Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Oriente Médio e a Questão Palestina - Gabarito


1. a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 

2. b) criação do Estado de Israel pela ONU em 1948. 

3. d) A recusa árabe à partilha da Palestina, imposta pela ONU, que submeteu a maior parte do território ao controle do recém-criado Estado de Israel, sem que se respeitasse a soberania dos povos dessa região. 

4. e) implementação de reformas agrícolas, sistema centralizado de impostos e maior representação à elite local. 

5. c) Apenas I e III. 

6. b) a partilha da Palestina em dois Estados, um árabe e um judeu. 

7. b) II, III e IV.

8. c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes. 

9. c) A primeira foi em 1973, devido ao conflito árabe-israelense; a segunda em 1979, quando os árabes diminuíram a produção de barris; a terceira em 1991, que acabou gerando a Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait. 

10. c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas. 

11. d) O Governo de Israel promoveu, em 2005, a retirada de colonos judeus da faixa de Gaza, no entanto, apesar de pressões de organismos internacionais, manteve assentamentos judaicos no território da Cisjordânia. 

12. a) A nacionalização dos recursos naturais impedia o processo de exploração do petróleo pelas grandes empresas multinacionais que, até então, tinham sede no país.

13. c) na possibilidade da existência de uma maioria judaica num território. 

14. b) Guerra dos Seis Dias (1967), quando, com o apoio dos Estados Unidos, Israel expandiu seu território, promovendo um continuado conflito. 

15. b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas