A proximidade das provas do ENEM está deixando na ansiedade os candidatos ao exame. Além de todos os conteúdos, o tema da prova de redação é a grande incógnita. E o que mais causa apreensão é não conseguir ter uma ideia para começar a escrever. E agora, o que se deve fazer quando a inspiração não vem? O importante é ter uma visão crítica sobre a realidade e deixar os "achismos"de lado.
Para aliviar a ansiedade, é bom ficar ligado aos acontecimentos diários e fazer uma análise crítica, enumerando as mais diversas possibilidades, ou seja, é importante dissecar o tema.
Assim, para que você saia do rascunho e ganhe agilidade na hora de oferecer soluções cidadãs para os problemas propostos, vamos a alguns possíveis temas para a redação do ENEM 2012:
1) Violência contra o professor: A compreensão da violência no contexto e no cotidiano escolar.
1) Violência contra o professor: A compreensão da violência no contexto e no cotidiano escolar.
2) O não funcionamento do Projeto Ficha Limpa: o Projeto de Lei Complementar 14/11 revoga artigo da Lei da Ficha Limpa e torna inelegível apenas aquele gestor que tiver as contas reprovadas em sentença definitiva da Justiça
3) Conferência do Rio+20: A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro. Tal conferência teve como principal objetivo discutir a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável mundial. Esse assunto certamente é uma das maiores apostas de diversos professores para o tema central do Enem 2012.
4) Novo Código Florestal: Proposta para reformular o Código florestal Brasileiro de 1965. Tal lei define a Amazônia Legal, os direitos de propriedade e restrições de uso para algumas regiões que compreendem estas formações vegetais e os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa. Que tal procurar saber o que são as APPs, certamente o principal ponto de discórdia entre os ruralistas e ambientalistas?
5) Construção da Usina de Belo Monte: A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Vale a pena pesquisar o por quê de tanta discórdia.
6) Bullying e cyberbullying: Agressões físicas, verbais e via internet entre jovens é um assunto que envolveria tecnologia e problema social. Tema que está em alta e que é um prato cheio para qualquer examinador.
7) Economia verde: O desenvolvimento sustentável, embora não tão atual, ainda não pode ser desprezado.
8) Comissão da verdade: Comissão aprovada pela presidenta Dilma que visa investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 no Brasil, por agentes do estado. Uma ótima “brecha” para questões de história, principalmente referente ao período militar.
9) Julgamento do mensalão: Assunto muito quente. Entretanto, achamos difícil o Inep levantar tal assunto, por motivos políticos. Mas lembre-se que temos USP, Unicamp, Unesp etc…
10) Grandes eventos esportivos no Brasil: Será que vale a pena o Brasil investir na copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 ao invés de aplicar todo o montante em educação e saúde?
11) Crise financeira europeia: A zona do Euro vive sua pior crise. A Espanha, por exemplo, atingiu níveis altíssimos de desemprego. É bom entender o que está acontecendo por lá e os possíveis reflexos para o nosso país.
12) Primavera Árabe: Série de manifestações e conflitos nos países muçulmanos que vem ocorrendo desde 2011. Assunto perfeito para questões de geografia.
13) Descriminalização das drogas: Assunto polêmico e que voltou a ser amplamente discutido.
14) Cotas nas universidades: Assim como o item anterior, polêmico e muito badalado. Além disso, de enorme interesse para aqueles que estão realizando o exame. Afinal, você é contra ou a favor das cotas nas universidades?
15) Centenário de Jorge Amado: Um dos autores mais lidos do Brasil, Jorge Amado completaria 100 anos no dia 10 de agosto de 2012. Você conhece suas principais obras?
16) Guerra das Malvinas: Após 30 anos da guerra entre Argentina e Reino Unido pela soberania das ilhas Malvinas, a presidenta Cristina Kirchner decidiu questionar novamente tal soberania, reacendendo a tensão internacional.
17) Homossexualidade e homofobia: Você se lembra do Kit anti-homofobia distribuído no ano passado pelo MEC? O Ministério da Educação já deixou bem claro que não tem medo de mexer nesse assunto…
18) Os 80 anos Revolução Constitucionalista de 1932: era uma revolta legítima pela convocação de uma constituição para o Brasil ou era a tentativa dos paulistas retornarem ao poder do qual haviam sido tirados pelo próprio Getúlio Vargas com a Revolução de 1930
19) Brasil: vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU: especialistas afirmam que, primeiro, o país precisa estabelecer uma liderança estratégica na América Latina e na África, a fim de criar parceiros, não inimigos.
20) Geopolítica: papel do Brasil no cenário internacional: A importância do Brasil enquanto ator global tem crescido nos últimos anos e os desafios que o país enfrenta enquanto potência emergente podem motivar questões nas provas.
Fonte: www.infoenem.com.br
Fonte: www.infoenem.com.br
demais o tema do artigo, vou recomendar para os alunos na escola zona norte sp, parabéns pelo empenho no artigo, ficou ótimo
ResponderExcluir