Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 7 de janeiro de 2012

Amazônia na Segunda Metade do Século XIX - Gabarito

1) a) cadeia de dependências, envolvendo o seringueiro, o seringalista e a casa aviadora que, em última instância, se subordinava ao capital estrangeiro.

2) a) o da Belle Époque paraense em que o discurso de modernidade, higienização e embelezamento fazem parte do projeto político de Antônio Lemos.

3) b) Uma larga oferta de capitais; a incorporação de novas áreas produtoras às já existentes; e um acréscimo de mão-de-obra ao processo produtivo.

4) d) consistia no fornecimento de mercadorias das casas aviadoras para os seringalistas e destes para as colocações dos seringueiros, sendo o pagamento feito com borracha.

5) d) Somente as afirmativas I e III estão corretas

6) a) Há apresentação do seringueiro e de seu modo de vida nos seringais acreanos, inseridos no sistema de aviamento.

7) b) a concorrência com a borracha produzida nas colônias britânicas do Sudeste asiático, cujo preço no mercado internacional era inferior. 

8) a) interesses ligados à exploração do látex, que provocaram, na segunda metade do século XIX, grande migração de brasileiros para a região; 

9) b) era uma província boliviana habitada por nordestinos que para lá migraram devido à seca, à modernização da lavoura no Nordeste e ao surto da produção da borracha. 

10) e) A introdução da navegação a vapor e o investimento na compra destas embarcações pelo capital nacional. 

11) b) Ao peso da tradição secular do escambo. 

12) e) Consolidou o sistema de aviamento. 

13) c) A principal reivindicação dos grevistas era o reajuste do pagamento de suas diárias, depreciadas pelo aumento da jornada de trabalho, não sendo portanto suficientes para acompanhar a alta do custo de vida. 

14) a) A importante modernização da cidade iniciada em fins do século XIX gerou também diversos conflitos e problemas sociais em decorrência de medidas segregadoras subjacentes aos projetos urbanísticos e de saneamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas