1. (Espm 2017) Leia o texto abaixo, sobre os Estados Unidos, e responda à questão.
Há
cem anos, um grande americano sob cuja simbólica sombra nos encontramos, assinou
a Proclamação da Emancipação. Esse decreto fundamental foi como um grande raio
de luz de esperança para milhões de escravos negros que tinham sido marcados a
ferro nas chamas de uma vergonhosa injustiça. Veio como uma aurora feliz para
pôr fim à longa noite de cativeiro. Mas cem anos mais tarde, devemos encarar a
trágica realidade de que o negro ainda não é livre. Cem anos mais tarde, a
vida do negro está ainda infelizmente dilacerada pelas algemas da segregação e
pelas correntes da discriminação. (...) Eu tenho um sonho que um dia nas
montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos
de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Assinale a alternativa que
apresente o grande americano, citado no texto, responsável pela Proclamação da
Emancipação, bem como o contexto em que tal lei foi aprovada:
a) George Washington –
Independência dos EUA;
b) Thomas Jefferson –
Promulgação da Constituição;
c) James Monroe – Lançamento
da Doutrina Monroe;
d) James Polk – Expansão
Territorial e Doutrina do Destino Manifesto;
e) Abraham Lincoln – Guerra de
Secessão.
2. (Ufrgs 2016) Guerra Civil
entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos, ocorrida entre 1861-1865, teve por consequência
profundas mudanças na economia e na sociedade do país.
Assinale a alternativa que
apresenta essas mudanças.
a)
A abolição da
escravidão e a afirmação do modelo capitalista de inspiração nortista em todo o
país.
b)
A manutenção
da escravidão e a disseminação do modelo de agricultura monocultora sulista
para toda a nação.
c)
A conquista do
México e a ampliação da escravidão em direção aos territórios recém-conquistados.
d)
A vitória do Sul
industrial diante do Norte rural e sua separação permanente da União.
e)
A conciliação
entre Norte e Sul e a manutenção da escravidão em ambas as regiões.
3. (Fgv 2013) Entre 1861 e 1865, os
Estados Unidos foram palco da chamada Guerra de Secessão.
A esse respeito é correto afirmar:
a) O conflito teve início com a reação dos
fazendeiros sulistas provocada pela abolição da escravidão, implementada pelo
presidente republicano Abraham Lincoln.
b) As diferentes estruturas
socioeconômicas do Norte e do Sul e sua divergência com relação às tarifas de
produtos importados estiveram entre as causas do conflito.
c) A economia sulista estava baseada na
produção familiar e voltada para o mercado interno, enquanto no Norte
produziam-se artigos destinados ao mercado externo.
d) A disputa entre o Norte e o Sul colocou
frente a frente dois projetos políticos antagônicos, no que se refere à questão
dos direitos trabalhistas e da livre organização sindical.
e) O conflito serviu para encerrar a
política de segregação racial vigente em diversos estados norte-americanos e
para consolidar a inclusão social dos povos indígenas no país.
4. (Uerj 2011)
"O Progresso Americano"
A tela de John Gast simboliza a difusão de
progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no decorrer do
século XIX.
Essas mudanças contribuíram para a
conquista de novos territórios e foram justificadas pelo seguinte conjunto de
ideias:
a) Doutrina Monroe
b) Política do Big Stick
c) Política da Boa Vizinhança
d) Doutrina do Destino Manifesto
5. (Ufrgs 2013) Observe o mapa abaixo.
As afirmações abaixo estão relacionadas à
Guerra da Secessão (1861-1865) e à situação político-eleitoral atual dos EUA.
I. O sistema eleitoral norte-americano
desde o final da Guerra da Secessão, passou a utilizar o voto direto nas
eleições presidenciais.
II. Alguns dos estados que votaram no candidato
republicano fizeram parte dos Estados Confederados.
III. Os estados que votaram no candidato
democrata fizeram parte, na sua maioria, dos Estados da União.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas l e ll.
e) Apenas II e III.
6. (Udesc 2013) O filme E o vento levou,
de 1939, com direção de Victor Fleming, retrata um período da História dos
Estados Unidos conhecido como a Guerra de Secessão (ou Guerra Civil Americana),
ocorrida entre os anos de 1861 a 1865.
Analise as proposições sobre este período,
e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os estados que formavam os EUA
estiveram envolvidos em uma sangrenta guerra (norte X sul) na qual estava em
jogo, entre outros motivos, a oposição entre a utilização do trabalho livre e o
trabalho escravo.
( ) Os sulistas defendiam o fim do
trabalho escravo em todo o território dos EUA, e o movimento pela abolição dos
escravos tornou-se maior durante a primeira metade do século XIX.
( ) O fim da escravidão nos EUA não
significou igualdade de condições para as populações de ex-escravos e seus
descendentes, uma vez que em muitos estados dos EUA foram criadas leis
segregacionistas, como, por exemplo, a que separava negros de brancos em
espaços públicos como ônibus, banheiros, bares e restaurantes.
( ) Além da divergência sobre a
escravidão, outros temas que opunham os estados do Norte aos do Sul referiam-se
às tarifas sobre importação, ao acesso a novas terras localizadas a oeste, à
atuação do governo federal em relação ao sistema bancário e ao sistema de
transportes.
Assinale a alternativa que contém a
sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – F
b) F – F – F – V
c) F – F – V – V
d) V – F – F – V
e) V – F – V – V
7. (Uerj)
A vitória de Barack Obama nas eleições
presidenciais de 2008 foi revestida de grande significado. O mapa dos
resultados finais do último pleito nacional norte-americano revela que a
história do país continua afetando a sua geografia eleitoral.
É possível associar cerca de metade dos
estados onde Barack Obama foi derrotado em 2008 ao seguinte aspecto da história
dos Estados Unidos:
a) utilização da mão de obra escrava
b) proibição da entrada de
imigrantes
c) implantação das primeiras unidades
industriais
d) consolidação das principais
organizações sindicais
8. (Uerj 2004)
(KOSHIBA, L. & PEREIRA, D. M. F.
Américas: uma introdução histórica. São Paulo: Atual, 1992.)
O motivo que levou à assinatura do
compromisso de Missouri, apresentado graficamente acima, está expresso
em:
a) controle do apoio do norte capitalista
à luta abolicionista no sul
b) defesa dos territórios escravocratas
diante do expansionismo capitalista do norte
c) ampliação do comércio entre o norte
manufatureiro e o sul produtor de matérias-primas
d) manutenção do equilíbrio de poder entre
representantes congressistas escravistas e não-escravistas
9. (Fgv 2005) As eleições presidenciais de
1860 nos Estados Unidos foram vencidas por Abraham Lincoln, nortista e líder do
Partido Republicano. Nem todas as unidades da federação aceitaram o resultado
eleitoral, e alguns estados sulistas criaram os Estados Confederados da
América. Era o início da Guerra de Secessão, resultado das inúmeras
divergências entre os estados do Norte e do Sul. Entre essas divergências,
pode-se apontar
a) a questão fundiária, na qual o Sul
defendia o acesso à terra para negros libertos, e o Norte defendia o acesso
apenas por meio da compra.
b) a questão bancária, em que o Sul
defendia a criação de um banco emissor nacional, e o Norte, a formação de
bancos regionais e particulares.
c) a proposta antagônica para a política
alfandegária, em que o Norte defendia o protecionismo, enquanto o Sul apoiava o
livre-cambismo.
d) a questão da escravidão, na qual o Sul
defendia a imediata abolição dessa instituição, e o Norte queria o fim gradual
do escravismo.
e) a defesa do Homestead Act pelo Norte e
pelo Sul, apesar de que, na visão do Norte, essa lei só deveria atender aos
homens recém-libertos da escravidão.
10. (Ufmg 2005) Leia este trecho de
documento:
Odeio-a porque impede a nossa República de influenciar o mundo
pelo exemplo da liberdade; oferece possibilidade aos inimigos das instituições
livres de taxar-nos, com razão, de hipocrisia e faz com que os verdadeiros
amigos da liberdade nos olhem com desconfiança. Mas, sobretudo, porque obriga
tantos entre nós, realmente bons, a uma guerra aberta contra os princípios da
liberdade civil.
Discurso de Abraham Lincoln, em 1859.
Nesse trecho de discurso, Abraham Lincoln,
que seria eleito Presidente dos Estados Unidos no ano seguinte, faz
referência
a) à política de segregação racial
existente nos estados do sul dos Estados Unidos, que gerou a formação de
organismos voltados ao extermínio dos negros, à destruição de suas propriedades
e a atentados constantes contra suas comunidades.
b) à posição dos estados do sul de defesa
intransigente de tarifas protecionistas, o que levava os Estados Unidos a
comprometer a crença na liberdade de mercado, numa conjuntura de predomínio do
capitalismo liberal.
c) à questão da escravidão, que levou a
uma guerra civil, nos Estados Unidos, entre o Norte, industrializado, e o Sul,
que lutava para preservar a mão de obra escrava nas suas plantações de produtos
para a exportação.
d) à defesa, pelos imigrantes, do
extermínio dos índios nas terras conquistadas a oeste, especialmente após a
edição do "Homestead Act", visando ao desenvolvimento da agricultura
e da pecuária naquelas áreas.
11. (Espm 2005)
Um ex-líder do grupo Ku-Klux-Klan foi preso anteontem acusado de
ter matado, há quarenta anos, três jovens no estado americano do Mississipi. O
crime ficou famoso graças ao filme "Mississipi em Chamas", do diretor
Alan Parker. Edgar Rey Killen, setenta e nove anos, foi apresentado ontem à
Justiça e se declarou inocente. O caso foi reaberto em 1999.
"Folha de São Paulo", 08/01/2005
.
A Ku-Klux-Klan surgiu ao final da Guerra
de Secessão, como uma sociedade secreta. Aponte a alternativa que apresenta o
tipo de atuação desenvolvida por essa sociedade secreta:
a) Promoviam a intolerância contra os
negros e contra os brancos que com eles simpatizavam.
b) Lutavam para garantir a integração dos
negros como homens livres, com direitos defendidos por lei.
c) Nascida na cidade de Nashville, no sul
dos Estados Unidos, foi extinta em 1915 tendo desaparecido
definitivamente.
d) A atuação dessa sociedade demonstra que
a Guerra de Secessão sepultou qualquer tipo de intolerância nos Estados
Unidos.
e) A atuação dessa sociedade ficou sempre
restrita ao sul dos Estados Unidos e limitada a ação contra os negros.
12. (Ufv) "Os Estados Confederados podem
adquirir novo território. [...] Em todos esses territórios, a instituição da
escravidão negra, tal como ora existe nos Estados Confederados, será
reconhecida e protegida pelo Congresso e pelo governo territorial; e os habitantes
dos vários Estados Confederados e Territórios terão o direito de levar para
esse território quaisquer escravos legalmente possuídos por eles em quaisquer
Estados ou Territórios dos Estados Confederados [...]."
("Constituição dos Estados
Confederados da América", Art. IV, seção 3, 1861.)
O texto acima reflete um dos pontos
centrais de discórdia que geraram a Guerra Civil Americana. Esta guerra civil
foi o resultado:
a) da ação imperialista americana que, a
partir da Doutrina Monroe, passou a intervir na América Latina.
b) da luta entre os colonos e a Metrópole
Inglesa, o que redundaria na independência dos Estados Unidos.
c) da Grande Depressão, intensificando a
pobreza e o desemprego nas grandes cidades americanas.
d) da luta pelos direitos civis,
particularmente dos negros, forçando uma reinterpretação da Constituição
Americana.
e) da oposição dos interesses dos Estados
do Sul e do Norte em torno da questão da escravidão e da expansão para o
Oeste.
13. (Ufc) Podemos definir o
crescimento industrial inglês, como um processo longo e complexo, que se inicia
com produção doméstica, com instrumentos simples e sem que a energia do vapor
tenha contribuído muito. Mais tarde a situação se modifica com o surgimento de
novas tecnologias. É característica desta segunda fase:
a) o surgimento da fábrica, com meios de
produção pertencentes a um empresário que utiliza trabalho assalariado.
b) o trabalho em oficinas, com controle
corporativo da produção manual e com meios de produção pertencentes a um capitalista.
c) a utilização do trabalho assalariado de
artesãos que dominam o processo produtivo.
d) a propriedade coletiva dos meios de
produção e estatização do comércio.
e) o surgimento de cooperativas para a
compra de matérias-primas e sua manufatura, utilizando trabalho
assalariado.
14. (Unesp)
"A Ku-Klux-Klan foi organizada para segurança
própria... o povo do Sul se sentia muito inseguro. Havia muitos nortistas
vindos para cá (Sul), formando ligas por todo o país. Os negros estavam se
tornando muito insolentes e o povo branco sulista de todo o estado de Tennessee
estava bastante alarmado."
(ENTREVISTA DE NATHAN BEDFORD FORREST ao JORNAL DE
CINCINNATI, Ohio, 1868.)
A leitura deste depoimento, feito por um membro da Ku-Klux-Klan,
permite entender que esta organização tinha por objetivo
a) assegurar os direitos políticos da
população branca, pelo voto censitário, eliminando as possibilidades de
participação dos negros nas eleições.
b) impedir a formação de ligas entre
nortistas e negros, que propunham a reforma agrária nas terras do sul dos
Estados Unidos.
c) unir os brancos para manter seus
privilégios e evitar que os negros, com apoio dos nortistas, tivessem direitos
garantidos pelo governo.
d) proteger os brancos das ameaças e
massacres dos negros, que criavam empecilhos para o desenvolvimento econômico
dos estados sulistas.
e) evitar confrontos com os nortistas, que
protegiam os negros quando estes atacavam propriedades rurais dos sulistas
brancos.
15. (Pucsp)
"A Guerra Civil Norte-americana (1861-65) representou
uma confissão de que o sistema político falhou, esgotou os seus recursos sem
encontrar uma solução (para os conflitos políticos mais importantes entre as
grandes regiões norte-americanas, a Norte e a Sul). Foi uma prova de que mesmo
numa das democracias mais antigas, houve uma época em que somente a guerra
podia superar os antagonismos políticos."
(Eisenberg, Peter Louis. GUERRA CIVIL AMERICANA. S. Paulo,
Brasiliense, 1982.)
Dentre os conflitos geradores dos antagonismos políticos referidos
no texto está a
a) manutenção, pela sociedade sulista, do
regime de escravidão, o que impediria a ampliação do mercado interno para o
escoamento da produção industrial nortista.
b) opção do Norte pela produção agrícola
em larga escala voltada para o mercado externo, o que chocava com a
concorrência dos sulistas que tentavam a mesma estratégia.
c) necessidade do Sul de conter a onda de
imigração da população nortista para seus territórios, o que ocorria em função
da maior oferta de trabalho e da possibilidade do exercício da
livre-iniciativa.
d) ameaça exercida pelos sulistas aos
grandes latifundiários nortistas, o que se devia aos constantes movimentos em
defesa da reforma agrária naquela região em que havia concentração da
propriedade da terra.
e) adesão dos trabalhadores sulistas ao
movimento trabalhista internacional, o que ameaçava a estabilidade das relações
trabalhistas praticadas na região norte.
16. (Cesgranrio) A expansão
territorial dos Estados Unidos, ao longo do século XIX, caracterizou-se por um
forte sentimento nacionalista. Sobre essa expansão podemos afirmar que:
a) encerrou as divergências entre o Norte
e o Sul, quanto à utilização da mão de obra escrava.
b) retardou o crescimento demográfico da
população norte-americana.
c) priorizou a mineração em detrimento das
atividades industriais e agrícolas.
d) acarretou o fortalecimento político da
representação nortista no Congresso Norte-Americano.
1 E
ResponderExcluir2 D
3 B
4 B
5 A
7 C
8 C
9 E
10 C
6 A
Excluirgabarito incorreto em algumas questões
ExcluirSão poucas perguntas porque não cai muita coisa sobre a guerra de secessão?
ResponderExcluir"1. (Cesgranrio) No início do governo Abraão Lincoln"
ResponderExcluirEntenda-se Abraham Lincoln, Abraão é um personagem bíblico citado no Gênesis a partir do qual teriam se desenvolvido três grandes vertentes religiosas da humanidade: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.