejo vídeo aulas,porem nunca encontro o material para estudar o que eu aprendi.Observei que seu site tem as lista de exercícios organizadas para estudar.Meu foco é o ENEM! Suas listas estão dentro do que o ENEM "pedi" em suas provas?Fico no aguardo e obrigado!
Meu caro Davidson Emmanuel,
ExcluirA quase totalidade das questões se adequam ao modelo novo ENEM. Contudo, como o conteúdo está voltado para os vestibulares locais, da Região Norte do Brasil, algumas questões se encaixam também nessa realidade.
Com o conteúdo voltado totalmente para o modelo ENEM sugiro que visite meu site (www.chumanas.com). Agora, para que saiba como deve ser construída uma questão do ENEM visite esse conteúdo de meu site http://www.chumanas.com/2013/04/enem-elaboracao-de-itens.html.
Grande abraço, atenciosamente,
Augusto Silva
Obrigado,por retornar minhas dúvidas!Sucesso e vida longa e prospera!!!
Excluirwww.portaldovestibulando.com
ExcluirParabéns pelo trabalho, seu blog é muito bom e tem me ajudado muito,principalmente a lista de exercícios de vestibulares.
ResponderExcluirOi, eu gostaria de saber se vc não tem o gabarito disponível. Após fazer as questões é bom conferir para ver se está tudo certo. Obrigada!
ResponderExcluirLogo abaixo da postagem!
Excluirva dddee
Excluirobgd paginaaaa muitoo boa respostaaa muito excelente gotseii mesmoo
ResponderExcluirnerd!!!!
ResponderExcluirAcertei só metade :(
ResponderExcluirkd as respostas !?
ResponderExcluir