1. (Uemg
2016) "Há duzentos anos, em 9 de junho de 1815, encerrava-se o
Congresso de Viena, conferência de países europeus que, após nove meses de
deliberações, estabeleceu um plano de paz de longo prazo para o continente, que
vivia um contexto político conturbado(...). Para alcançar esse objetivo, os
diplomatas presentes ao Congresso de Viena criaram um mecanismo de pesos e
contrapesos conhecido como "Concerto Europeu"(...). O Concerto
Europeu procurou substituir um arranjo unipolar por um sistema inovador de
consultas plurilaterais. Esse esforço visava a garantir a estabilidade europeia
no pós-guerra".
http://blog.itamaraty.gov.br/63-historia/146-200-anos-do-congresso-de-viena.Acesso
em: 20/7/2015.
O contexto conturbado vivido pela Europa antes do
Congresso de Viena e os resultados deste foram, respectivamente:
a) A guerra dos sete anos que
colocaram em confronto Inglaterra e França em função de disputas territoriais
na América. – A expulsão da França da Liga das nações por ter desrespeitado
regras internacionais preestabelecidas.
b) A disputa imperialista
protagonizada pelas nações europeias em função da crise econômica vivida no
século XIX. – Evitou-se provisoriamente um conflito de proporções mundiais já
que, por meio de concessões, garantiu-se um equilíbrio político.
c) A expansão napoleônica que
destronou reis e promoveu a invasão e ocupação militar sobre diversas regiões.
– Restauração das monarquias depostas por Napoleão, legitimação das existentes
à época e a criação da Santa Aliança.
d) A primeira grande guerra, que
foi consequência de um momento marcado pelo nacionalismo exacerbado e por
rivalidades econômicas e territoriais. – A imposição de uma paz despreocupada
com o equilíbrio mundial pois humilhava os derrotados.
2. (IFSC 2015) Em 1806, o Imperador
francês Napoleão Bonaparte anunciou o Bloqueio Continental à Inglaterra,
estabelecendo que nenhum país europeu poderia comercializar com os ingleses. O
rei de Portugal, pressionado pela onda liberal da Revolução Francesa e apoiado
pela Inglaterra, fugiu para a colônia portuguesa, na América, para esperar a
situação se normalizar.
Com relação à presença da Família Real
portuguesa no Brasil é CORRETO afirmar que:
a) A Revolução Farroupilha, ocorrida no
sul do Brasil, tinha como principal objetivo expulsar a Corte portuguesa e
proclamar a independência da colônia americana.
b) Salvador foi elevada à condição de
capital do Reino Unido de Portugal e Algarves, tornando-se o maior centro
político, econômico e cultural da colônia.
c) A presença da Corte portuguesa no
Brasil, exercendo um governo absolutista e conservador, contribuiu para
retardar a Independência do Brasil, pois as melhorias administrativas e
econômicas deixaram a elite liberal brasileira satisfeita.
d) Chegando ao Brasil, D. João VI
tratou logo de cumprir o prometido aos ingleses e decretou a abertura dos
portos, em 1808, para as nações amigas comercializarem diretamente com a
colônia.
e) Em 1821, os franceses foram expulsos
de Portugal e D. João VI foi chamado para assumir o trono português, mas ele
preferiu ficar no Brasil. Esse fato ficou conhecido como “Dia do Fico”.
3. (Uema 2015) O mapa abaixo representa
a divisão geopolítica europeia no início do século XIX, destacando a estratégia
militar napoleônica conhecida como Bloqueio Continental.
A linha de Bloqueio Continental que se
estende de Portugal até a Noruega, representada no mapa, revela a intenção
francesa de
a) integrar a economia europeia, com a
isenção das tarifas alfandegárias.
b) fortalecer a França, garantindo-lhe
a livre circulação pelos portos britânicos.
c) desenvolver a economia espanhola,
consolidando seu monopólio comercial na Península Ibérica.
d) isolar a Grã-Bretanha, impedindo-lhe
o acesso a importantes mercados da Europa continental.
e) inibir o comércio de escravos oriundos
de portos africanos, situados ao norte da Linha do Equador.
4. (Espcex 2015) No início do século
XIX, Napoleão Bonaparte ordenou a ocupação de Portugal, motivando com isso a
fuga da família real portuguesa para o Brasil. Esse evento desencadeou
primeiramente a(o)
a) Conjuração Baiana.
b) abdicação de D. Pedro I.
c) elevação do Brasil à categoria de
Reino Unido a Portugal e Algarves.
d) introdução das ideias
revolucionárias francesas no Brasil.
e) estabelecimento do Pacto
Colonial.
5. (Fgvrj 2015) Napoleão Bonaparte
assumiu o poder na França, em 1799. A partir do chamado Golpe do 18 Brumário,
tornou-se primeiro cônsul, depois primeiro cônsul vitalício e, posteriormente,
imperador. Durante o seu governo,
a) retomou as relações com a Igreja
Católica e permitiu total autonomia dos seus sacerdotes.
b) estabeleceu uma monarquia
parlamentarista, nos moldes do sistema de governo vigente na Inglaterra.
c) estabeleceu um novo Código Civil que
manteve a igualdade jurídica para os cidadãos do sexo masculino e o direito à
propriedade privada.
d) procurou retomar antigas possessões
marítimas francesas, envolvendo-se em uma guerra desgastante no Haiti e no
sudeste asiático.
e) aliou-se aos “sans culottes”, grupos
mais radicais da Revolução Francesa, e, por isso, foi derrubado em 1814.
6. (CFTRJ 2014) As guerras napoleônicas
e a invasão francesa da Península Ibérica (1807-1808) resultaram na
transferência da Corte portuguesa e de setores dirigentes do Estado português
para o Brasil, criando uma situação inédita para a principal colônia
portuguesa. Entre as mudanças trazidas, assinale a opção que expressa a opção
verdadeira:
a) A transformação do Rio de Janeiro em
sede da monarquia portuguesa trouxe uma série de benefícios para esta cidade,
como a criação de indústrias, centros culturais e universidades.
b) A transferência da sede do Império
português para o Brasil era um projeto existente desde o século XVII, prevendo
a modernização econômica da colônia e a gradativa abolição da escravidão.
c) A vinda da família real democratizou
de certa forma as relações políticas existentes no Brasil, abrindo caminho para
uma maior participação de camadas populares livres na vida política.
d) A abertura dos portos, em 1808, e os
tratados comerciais assinados em 1810 resultaram, na prática, no fim do
exclusivo colonial português, em benefício dos interesses econômicos
ingleses.
7. (Cesgranrio 2000) A criança
deve ser protegida contra as práticas que possam levar à discriminação racial,
à discriminação religiosa ou a qualquer outra forma de discriminação.
Fonte: Quino, TODA A MAFALDA,
1989, Lisboa, Publicações Don Quixote, p.420
Sabemos que, assim como na charge da
Mafalda, também durante as diversas fases da Revolução Francesa discutiu-se a
questão dos direitos humanos. Foi na Era Napoleônica (1799-1815) que alguns
desses direitos foram assegurados e vêm até os dias de hoje, como, por exemplo,
a(o):
a) propriedade privada.
b) organização sindical em todos os
trabalhos urbanos.
c) jornada de trabalho de 8 horas
diárias.
d) greve por parte de todos
trabalhadores.
e) voto universal, incluindo o direito
de voto das mulheres.
8. (Unesp 2011)
Artigo 5.º — O
comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente
à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada
boa presa. (...)Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra
ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente
decreto, será recebida em porto algum. Artigo 8.º — Qualquer embarcação que,
por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o
navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
(Excerto do Bloqueio
Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos
e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.)
Esses artigos do Bloqueio Continental,
decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição
francesa de
a) estimular a autonomia das colônias
inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio
interno.
b) impedir a Inglaterra de negociar com
a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas
coloniais.
c) provocar a transferência da Corte
portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península
Ibérica.
d) ampliar a ação de corsários ingleses
no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares
europeus.
e) debilitar economicamente a
Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o
restante da Europa.
9. (Mackenzie 2010)
“O inimigo é cruel e
implacável. Pretende tomar nossas terras regadas com o suor de nossos rostos,
tomar nosso cereal, nosso petróleo, obtidos com o trabalho de nossas mãos.
Pretende restaurar o domínio dos latifundiários, restaurar o czarismo...
germanizar os povos da União Soviética e torná-los escravos de príncipes e
barões alemães...
(...) em caso de
retirada forçada... todo o material rodante tem que ser evacuado. Ao inimigo
não se deve deixar um único motor, um único vagão de trem, um único quilo de
cereal ou galão de combustível. Todos os artigos de valor (...) que não puderem
ser retirados, devem ser destruídos sem falta.”
Após 70 anos da 2ª Guerra Mundial, o
discurso acima, de Joseph Stálin, nos remete
a) à invasão soviética ao território
alemão, marco na derrocada nazista frente à ofensiva Aliada nos fronts
Ocidental e Oriental.
b) à Operação Barbarosa, decorrente da
assinatura do Pacto Ribbentrop- Molotov, estopim para a 2ª Guerra
Mundial.
c) ao Anschluss, quando a anexação da
Áustria pelo Terceiro Reich provocou a reação soviética contra os
alemães.
d) à estratégia soviética frente à
invasão alemã, conhecida como tática da ‘terra arrasada’, a mesma utilizada
pelos russos contra Napoleão, no início do século XIX.
e) à Batalha de Stalingrado, uma das
mais sangrentas e memoráveis de todo o conflito, decisiva para a vitória
Nazista.
10. (Ibmecsp 2009) A expansão
napoleônica no século XIX influenciou decisivamente vários acontecimentos
históricos no período. Dentre esses acontecimentos podemos destacar:
a) A Independência dos Estados Unidos.
Com a atenção da Inglaterra voltada para as batalhas com a marinha napoleônica,
os colonos americanos declararam sua independência, vencendo rapidamente os
ingleses.
b) A formação da Santa Aliança, um
pacto militar entre Áustria, Prússia, Inglaterra e Rússia que evitou a eclosão
de movimentos revolucionários na Europa e impediu a independência das colônias
espanholas e inglesas na América.
c) A Independência do Brasil. Com a
ocupação de Portugal pelas tropas napoleônicas, houve um enfraquecimento da
monarquia portuguesa que culminou com as lutas pela independência e o
rompimento de D. Pedro I com Portugal.
d) A Independência das colônias
espanholas. Em 1808 a Espanha foi ocupada pelas tropas napoleônicas ao mesmo
tempo em que se difundiam os ideais liberais da Revolução Francesa que inspirou
as lutas pela independência.
e) O Congresso de Viena. A França de
Napoleão assinou um pacto com a Áustria, Inglaterra e Rússia cujo objetivo
maior era estabelecer uma trégua e reorganizar todo o mapa europeu.
11. (Ufc 2008) Entre 1792 e 1815, a
Europa esteve em guerra quase permanente. No final, os exércitos napoleônicos
foram derrotados. Em seguida, as potências vencedoras, Rússia, Prússia,
Grã-Bretanha e Áustria, conjuntamente com a França, reuniram-se no Congresso de
Viena, que teve como consequência política a formação da Santa Aliança. A
partir do comentário acima, marque a alternativa que contenha duas decisões
geopolíticas aprovadas pelo citado Congresso:
a) defesa do liberalismo e auxílio aos
movimentos socialistas na Europa.
b) restabelecimento das fronteiras
anteriores a 1789 e isolamento da França do cenário político europeu.
c) valorização das aristocracias em
toda a Europa continental e ascensão dos girondinos no governo da França a
partir de 1815.
d) reentronização das casas reais
destituídas pelos exércitos napoleônicos e criação de um pacto político de
equilíbrio entre as potências europeias.
e) apoio aos movimentos republicanos e
concentração de poderes na coroa britânica, permitindo a esta a utilização da
sua marinha de guerra como instrumento contrarrevolucionário.
12. (Puc-rio 2008) Como general, cônsul
e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país
sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente
europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses encontrou
muitas resistências principalmente entre as nações dominadas por setores
aristocráticos.
Assinale a opção que identifica corretamente
uma ação implementada pelo governo napoleônico.
a) O estabelecimento do catolicismo
cristão e romano como religião de estado.
b) A descentralização das atividades
econômicas, o que permitia que as economias locais prosperassem sem o pagamento
de impostos.
c) A adoção do Código Civil que
garantia a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito à
propriedade privada.
d) O estímulo, por parte das leis
francesas, à criação de sindicatos de trabalhadores, livres da influência do
Estado.
e) A estatização de toda a propriedade
agrícola, comercial e industrial nas regiões dominadas pelo exército
napoleônico.
13. (Fgv 2008) Os soberanos do Antigo
Regime venceram Napoleão, em que eles viam o herdeiro da Revolução, e a escolha
de Viena para a realização do Congresso, para a sede dos representantes de
todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades
que não haviam sido sacudidas pela Revolução e a dinastia dos Habsburgos era o
símbolo da ordem tradicional, da Contrarreforma, do Antigo Regime.
(René Remond, "O século XIX:
introdução à história do nosso tempo")
Acerca do Congresso de Viena (1815), é
correto afirmar que
a) tornou-se a mais importante
referência da vitória do liberalismo na Europa, na medida em que defendia a
legitimidade de todas as dinastias que aceitavam a limitação dos seus poderes
por meio de cartas constitucionais.
b) países como a Inglaterra, Portugal e
a Espanha, os mais prejudicados com o expansionismo napoleônico, defendiam que
a França deveria tornar-se republicana, com o intuito de evitar novos surtos
revolucionários.
c) foi orientado, entre outros, pelo
princípio da legitimidade - que determinava a volta ao poder das antigas
dinastias reinantes no período pré-revolucionário, além do recebimento de volta
dos territórios que possuíam em 1789.
d) presidido pelo chanceler austríaco
Metternich, mas controlado pelo chanceler francês Talleyrand, decidiu-se por
uma solução conciliatória após o caos napoleônico: haveria a restauração das
dinastias, mas não a volta das antigas fronteiras.
e) criou, a partir da sugestão do
representante da Prússia, um organismo multinacional, a Santa Aliança, que
detinha a tarefa de incentivar regimes absolutistas a se modernizarem com o
objetivo de sufocar as lutas populares.
14. (Ufrgs 2007) Após a Revolução de
1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo
radicalismo e pela constante ameaça externa.
Assinale a alternativa correta em
relação a esse período.
a) Com a queda da Bastilha, símbolo do
autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o
momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
b) Em meio ao caos provocado pela fuga
do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma
sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.
c) O período conhecido como o Grande
Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi
derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória
vitoriosa.
d) O golpe de 18 Brumário representou a
queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses
burgueses, mas que era inepto a governar.
e) Durante um curto período de tempo,
após a queda de Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas,
na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.
15. (Ufc 2006) Assinale a alternativa
que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que
representou uma consolidação das ideias da Revolução Francesa.
a) O impedimento do retorno do uso de
títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa
que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado
no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência,
vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas
colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária,
prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de
Napoleão entre os camponeses.
e) A criação da Constituição Civil do
Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.
16. (Unesp 2005) Durante o império de
Napoleão Bonaparte (1804-1814), foi instituído um Catecismo, que orientava a
relação dos indivíduos com o Estado.
O cristão deve aos
príncipes que o governam, e nós devemos particularmente a Napoleão I, nosso
imperador, amor, respeito, obediência, fidelidade, serviço militar, os impostos
exigidos para a conservação e defesa do império e de seu trono; nós lhe devemos
ainda orações fervorosas pela sua salvação, e pela prosperidade espiritual e
material do Estado.
(Catecismo Imperial
de 1806.)
O conteúdo do Catecismo contradiz o
princípio político da cidadania estabelecido pela Revolução de 1789, porque
a) o cidadão participa diretamente das
decisões, sem representantes políticos e comandantes militares.
b) a cobrança de impostos pelo Estado
impede que o cidadão tenha consciência de seus direitos.
c) a cidadania e a democracia são
incompatíveis com as formas políticas da monarquia e do império.
d) o cidadão foi forçado, sob o
bonapartismo, a romper com o cristianismo e o papado.
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