Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 1 de janeiro de 2012

Segundo Reinado - Gabarito


1. a) a ambiguidade no reconhecimento, pela sociedade colonial e imperial brasileira, da condição dos africanos escravizados, que se manifestava sobretudo diante de algumas formas de resistência à exploração. 

2. a) defesa do federalismo, buscando maior autonomia para as províncias. 

3. a) a separação de famílias, ou o perigo dela, gerava revoltas, fugas, formação de quilombos e atentados individuais contra senhores e feitores, sem contar os suicídios. 

4. d) Na segunda metade do século XIX o café já era o principal produto de exportação com largo crescimento em São Paulo. 

5. d) natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos 

6. a) a Lei do Ventre Livre, de 1871, que libertava os filhos de escravos nascidos no Brasil a partir daquela data, e pela qual se obrigava também o proprietário a sustentá-los até os oitos anos de idade. 

7. c) ao enfraquecimento da monarquia frente às crises políticas e ao crescimento do abolicionismo. 

8. d) invadiu e conquistou áreas territoriais brasileiras na região do Mato Grosso, para garantir a construção do Grande Paraguai. 

9. c) a progressiva substituição do trabalho escravo, culminando com a Abolição em 1888.

10. d) a utilização de ferramentas e máquinas foi muito restrita na sociedade escravista; com isso, o escravo negro foi o elemento principal de toda a atividade produtiva colonial. 

11. d) A Lei de Terras visava a aumentar o valor das terras e obrigar os imigrantes a vender sua força de trabalho para os cafeicultores. 

12. a) a substituição do livre-cambismo por medidas protecionistas, através da Tarifa Alves Branco. 

13. e) à predominância do poder civil que não prestigiava os militares e lhes proibia o debate político pela imprensa. 

14. c) da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo. 

15. b) os lucros auferidos com a produção e a comercialização do café, que deram origem ao capital para a instalação de indústrias e importação de mão-de-obra estrangeira.

16. d) a extinção do tráfico de escravos, tendo seus objetivos sido alcançados em 1850.

17. d) Liberal e Conservador, sem diferenças ideológicas significativas, alternavam-se no poder, sustentando o parlamentarismo de fachada, manipulado pelo imperador. 

18. d) a aliança entre exército e burguesia cafeeira que, além da derrubada da monarquia, constituíram uma base social estável para o novo regime. 

19. e) pagavam um determinado valor equivalente a sua liberdade ou "manumissão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas