1.
(Pucrs 2017) O
Parlamento Inglês, ao promulgar o chamado Ato de Supremacia (Act of
Supremacy), em 1534, subordinou as leis da Igreja à soberania jurídica das
leis civis, concedendo ao Rei Henrique VIII o poder de “único chefe supremo da
Igreja”. O resultado do Ato de Supremacia foi/foram:
a) a
difusão do protestantismo calvinista, principalmente pela Escócia.
b) o
início do expansionismo inglês, constituindo as bases do seu império colonial.
c) a
centralização de poder, que esteve na base da reforma anglicana.
d) a
implantação do catolicismo, que gerou repressão tanto dos reformistas quanto do
parlamento inglês.
e) os
conflitos entre o Rei e o Parlamento, pois o primeiro buscava restaurar antigos
direitos feudais retirados da Magna Carta de 1215.
2. (Uece 2017) Leia atentamente o trecho a
seguir:
“Antes de chegar à ilha, o
rei Utopos tinha conhecimento de que seus habitantes lutavam continuamente
entre si por questões religiosas. De fato, concluiu que seria fácil conquistar
a ilha porque as diferentes seitas estavam demasiadamente ocupadas, lutando
umas contra outras, para se oporem às suas forças. Portanto, tão logo
conquistou a vitória, decretou que cada um era livre para professar a religião
de sua própria escolha, podendo fazer proselitismo por sua fé, desde que fosse
de forma racional, discreta e moderada, sem agredir outras crenças”.
MORE, Thomas. Utopia. trad.
Anah de Melo Franco. Brasília: Editora da Universidade de Brasília: Instituto
de Pesquisa de Relações Internacionais, 2004, p. 115.
Publicado em 1516, o
clássico Utopia, do inglês Thomas More ou Thomas Morus, reflete a visão
do autor sobre várias questões de sua época. Quanto às questões religiosas,
tratadas no excerto acima, o livro é bastante significativo de sua época,
porque
a) na Europa, apenas uma
Igreja existiu no século XVI, a Igreja Católica Romana, portanto essa postura
hipotética seria ideal apenas para lugares com várias correntes religiosas.
b) na Inglaterra, a criação de
uma igreja nacional — o anglicanismo — provocou profundos choques e
perseguições aos cristãos católicos e calvinistas pela nova igreja fundada pelo
rei Henrique VIII.
c) estabeleceu um modelo de
comportamento que foi plenamente aceito na Europa quando surgiram as igrejas
protestantes, o que impediu, posteriormente, os conflitos entre as crenças
cristãs.
d) definiu uma forma de
interação entre diferentes religiões, apaziguando os conflitos entre cristãos,
judeus e muçulmanos no oriente médio até os dias atuais.
3. (Fgv 2017) Leia trechos do Manifesto
dos camponeses, documento de 1525.
(...) nos sejam dados poder
e autoridade, para que cada comunidade possa eleger o seu pastor e, da mesma
forma, possa demiti-lo, caso se porte indevidamente.
(...) somos prejudicados
ainda pelos nossos senhores, que se apoderaram de todas as florestas. Se o
pobre precisa de lenha ou madeira tem que pagar o dobro por ela.
(...) preocupam-nos os
serviços que somos obrigados a prestar e que aumentam dia a dia (...)
In Antologia humanística alemã, apud Marques e outros. História
moderna através de textos, 2010.
A partir do documento, é
correto afirmar que, no território da atual Alemanha,
a) os movimentos camponeses
foram liderados por Lutero contra a exploração feita pelos nobres que, de forma
ilegal, apropriavam-se das florestas e reprimiam violentamente os movimentos
trabalhistas.
b) os movimentos dos
trabalhadores em favor das mudanças propostas por Lutero baseavam-se na
solidariedade entre os homens e em contraposição ao individualismo tão
característico da Idade Média.
c) a liderança dos movimentos
camponeses defendeu a exploração dos trabalhadores, na Alemanha, apoiada por
Lutero, e, juntos, receberam proteção dos nobres locais contra a perseguição
feita pela Igreja Católica.
d) as revoltas camponesas
irromperam exigindo reformas sociais e religiosas que prejudicariam parte da
nobreza apoiada por Lutero, o qual se colocou abertamente contra os movimentos.
e) as experiências dos
camponeses contra os nobres, apoiados por Lutero, restringiram-se aos aspectos
religiosos, isto é, de domínio da Igreja Católica, pois a cooperação entre os
trabalhadores e os proprietários marcava a sociedade alemã.
4. (Uel) Analise a figura a seguir.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre a Modernidade, é correto afirmar que a pintura:
a) Representa, com ironia, as disputas religiosas entre católicos e protestantes, desencadeadas pela Reforma Luterana.
b) Registra o descontentamento e a revolta dos camponeses germânicos com a opressão servil imposta pela Igreja Católica.
c) Apresenta, com realismo, os movimentos heréticos que contestavam a Igreja e pregavam o desapego aos bens materiais.
d)
Representa a indignação dos intelectuais ligados à Igreja Católica, os
quais, sob a influência do Humanismo, acusavam o alto clero de práticas
imorais.
e) Registra uma cena cotidiana de atividades industriais realizadas no centro dos pequenos burgos europeus em crescimento.
a) a venda de indulgências e a
autoridade do Papa, líder supremo da Igreja Católica.
b) a valorização, pela Igreja
Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia.
c) o pensamento humanista e
permitiram uma ampla revisão administrativa e doutrinária da Igreja Católica.
d) as missões evangelizadoras,
desenvolvidas pela Igreja Católica na América e na Ásia.
e) o princípio do
livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofício, órgão diretor da Igreja Católica
6.
(Espcex (Aman) 2016) Com relação às Reformas
Religiosas ocorridas na Europa no século XVI, podemos afirmar que
a) foram reflexo de disputas
políticas entre os jesuítas e o papa.
b) tinham o objetivo de
estabelecer a venda de indulgências para os pecadores.
c) permitiram à Igreja
Católica uma total hegemonia religiosa na Alemanha.
d) só foram possíveis graças
às decisões adotadas no Concílio de Trento.
e) na Inglaterra foram
promovidas pelo rei Henrique VIII.
7. (Fgv 2016) Em um dos diálogos da peça
intitulada Henrique VIII, de William Shakespeare, encenada em 1613, a
rainha católica Catarina, primeira esposa do rei, desabafava:
Mesmo
aqui poderemos falar, pois, em consciência, até hoje nada fiz que não pudesse
revelar francamente em qualquer parte. Prouvera ao céu que todas as mulheres
pudessem declarar a mesma coisa com igual liberdade. Meus senhores, uma
felicidade sempre tive: isso de não ligar nunca importância ao fato de meus
gestos comentados serem por toda a gente, de ficarem sob a vista de todos, e como
alvo dos ataques da inveja e da calúnia, tão certa me acho de ter vida limpa.
Se vindes para examinar a minha conduta como esposa, sede francos. Sempre a
verdade ama linguagem rude.
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/oitavo.html
O monarca Henrique VIII
governou a Inglaterra entre 1509 e 1547. Durante esse turbulento período,
a) o catolicismo foi
consolidado na Inglaterra, por ação direta do rei, que se manteve aliado a Roma
contra os monarcas ibéricos.
b) a liberdade de culto foi
implementada, favorecendo a constituição de diversos grupos religiosos após a Reforma
Protestante.
c) o casamento civil,
desvinculado da cerimônia religiosa, foi estabelecido como alternativa para os diversos
matrimônios do rei.
d) uma nova religião se
formou, marcada por uma estrutura sacerdotal ligada diretamente ao Estado inglês
e aos interesses do rei.
e) medidas legais foram
criadas para impedir as mulheres de participarem da linha sucessória na monarquia
inglesa.
8. (Upe-ssa 1 2016)
Essa é a capa do livro Sobre
judeus e suas mentiras, escrito, em 1543, pelo líder da Reforma Protestante,
Martinho Lutero. Perto de completar 500 anos, essa reforma tem sido revista
pela historiografia contemporânea.
A relação de Lutero com os
judeus foi caracterizada pela
a) miscigenação com essa
comunidade.
b) tolerância, respeito mútuo
e boa convivência.
c) ampliação das relações
sociais e comerciais.
d) assimilação cultural de
toda essa comunidade.
e) intolerância e perseguição
com base num forte antijudaísmo.
9. (Unesp 2015)
A imagem reproduz um auto de fé. Essas
cerimônias
a) ocorreram em todos os
países da Europa e nas regiões colonizadas por portugueses e espanhóis.
b) permitiram a difusão do
catolicismo e tiveram papel determinante na erradicação do protestantismo na
Europa central.
c) eram conduzidas por
autoridades leigas, pois a Igreja Católica não tinha vínculo com a perseguição
e a punição dos hereges.
d) tinham caráter exemplar,
expondo publicamente os réus forçados a pedir perdão, antes de serem
encaminhados para a execução.
e) visavam a executar os judeus
e islâmicos, não atingindo protestantes nem católicos romanos ou ortodoxos.
10. (Imed 2015) A Reforma Protestante é
resultado de transformações socioeconômicas e políticas que vinham ocorrendo na
Europa Ocidental, dentre elas:
I. O desenvolvimento da
burguesia.
II. O crescimento das
relações de produção capitalistas.
III. O fortalecimento do
Estado Nacional absolutista.
Quais estão corretas?
a) Apenas II.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
a) a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia.
b) o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.
c) a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.
d) a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas obras na Europa.
e) a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.
12.(Puccamp)
No início da Época Moderna pode-se relacionar a Reforma Protestante,
nos campos político e cultural, respectivamente,
a) à fragmentação do poder temporal na Inglaterra e à disseminação do racionalismo.
b) ao enfraquecimento do poder central no Santo Império e à divulgação da língua alemã, a partir da tradução da Bíblia.
c) ao surgimento do poder de origem divina na França e ao progresso científico.
d) ao desaparecimento do poder absolutista e à valorização do individualismo, na Espanha.
e) à expansão do poder feudal e ao desenvolvimento da estética barroca na pintura e na escultura, na Itália.
13. (Mackenzie) O Rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por:
a) opor-se ao Ato de Supremacia que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do Papa.
b)
rever todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo a indissolubilidade
do sagrado matrimônio, através do Ato dos Seis Artigos.
c) aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica.
d) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.
e)
defender que o trabalho e a acumulação de capital são manifestações da
predestinação à salvação eterna como professava Santo Agostinho.
14.
(Uel) Dentre os fatores que contribuíram para a difusão do Movimento
Reformista Protestante, no início do século XVI, destaca-se
a) o cerceamento da liberdade de crítica provocado pelo Renascimento Cultural.
b) o declínio do particularismo urbano que veio a favorecer o aparecimento das Universidades.
c) o abuso político cometido pela Companhia de Jesus.
d) o conflito político observado tanto na Alemanha como na França.
e) a inadequação das teorias religiosas católicas para com o progresso do capitalismo comercial.
15.
(Unirio) No século XVI, diversos movimentos reformistas de caráter
religioso eclodiram na Europa. Sobre esses movimentos é correto afirmar
que o:
a)
Humanismo foi o primeiro movimento reformista que criticou os abusos
contidos nas práticas da Igreja Católica, propondo a submissão do Papa
ao poder secular dos imperadores e reis.
b)
Luteranismo difundiu-se rapidamente entre os segmentos servis da
Alemanha e das regiões nórdicas, pois pregava a insubordinação e a luta
armada dos camponeses contra a nobreza senhorial e o clero, aliados
políticos nessas regiões.
c)
Calvinismo significou um recrudescimento das concepções e práticas
reformistas, pois criticou os valores burgueses através da condenação do
empréstimo de dinheiro a juros e do trabalho manual.
d)
Anglicanismo reforçou a autoridade do Vaticano na Inglaterra com a
promulgação do Ato de Supremacia, por Henrique VIII, que devolveu os
bens e as propriedades do clero católico confiscados pela nobreza
inglesa.
e)
Concílio de Trento marcou a reação da Igreja à difusão do
Protestantismo, reafirmando os dogmas católicos e fortalecendo os
instrumentos de poder do papado, tais como o Tribunal do Santo Ofício e a
criação do índice de Livros Proibidos.
16.
(Unirio) "Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é
a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas
qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a
ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o
mundo pelo esforço, e sua ação é santa."
(João
Calvino. In: Mousnier, Roland. História Geral das Civilizações. Os
séculos XVI e XVII: os processos da civilização europeia. SP: Difel,
1973, p. 90, tomo IV, v. 1.)
A
opção que correlaciona a citação acima com o contexto da reforma
protestante, no século XVI, que pregava mudanças no cristianismo e na
ação da igreja católica é o
a) calvinismo, a condenação da doutrina da predestinação absoluta formulada pelo pensamento tomista medieval.
b) anglicanismo, a supressão do clero e dos sacramentos na vida religiosa como forma de enfraquecimento do papado.
c) luteranismo e no calvinismo, a pregação teológica de submissão do Estado à Igreja reformada.
d)
luteranismo, a defesa do princípio da salvação do homem pela fé sem a
necessidade de intermediação da Igreja e da realização de obras pias.
e) anglicanismo e no luteranismo, a substituição do latim pelo alemão nos cultos religiosos.
17. (Uerj) O texto a seguir se refere ao período do início da transição do feudalismo para o capitalismo.
A
expansão navegadora que decorreu do desenvolvimento mercantil ao fim do
medievalismo é contemporânea da cisão religiosa definida com a Reforma.
Como aquela expansão foi capitaneada pelas nações católicas,
"colonização" e catequese religiosa confundiram-se.
SODRÉ, N. W. "Síntese de História da Cultura Brasileira". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 19. ed., p.15.
A articulação entre catequese e colonização na América acima descrita pode ser entendida
a)
pelo interesse do colonizador europeu em conquistar a confiança do
ameríndio, conhecedor dos caminhos que levaram às minas de metais
preciosos existentes em toda a região continental americana.
b)
como uma preocupação quanto ao risco de influência das religiões dos
africanos, trazidos à América para o trabalho escravo, sobre os
ameríndios, afastando-os da "verdadeira" religião (cristã).
c)
pela busca da melhoria do trabalho do ameríndio através da influência
de uma cultura superior (a europeia), o que garantiria uma possibilidade
de ascensão social do indígena a médio ou longo prazo.
d)
como resultado de um conflito entre Igreja Católica e os governantes
dos Estados Modernos europeus, todos em busca de afirmação política e
econômica, apresentando assim antagonismos inconciliáveis.
e)
pela fusão de interesses nem sempre pacíficos dos Estados colonizadores
e da Igreja Católica visando, entre outros objetivos, à maior
exploração do "gentio" e seu afastamento da pregação reformista.
e) absolvições dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas aos fiéis.
18.
(Mackenzie) "É preciso ensinar aos cristãos que aquele que dá aos
pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se
comprasse indulgências".
(Martinho Lutero)
As Indulgências eram:
a) documentos de compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os desejasse.
b) cartas que permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou Santos.
c) dispensas, isenções de algumas regras da Igreja Católica ou de votos feitos anteriormente pelos fiéis.
d) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis e incentivo à prática da usura pelo alto clero.
e) absolvições dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas aos fiéis.
19.
(Pucsp) A doutrina calvinista estabelecia para seus adeptos uma vida
regrada, disciplinada, dedicada ao trabalho, afastada do ócio, dos
vícios e da ostentação. Esse código de conduta levou alguns autores a
considerar esses princípios do calvinismo como fatores que favoreceriam o
processo de acumulação capitalista. Dentro dessa doutrina, apoiada numa
interpretação particular da noção de onisciência divina, conformar-se a
esse ideal de conduta não seria o caminho para a salvação, mas seus
resultados visíveis - o sucesso material - dariam ao eleito a
confirmação do estado de graça.
Esse código de conduta fundamentava-se no princípio doutrinário que pregava
a) a justificação pela fé, ou seja, a fé como meio de obtenção da graça e da salvação.
b)
a predestinação à salvação, ou seja, a ideia de que alguns já nascem
escolhidos por Deus para serem salvos, estado impossível de ser
modificado, passível, apenas, de ser reconhecido pelos "sinais"
presentes na vida dos "eleitos".
c)
a salvação pelas obras, ou seja, a redenção por um ato voluntário do
indivíduo, que deveria cumprir os mandamentos divinos, praticar a
caridade, intensificar orações e peregrinações.
d)
a vocação missionária e a opção pelos pobres, ou seja, a missão de
pregar o evangelho e difundir a doutrina especialmente entre aqueles que
se achavam destituídos das riquezas terrenas.
e)
a valorização do ascetismo, a flagelação do corpo e a negação da posse
de riquezas materiais como meios de alcançar a graça divina, afastando
da mente e da alma aquilo que seria considerado "tentação da carne".
20.
(Pucpr) As Guerras Civis Religiosas do século XVI na França favoreceram
o fortalecimento do poder absoluto dos monarcas da dinastia Bourbon,
que reinaram do século XVI ao XVIII e parte do XIX. Assinale a única
alternativa errada no que se refere ao absolutismo real na França:
a)
Luís XIII, filho de Henrique IV e Maria de Médicis, teve longo reinado,
sendo muito ajudado pela hábil política do Cardeal Richelieu.
b)
Luís XIV marcou o auge do absolutismo real, mandou construir o suntuoso
Palácio de Versalhes e continuou, através de Colbert, a aplicar o
mercantilismo no plano econômico.
c)
Na Guerra dos Sete Anos (1756-1763), sob o rei Luís XV, a França
vitoriosa tomou aos ingleses partes da Índia e, na América, a enorme
região da Louisiana.
d)
Na Guerra de Sucessão da Espanha (1701-1713), França e Espanha lutaram
contra uma coligação europeia. Os tratados de Utrecht e Rastadt
definiram a paz. A França perdeu para a Inglaterra a Terra Nova e Acádia
e a Espanha perdeu Gibraltar, ainda em poder daquela potência insular.
e)
Henrique IV fundou a dinastia de Bourbon e pacificou a França, tendo os
protestantes (huguenotes) alcançado liberdade de culto e o domínio
sobre várias cidades fortificadas, nos termos do Edito de Nantes (1598).
24. (Cesgranrio) Os movimentos reformistas religiosos que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus fundamentos e prática frente aos dogmas religiosos instituídos pela Igreja Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu fundamento doutrinário.
21.
(Uece 2014) Era costume submeter o acusado de cometer um crime a um
perigo, para ver se era ou não culpado. Por exemplo, colocar sua mão em
água fervendo, ou fazê-lo segurar um ferro em brasa dentre outras
atrocidades. Acreditava-se que, se inocente, Deus produziria um milagre,
não deixando que algum mal acontecesse ao presumível culpado. A Igreja
Católica lutou contra e procurou extinguir esse costume que era
a) herança do Direito Romano, no qual os acusados não tinham direito a uma defesa baseada em fatos fundamentados.
b)
uma prática originária dos primeiros cristãos que, apoiados pela Igreja
Católica, acreditavam na intervenção divina como única forma de
justiça.
c)
proveniente da tradição bárbara dos povos germânicos, que tinham uma
cultura monoteísta desde antes da chegada do cristianismo na Europa.
d)
uma tradição que, mesmo rejeitada pela Igreja Católica, perdurou na
Europa e em outras regiões do mundo até mesmo depois da Idade Média.
22.
(UTFPR 2014) O processo de transformações econômicas, políticas e
sociais ocorridas na Europa no final da Idade Média culminou no século
XVI com a grande revolução espiritual da sociedade europeia,
caracterizada por um amplo movimento de contestação à autoridade do
clero e do poder material da Igreja de Roma. Esse movimento identificado
como Reforma Protestante criticava também a prática da simonia que
era:
a) a atitude mundana do alto clero que usava os recursos da Igreja em benefício próprio.
b)
a herança de uma prática medieval, por parte do clero, que valorizava a
administração das terras em prejuízo das questões espirituais.
c) o comércio dos bens sagrados, como cargos eclesiásticos e as indulgências (perdão dos pecados).
d) a prática do alto clero em acompanhar os reis nas batalhas em troca de bens, como terras e títulos.
e)
o costume de o baixo clero abandonar temporariamente suas funções
espirituais para se dedicar às guerras em troca de dinheiro.
23.
(Ufrgs 2014) Em 1648, foi celebrada a Paz de Vestfália, um conjunto de
tratados que encerrava a Guerra dos Trinta Anos e, como consequência, o
período de guerras religiosas europeias, causadas pela Reforma
Protestante.
Entre os principais efeitos da Paz, pode-se citar
a) a unificação política do Sacro Império Romano Germânico e o surgimento do Estado-nação alemão.
b)
o reconhecimento da soberania nacional como elemento lapidar das
relações internacionais entre os diferentes Estados europeus.
c)
a supressão do luteranismo do Sacro Império Romano Germânico e o
reconhecimento do catolicismo e do calvinismo como únicas religiões
permitidas nos Estados alemães.
d) a ascensão da Casa dos Habsburgo como a mais poderosa das dinastias reais europeias.
e) a subjugação completa da Revolta Holandesa contra a Espanha e a anexação dos Países Baixos ao Império Espanhol.
24. (Cesgranrio) Os movimentos reformistas religiosos que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus fundamentos e prática frente aos dogmas religiosos instituídos pela Igreja Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu fundamento doutrinário.
a)
O humanismo defendeu a extinção do Papado como necessária para o
desenvolvimento de uma nova religião baseada na tolerância e no respeito
às crenças religiosas individuais.
b) O luteranismo condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras sagradas.
c)
O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou
o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de
uma moral burguesa.
d)
O anglicanismo instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia
eclesiástica subordinava o poder temporal dos monarcas à autoridade
divina dos Papas.
e)
O Concílio de Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos
católicos, disciplinando o clero e restringindo sua autoridade aos
assuntos ligados à fé cristã.
25.
(Fuvest) "Depois que a Bíblia foi traduzida para o inglês, todo homem,
ou melhor, todo rapaz e toda rapariga, capaz de ler o inglês,
convenceram-se de que falavam com Deus onipotente e que entendiam o que
Ele dizia".
Esse comentário de Thomas Hobbes (1588-1679)
a) ironiza uma das consequências da Reforma, que levou ao livre exame da Bíblia e à alfabetização dos fiéis.
b) alude à atitude do papado, o qual, por causa da Reforma, instou os leigos a que não deixassem de ler a Bíblia.
c) elogia a decisão dos reis Carlos I e Jaime I, ao permitir que seus súditos escolhessem entre as várias igrejas.
d) ressalta o papel positivo da liberdade religiosa para o fortalecimento do absolutismo monárquico.
e) critica a diminuição da religiosidade, resultante do incentivo à leitura da Bíblia pelas igrejas protestantes.
mto bom
ResponderExcluirMeu Deus! Como existem pessoas desocupadas e com a mente imunda no mundo... ao invés de aproveitar o conteúdo e ler para entender alguma coisa, posta aquilo que tem na mente.
ResponderExcluirTipo você ?!!! e é "postam" e não "posta".
Excluirgostei me ajudou na prova que tinha sobre reforma protestante
ResponderExcluir