1. (Ufpr
2016) Segundo a historiadora Miri Rubin, “longe de serem estéreis e
previsíveis, as universidades medievais produziram não apenas servidores civis
e burocratas eclesiásticos como também pensadores radicais, cuja obra teve
impacto real e que, apesar de suas críticas desafiadoras, morreram em suas
próprias camas, e não na cela de uma prisão”.
(Revista Ensino
Superior, Unicamp, 25/04/2012)
A partir desse excerto e dos conhecimentos sobre o
período medieval europeu, assinale a alternativa que relaciona as universidades
com seu contexto de surgimento e expansão.
a) As universidades foram
patrocinadas pelo papado, para fornecerem profissionais preparados para atuar
num contexto de expansão marítima e comercial e de declínio da Igreja Católica
perante a formação dos Estados Nacionais, ao mesmo tempo em que estimulariam a
autonomia do conhecimento escolástico.
b) As universidades foram
patrocinadas pelos comerciantes burgueses, a fim de fornecerem profissionais
para atuar num contexto de iluminismo científico e de feudalização da
sociedade, com o propósito de substituir os mosteiros como fonte produtora de
conhecimento científico e tecnológico.
c) As universidades foram
patrocinadas pelo papado ou por reis e príncipes, a fim de fornecerem
profissionais para atuar num contexto de renascimento urbano e comercial e de
formação dos primeiros Estados Nacionais, tornando-se espaços autônomos de
valorização do conhecimento científico.
d) As universidades surgiram
patrocinadas pelo papado, a fim de fornecerem profissionais para atuar num
contexto de declínio do poder da nobreza, com o intuito de criar espaços
autônomos para estudo do direito e da matemática, de modo a servir à nascente
administração eclesiástica.
e) As universidades surgiram
patrocinadas por reis, príncipes ou pelo papado, a fim de fornecerem
profissionais tanto para o gerenciamento eclesiástico das cidades pertencentes
à Igreja Católica quanto para as cortes das nascentes monarquias nacionais, em
um contexto de revolução científica.
2. (Fgv
2016) Leia o documento a seguir.
“Não estabeleceremos no nosso reino nenhum subsídio
ou escudagem (imposto) sem o consentimento comum do nosso reino (...).
Nenhum homem livre será detido, preso ou privado de
seus bens (...) ou levado de qualquer maneira (...) salvo em virtude de um
julgamento legal por seus pares (...). A ninguém venderemos, recusaremos (...)
o direito ou a justiça. Todos os mercadores poderão livre e seguramente sair da
Inglaterra, aí vir e morar e aí passar, por terra ou por mar, para comprar e
vender (...)
Instituímos e concedemos aos nossos barões a
garantia seguinte: eles elegerão 25 barões de reino, que lhes aprouverem, os
quais deverão com todo o seu poder, observar, manter e fazer observar a paz e
as liberdades que nós concedemos e confirmamos pela presente carta. (...)”
(apud Gustavo de Freitas, 900
textos e documentos de História, volume II. 1976)
O trecho refere-se
a) à Declaração de Direitos, de
1689, na qual o rei Stuart Jaime II perde todo o seu poder para o Conselho
Comum dos 25 Barões, e que impõe a liberdade econômica e política no reino da
Inglaterra.
b) ao Conselho Comum dos 25
Barões, órgão do qual nascerá a Câmara dos Lordes, isto é, o parlamento inglês,
em 1215, para limitar os abusos do rei João Sem Terra, garantindo a justiça e a
liberdade econômica.
c) à Declaração dos Direitos do
Homem e do Cidadão, de 1689, limitadora dos poderes do rei Tudor Henrique VIII
que, de forma violenta e arbitrária, aumentava os impostos, prejudicando o
comércio da Inglaterra.
d) ao acordo da Guerra das Duas
Rosas, que estabeleceu o fim dos conflitos internos, em 1485, possibilitando ao
rei Tudor Henrique VII a concentração do poder em suas mãos, com o apoio do
Conselho Comum dos 25 Barões.
e) às cláusulas da paz,
estabelecidas após a Revolução Puritana, em 1649, com a morte do rei Stuart
Carlos I, que favorecem os ricos comerciantes ingleses, representados no
Conselho Comum dos 25 Barões.
3. (Unesp
2015)
A imagem reproduz um auto de fé. Essas cerimônias
a) ocorreram em todos os países da
Europa e nas regiões colonizadas por portugueses e espanhóis.
b) permitiram a difusão do
catolicismo e tiveram papel determinante na erradicação do protestantismo na
Europa central.
c) eram conduzidas por autoridades
leigas, pois a Igreja Católica não tinha vínculo com a perseguição e a punição
dos hereges.
d) tinham caráter exemplar,
expondo publicamente os réus forçados a pedir perdão, antes de serem
encaminhados para a execução.
e) visavam a executar os judeus e
islâmicos, não atingindo protestantes nem católicos romanos ou ortodoxos.
4. (Ifsc 2014)
A queda de Roma e as invasões bárbaras
provocaram na Europa profundas mudanças nas relações políticas, sociais e
econômicas entre o Estado e os cidadãos, estabelecendo, como base, a vinculação
pessoal entre senhores, vassalos e servos.
Fonte:
http://historiapensante.blogspot.com.br/2010/05/termos-historicos-feudalismo.html.
Acesso: 1 jun. 2014.
Sobre o período do século X ao século
XV na Europa, assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01) A Idade Média, na Europa, foi
caracterizada pelo aparecimento, apogeu e decadência de um sistema econômico,
político e social denominado feudalismo.
02) Durante o predomínio do feudalismo
os reinos europeus contavam com um forte governo centralizado no qual o rei era
autoridade absoluta.
04) A sociedade do período era composta
por três grupos principais: o clero, a nobreza e os camponeses, cada um desempenhando
uma função necessária para o bom funcionamento do sistema.
08) O clero possuía grande importância
no mundo feudal, cumprindo um papel específico em termos de religião, formação
moral e ideológica.
16) A economia era baseada no comércio
intercontinental devido à alta produção de excedentes agrícolas.
32) O principal regime de trabalho que
marcou o feudalismo foi a servidão, a qual impunha uma série de obrigações e
taxas do servo para com o senhor feudal.
5. (Ufsm 2013) Analise o mapa e o texto
a seguir.
Todos os testemunhos concordam em
situar a origem da peste na Ásia Central, onde ela existia em estado endêmico.
O grande viajante Ibn Batouta, que visitou a Índia Meridional pouco depois de
1342, assinalou-a ali. Em 1347, os próprios mongóis, que sitiavam o
estabelecimento mercantil genovês em Caffa, no mar Negro, foram atingidos e,
por um requinte de crueldade, enviaram vários cadáveres para a cidade através
de suas máquinas de guerra. Um navio que partiu de Caffa para a Itália semeou,
na passagem, a peste em Constantinopla [...] depois chegou a Gênova: quando se
deram conta do mal que transportavam e ordenaram que partisse, era tarde
demais. A peste atacava a Itália pelos portos. As cidades do interior não
souberam organizar nenhuma defesa.
Fonte: WOLFF,
Philippe. Outono da Idade Média ou Primavera dos Tempos Modernos? São Paulo:
Martins Fontes, 1988. p. 15. (adaptado)
A análise permite associar a rápida
propagação da Peste Negra, na Baixa Idade Média europeia, a fatores, como
a) o êxito das navegações ibéricas na
abertura do caminho marítimo para as Índias orientais.
b) a retomada das peregrinações a
Jerusalém após a vitória dos cristãos europeus nas guerras das Cruzadas.
c) o aumento do intercâmbio comercial
entre a China e os países europeus, intercâmbio esse estimulado e protegido nos
domínios do Império Mongol.
d) a intensificação das transações
econômicas entre o Ocidente europeu, em pleno renascimento comercial urbano, e
o Oriente, através das cidades italianas e de Constantinopla.
e) o dinamismo comercial dos Turcos
Otomanos, ao transformarem a Constantinopla bizantina na Istambul
moderna.
6. (Espm 2013)
As imagens em questão são exemplares da
influência deixada na Europa Medieval pela:
a) civilização bizantina;
b) civilização persa;
c) civilização romana;
d) civilização grega;
e) civilização muçulmana.
7. (Ufg 2012) Analise a imagem a
seguir.
Desde a Idade Média, São Tiago Maior
foi retratado de várias formas. Nessa imagem do século XVII, que recorre à
Reconquista na Península Ibérica, sua figura é representada como Matamouros.
Com base na imagem, conclui-se que essa recorrência alude à
a) valorização da cultura islâmica,
derivada do contato com os muçulmanos.
b) apropriação de personagens bíblicos,
utilizados para legitimar a disputa territorial e religiosa.
c) formação de uma matriz cultural
ibérica, renovada pela fusão entre belicismo islâmico e apostolicismo
cristão.
d) incorporação do princípio muçulmano
da Guerra Santa, favorecida pela expansão árabe.
e) adoção do ideal muçulmano de
martírio, advindo da experiência adquirida nas Cruzadas.
8. (Ufsm 2012) Observe o mapa:
Nos começos da Baixa Idade Média europeia, a construção das catedrais góticas tornou-se possível graças ao(à)
Nos começos da Baixa Idade Média europeia, a construção das catedrais góticas tornou-se possível graças ao(à)
I.
aumento da importância das cidades, transformadas em novos centros dinâmicos da
vida econômica, social, cultural e religiosa das populações.
II.
articulação de várias forças políticas, religiosas e econômicas urbanas, sobretudo
as ligadas ao comércio em expansão e às atividades produtivas nas corporações
de ofício.
III.
busca de novas expressões artísticas para expressar o revigoramento do fervor
religioso, devido à euforia dos cristãos pelas vitórias das Cruzadas e pela
derrota das forças demoníacas causadoras dos flagelos da Peste Negra.
IV.
desenvolvimento da engenharia e da arquitetura a partir de inovações técnicas
que permitiram construções mais elevadas, paredes menos espessas dotadas de
grandes janelas com vitrais multicoloridos, através dos quais a luz do dia
penetrava no interior das igrejas.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III e IV.
d) apenas I, II e IV.
e) I, II, III e IV.
9. (Fatec 2009) Considere a ilustração
a seguir.
A partir dos conhecimentos da história
do feudalismo europeu, pode-se inferir que, na ilustração,
a) as classes sociais relacionavam-se
de forma harmoniosa por incorporarem em suas mentes os princípios elementares
do cristianismo.
b) as castas sociais poderiam
modificar-se ao longo do tempo, pois isso dependia fundamentalmente da vontade
do poder divino do papa.
c) as terras dos feudos eram divididas
igualmente entre os vários segmentos sociais, priorizando-se os que dependiam
dela para sobrevivência.
d) a organização social possibilitava a
mobilidade, permitindo a ascensão dos indivíduos que trabalhassem e acumulassem
riqueza material.
e) a estrutura da sociedade era marcada
pela ausência de mobilidade, sendo caracterizada por uma hierarquia social dominada
por uma instituição cristã.
10. (Uemg 2014)
Os poemas apresentados, de autores
desconhecidos, foram escritos no início do século XIV. Nesses poemas, encontramos
uma temática comum, que era uma das características marcantes da Idade
Média.
Com base nessas informações, a temática
comum é
a) a presença da concepção de honra e
coragem que estava ligada à figura dos cavaleiros, personagens importantes
nesse contexto histórico, os quais se tornaram referência moral para todas as
sociedades, até a atualidade.
b) a presença do amor livre, marcado
pela libertinagem e pelas orgias, de uma sociedade com regras muito mais
flexíveis que as da atualidade, o que se observava no comportamento do clero,
sob forma de lassidão moral.
c) a apresentação do estilo de vida do
campo, já que essa sociedade tinha como base as grandes propriedades rurais,
das quais a população quase não saía, por causa do medo de ataques
inimigos.
d) a presença da forte religiosidade
que marcou o período, em razão da grande influência cultural que a Igreja
Católica exercia sobre uma sociedade que se sentia constantemente vigiada por
Deus.
11. (Ufrgs 2011) A Idade Média também
foi denominada o "tempo das catedrais". Data deste período da
História a construção da catedral de Burgos, na Espanha, reproduzida na figura
abaixo
O estilo arquitetônico da catedral de
Burgos é o
a) renascentista.
b) românico.
c) gótico.
d) barroco.
e) moderno.
12. (Uel 2008) Observe a figura e leia
o texto a seguir:
"Tem-se como
absolutamente certo que, a partir do fim do século VIII, a Europa Ocidental
regrediu ao estado de região exclusivamente agrícola. É a terra a única fonte
de subsistência e a única condição de riqueza. Todas as classes da população,
desde o imperador, que não possuía outras rendas além das de suas terras, até o
mais humilde dos servos, todos viviam direta ou indiretamente, dos produtos do
solo, fossem eles fruto de seu trabalho, ou consistissem, apenas, no ato de
colhê-los e consumi-los. [...] Toda a existência social funda-se na propriedade
ou na posse da terra."
(PIRENNE, H.
"História econômica e social da Idade Média". São Paulo: Mestre Jou,
1968. p.13.)
De acordo com os conhecimentos sobre o
tema e a sociedade feudal europeia, é correto afirmar:
I.
As terras comunais, pastagens naturais, pântanos e florestas eram consideradas
propriedade legítima dos camponeses.
II.
O rei, considerado soberano absoluto, tinha o poder de administrar os feudos de
seus súditos.
III.
Os laços de vassalagem também se realizavam entre os senhores feudais.
IV.
Os servos eram obrigados a prestar serviços nas terras do manso senhorial para
o sustento do senhor feudal.
Assinale a alternativa que contém todas
as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
13. (Ufpel 2008) Ilustração do século
XV que representa os servos prestando serviços sob a fiscalização de um agente
do senhor.
Durante o feudalismo europeu, este tipo
de obrigação, que era cumprida através de trabalho gratuito nas terras
senhoriais, era denominada de
a) talha.
b) banalidades.
c) mão-morta.
d) comitatus.
EU QUERIA SABER O QUE FOI O RENASCIMENTO URBANO E COMERCIAL E A PESTE NEGRA?
ResponderExcluirRenascimento urbano foi o período de reurbanização da Europa ocidental, que durante a Idade Média viveu imersa no feudalismo, um sistema onde as relações sociais, políticas e econômicas tinham como campo de atuação o meio rural. Essa reurbanização foi resultado do renascimento urbano, ocorrido a partir das Cruzadas, quando o Mediterrâneo foi reaberto ao comércio de especiarias. E a peste negra ocorreu na Europa no século XIV. Uma doença transmitida pela pulga do rato, que dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas, contribuindo para a crise do sistema feudal.
ResponderExcluiré
ResponderExcluironde eu confiro as respostas?
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