Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 13 de outubro de 2012

ENEM: 20 possíveis temas para a Redação


A proximidade das provas do ENEM está deixando na ansiedade os candidatos ao exame. Além de todos os conteúdos, o tema da prova de redação é a grande incógnita. E o que mais causa apreensão é não conseguir ter uma ideia para começar a escrever. E agora, o que se deve fazer quando a inspiração não vem? O importante é ter uma visão crítica sobre a realidade e deixar os "achismos"de lado. 
Para aliviar a ansiedade, é bom ficar ligado aos acontecimentos diários e fazer uma análise crítica, enumerando as mais diversas possibilidades, ou seja, é importante dissecar o tema.
Assim, para que você saia do rascunho e ganhe agilidade na hora de oferecer soluções cidadãs para os problemas propostos, vamos a alguns possíveis temas para a redação do ENEM 2012:

1) Violência contra o professor: A compreensão da violência no contexto e no cotidiano escolar.

2) O não funcionamento do Projeto Ficha Limpa: o Projeto de Lei Complementar 14/11 revoga artigo da Lei da Ficha Limpa e torna inelegível apenas aquele gestor que tiver as contas reprovadas em sentença definitiva da Justiça

3) Conferência do Rio+20: A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro. Tal conferência teve como principal objetivo discutir a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável mundial. Esse assunto certamente é uma das maiores apostas de diversos professores para o tema central do Enem 2012.

4) Novo Código Florestal: Proposta para reformular o Código florestal Brasileiro de 1965. Tal lei define a Amazônia Legal, os direitos de propriedade e restrições de uso para algumas regiões que compreendem estas formações vegetais e os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa. Que tal procurar saber o que são as APPs, certamente o principal ponto de discórdia entre os ruralistas e ambientalistas?

5) Construção da Usina de Belo Monte: A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Vale a pena pesquisar o por quê de tanta discórdia.

6) Bullying e cyberbullying: Agressões físicas, verbais e via internet entre jovens é um assunto que envolveria tecnologia e problema social. Tema que está em alta e que é um prato cheio para qualquer examinador.

7) Economia verde: O desenvolvimento sustentável, embora não tão atual, ainda não pode ser desprezado.

8) Comissão da verdade: Comissão aprovada pela presidenta Dilma que visa investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 no Brasil, por agentes do estado. Uma ótima “brecha” para questões de história, principalmente referente ao período militar.

9) Julgamento do mensalão: Assunto muito quente. Entretanto, achamos difícil o Inep levantar tal assunto, por motivos políticos. Mas lembre-se que temos USP, Unicamp, Unesp etc…

10) Grandes eventos esportivos no Brasil: Será que vale a pena o Brasil investir na copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 ao invés de aplicar todo o montante em educação e saúde?

11) Crise financeira europeia: A zona do Euro vive sua pior crise. A Espanha, por exemplo, atingiu níveis altíssimos de desemprego. É bom entender o que está acontecendo por lá e os possíveis reflexos para o nosso país.

12) Primavera Árabe: Série de manifestações e conflitos nos países muçulmanos que vem ocorrendo desde 2011. Assunto perfeito para questões de geografia.

13) Descriminalização das drogas: Assunto polêmico e que voltou a ser amplamente discutido.

14) Cotas nas universidades: Assim como o item anterior, polêmico e muito badalado. Além disso, de enorme interesse para aqueles que estão realizando o exame. Afinal, você é contra ou a favor das cotas nas universidades?

15) Centenário de Jorge Amado: Um dos autores mais lidos do Brasil, Jorge Amado completaria 100 anos no dia 10 de agosto de 2012. Você conhece suas principais obras?

16) Guerra das Malvinas: Após 30 anos da guerra entre Argentina e Reino Unido pela soberania das ilhas Malvinas, a presidenta Cristina Kirchner decidiu questionar novamente tal soberania, reacendendo a tensão internacional.

17) Homossexualidade e homofobia: Você se lembra do Kit anti-homofobia distribuído no ano passado pelo MEC? O Ministério da Educação já deixou bem claro que não tem medo de mexer nesse assunto…

18) Os 80 anos Revolução Constitucionalista de 1932: era uma revolta legítima pela convocação de uma constituição para o Brasil ou era a tentativa dos paulistas retornarem ao poder do qual haviam sido tirados pelo próprio Getúlio Vargas com a Revolução de 1930

19) Brasil: vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU: especialistas afirmam que, primeiro, o país precisa estabelecer uma liderança estratégica na América Latina e na África, a fim de criar parceiros, não inimigos.

20) Geopolítica: papel do Brasil no cenário internacional: A importância do Brasil enquanto ator global tem crescido nos últimos anos e os desafios que o país enfrenta enquanto potência emergente podem motivar questões nas provas.

Fonte: www.infoenem.com.br

Um comentário:

  1. demais o tema do artigo, vou recomendar para os alunos na escola zona norte sp, parabéns pelo empenho no artigo, ficou ótimo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas