1. (Ufrgs 2016) Considere as seguintes
afirmações sobre a construção histórica da identidade nacional brasileira.
I. A nacionalização da
língua falada no Brasil e a busca por uma literatura brasileira autônoma foram
tarefas assumidas pelos escritores ligados ao Romantismo, entre os quais se
destacam Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e José de Alencar.
II. A expressão “Brasil,
ame-o ou deixe-o” foi difundida durante o governo de D. Pedro I como propaganda
contra os ideais restauradores do Partido Português, que defendia o retorno do
Brasil à condição de Vice-Reino de Portugal.
III. Um dos traços
marcantes do modernismo dos anos 1920 foi propor um nacionalismo crítico em que
se conjugava a tradição cultural do Brasil com as vanguardas artísticas
europeias, enfatizando a mestiçagem e o caráter híbrido da formação nacional
brasileira.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
2. (Upe-ssa 3 2016)
É sangue mesmo, não é
mertiolate.
E todos querem ver
E comentar a novidade.
É tão emocionante um
acidente de verdade. Estão todos satisfeitos
Com o sucesso do desastre:
Vai passar na televisão.
Por gentileza, aguarde um
momento.
Sem carteirinha, não tem
atendimento –
Carteira de trabalho
assinada, sim, senhor.
Olha o tumulto: façam fila
por favor.
Todos com a documentação.
Quem não tem senha, não tem
lugar marcado.
Eu sinto muito, mas já
passa do horário.
Entendo seu problema, mas
não posso resolver:
É contra o regulamento,
está bem aqui, pode ver. Ordens são ordens.
Em todo o caso, já temos a
sua ficha.
Só falta o recibo
comprovando residência.
P’rá limpar todo esse
sangue, chamei a faxineira – E agora eu já vou indo senão eu perco a novela
E eu não quero ficar na
mão.
RUSSO, Renato. Metrópole. 1986.
As composições da banda
Legião Urbana fazem parte do cenário do Rock brasileiro dos anos 1980, que
tinham como principal objetivo
a) criticar as mazelas sociais
e políticas do país.
b) incentivar a transformação
pela revolução armada.
c) contextualizar a Guerra
Fria e o debate do capitalismo.
d) revalorizar o papel do
Estado como promotor do bem-estar social.
e) reconhecer a mídia como
protagonista das transformações sociais.
3. (Fmp 2016) Lei
de Anistia (1979)
“Art.
1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de
setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexos com
estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e
aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao
poder público, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, aos Militares
e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos
Institucionais e Complementares.
(...)
§
2º- Excetuam-se dos benefícios da anistia os que foram condenados pela prática
de crimes de terrorismo, assalto, sequestro e atentado pessoal.”
BRASIL. Lei nº 6.683, de 28 de agosto de 1979. Concede anistia e dá outras
providências. Brasília, DF, 1979.
Disponível em:
. Acesso em: 14 abr.
2015.
A Lei de Anistia foi
promulgada pelo governo federal, em 1979, após uma campanha nacional que aglutinou
diversos grupos sociais e instituições da sociedade civil organizada em torno
da bandeira da Anistia “Ampla, Geral e Irrestrita”.
No entanto, a interpretação
dos trechos da lei reproduzidos acima, em consonância com o entendimento do
Judiciário, evidencia que a anistia foi restrita, entre outros motivos, porque
a) relevou os crimes de
membros da linha dura, mas manteve a possibilidade de suspender direitos
políticos de opositores do regime entre 1979 e 1985.
b) acobertou os grupos de
extermínio formados durante a ditadura, mas privou de indulto os trabalhadores
que participaram de greves antes de 1979.
c) perdoou aos torturadores,
mas excluiu alguns guerrilheiros torturados e condenados por assaltar bancos.
d) absolveu os agentes da
repressão condenados por “terrorismo de Estado”, mas descartou a concessão de
anistia a terroristas de esquerda.
e) beneficiou os comunistas,
mas ignorou a situação dos presos políticos condenados durante os turbulentos
anos do governo Goulart.
4. (Ufrgs 2016) Considere as afirmações
abaixo, sobre a Operação Condor, estabelecida clandestinamente e em conjunto
pelas ditaduras do Cone Sul, a partir de 1975.
I. Os Estados Unidos
assumiram apoio e suporte à operação, ainda na década de 1970.
II. A meta da operação era
a eliminação dos principais opositores das ditaduras do Cone Sul.
III. O sequestro de
militantes de esquerda uruguaios, em 1978, na cidade de Porto Alegre, foi uma
de suas ações mais famosas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
5.
(CFTMG 2016)
A charge representa um contexto marcado
pelo(a)
a) intensificação da repressão
após a criação do Ato Institucional nº 5.
b) avanço das lutas pela
redemocratização do Brasil no final do regime militar.
c) crescimento do apoio ao
regime presidencialista durante o governo João Goulart.
d) ampliação da oposição ao
presidente Collor ao longo do seu processo de impeachment.
6. (Uerj
2014) Em junho de 2013, várias manifestações mobilizaram a população das
capitais brasileiras. A fotografia mostra a ocupação da área externa do
Congresso Nacional por manifestantes:
É
inevitável a comparação com as grandes manifestações ocorridas anteriormente,
como a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro, em 1968. Se, nesta, a extensão
e o tipo de repressão policial aumentaram o custo da participação e
restringiram o escopo da manifestação a um grupo mais restrito e específico de
manifestantes, na de agora, 45 anos depois, o uso de meios não letais de
repressão baixou o risco de danos e aumentou, por consequência, a presença de
uma gama mais ampla de setores da sociedade. Uma coisa é bala de chumbo e o
grito de “abaixo a ditadura”; outra é bala de borracha e o aviso de que o “pote
de mágoa vazou”.
Marly Motta. Adaptado de noticias.uol.com.br.
Uma
diferença entre as manifestações populares na sociedade brasileira datadas do
ano de 1968 e as ocorridas em junho de 2013 está associada hoje à vigência de:
a)
restrição ao voto
b) estado
de direito
c)
soberania do legislativo
d) supremacia do executivo
7. (Ifba 2012)
A imagem é representativa da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) e
permite caracterizá-la como um período marcado pela
a) perseguição aos
opositores do regime, que sofreram todo tipo de repressão, legitimados pela
Doutrina de Segurança Nacional.
b) estabilidade
política marcada pela ausência de oposição e pela adesão imediata e apoio da
maior parte dos brasileiros ao regime militar.
c) ação de diferentes
grupos de resistência ao regime militar, que conseguiram impor alguns limites à
repressão no país, através da guerrilha.
d) liberdade de
expressão garantida pelo próprio regime, embora a constituição estabelecesse
limites à imprensa através da censura prévia.
e) manutenção dos
principais direitos do cidadão, como o voto direto para os cargos do executivo,
embora houvesse forte perseguição à oposição.
8. (Upe 2012) A novela Amor e Revolução exibida pelo canal de televisão
brasileiro SBT resgata os acontecimentos políticos ocorridos no Brasil, a
partir de 1964, culminando com um golpe, o qual iniciou o longo período da
Ditadura Militar. Sobre esse período histórico, podemos concluir que
a) apesar da
repressão, a arte foi utilizada como instrumento de protesto e de denúncias
políticas, alertando para a situação do país. Foi marcado pelos festivais com
as canções de protesto de Geraldo Vandré e Chico Buarque, com o cinema de Cacá
Diegues e Glauber Rocha.
b) o Golpe de 1964
não conseguiu sufocar completamente as manifestações culturais no país, como
demonstra a emergência, no plano musical, dos "movimentos conhecidos como
Tropicália, Reggae e Bossa Nova”.
c) o Pacote de Abril
do presidente Ernesto Geisel instituiu eleições indiretas para os governos
estaduais e para um terço do senado, criando, pela primeira vez, no Brasil, o
sistema parlamentarista.
d) o Ato
Institucional nº 5, editado no governo de Castelo Branco, restringiu a
liberdade individual do cidadão, mas assegurou os mandatos políticos e o
direito ao habeas corpus.
e) o slogan “Brasil,
ame-o ou deixe-o”, divulgava a imagem do “Brasil Grande” por meio da política
econômica denominada “milagre econômico”, não permitindo a entrada de capital
estrangeiro no país.
9. (Upf 2012) Em 1970 o Brasil tornou-se tricampeão mundial de futebol
na Copa do Mundo, realizada no México. Sobre esta conquista, pode-se afirmar:
a) Propiciou uma
operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao
regime autoritário.
b) Não teve qualquer
repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente
esportivo.
c) Alentou o trabalho
das oposições, que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar
grandes proezas.
d) Favoreceu o
projeto de abertura do general Geisel ao criar um clima de otimismo pelas
realizações do governo.
e) Alcançou
repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a
eficiência que têm hoje.
10. (Uftm 2012) O refrão Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos
eleger o presidente do Brasil! foi entoado nos vários comícios do movimento
Diretas Já, iniciado em fins de 1983 e que tomou conta das ruas do país em
1984. Sobre esse movimento, é correto afirmar que
a) resultou na
eleição do Presidente Fernando Collor de Mello, que não chegou a terminar o seu
mandato.
b) preocupou os
militares, que tentaram acalmar os ânimos por meio da lei que anistiou os
presos políticos.
c) renovou o cenário
político nacional, pois foi a causa do surgimento de novos partidos e lideranças
políticas.
d) contou com o apoio
do Presidente Figueiredo, que autorizou a realização dos comícios e retirou o
exército das ruas.
e) terminou por não
atingir seus objetivos, pois não se obtiveram os votos necessários para alterar
a Constituição então em vigor.
11. (Unicamp 2012) O movimento pelas Diretas Já provocou uma das maiores
mobilizações populares na história recente do Brasil, tendo contado com a
cobertura nos principais jornais do país. Assinale a alternativa correta.
a) O movimento pelas
Diretas Já, baseado na emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de
Oliveira, exigia a antecipação das eleições gerais para deputados, senadores,
governadores e prefeitos.
b) O fato de que os
protestos populares pelas Diretas Já pudessem ser veiculados nas páginas dos
jornais indica que o governo vigente, ao evitar censurar a imprensa,
mostrava-se favorável às eleições diretas para presidente.
c) O movimento pelas
Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem não de forma
indireta, via Colégio Eleitoral, mas de forma direta por meio do voto popular.
d) As manifestações
populares pelas Diretas Já consistiram nas primeiras marchas e protestos civis
no espaço público desde a instituição do AI-5, em dezembro de 1968.
12. (Fuvest 2012) No início de 1969, a situação política se modifica. A
repressão endurece e leva à retração do movimento de massas. As primeiras
greves, de Osasco e Contagem, têm seus dirigentes perseguidos e são suspensas.
O movimento estudantil reflui. A oposição liberal está amordaçada pela censura
à imprensa e pela cassação de mandatos.
Apolônio de Carvalho. Vale a pena sonhar. Rio de
Janeiro: Rocco, 1997, p. 202.
O testemunho, dado por um participante da resistência à ditadura militar
brasileira, sintetiza o panorama político dos últimos anos da década de 1960,
marcados
a) pela adesão total
dos grupos oposicionistas à luta armada e pela subordinação dos sindicatos e
centrais operárias aos partidos de extrema esquerda.
b) pelo
bipartidarismo implantado por meio do Ato Institucional nº 2, que eliminou toda
forma de oposição institucional ao regime militar.
c) pela
desmobilização do movimento estudantil, que foi bastante combativo nos anos
imediatamente posteriores ao golpe de 64, mas depois passou a defender o
regime.
d) pelo apoio da
maioria das organizações da sociedade civil ao governo militar, empenhadas em
combater a subversão e afastar, do Brasil, o perigo comunista.
e) pela decretação do
Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e
instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do regime.
13. (CPS 2011) No decorrer da história, futebol e política sempre se
encontraram. Um exemplo disso foram os esforços do governo da África do Sul em
sediar a Copa de 2010 e reafirmar a superação do Apartheid.
No Brasil, o momento mais significativo da ditadura, em que futebol e política
andaram lado a lado, coincidiu com o tricampeonato mundial da Seleção
Brasileira, no México em 1970. O governo do general Emílio Garrastazu Médici
fez de tudo para associar a vitória de Pelé e de seus companheiros, na Copa,
com a boa fase econômica do país e o furor patriótico que os militares tanto
prezavam e incentivavam na população.
(Revista Carta Fundamental, junho/julho de 2010.
Adaptado)
Sobre o período do governo Médici, é valido afirmar que
a) a vitória
futebolística no tricampeonato foi acompanhada, na política, por um processo de
abertura democrática gradual, lento e seguro, sob a direção do próprio
presidente.
b) o Ato
Institucional nº 5 foi decretado e restringiu os poderes do presidente da
república, ampliando os poderes do Congresso Nacional.
c) a boa fase
econômica vivida pelo país traduziu-se no “milagre econômico brasileiro”,
havendo a construção da Transamazônica e de uma nova capital, Brasília.
d) o acelerado
crescimento econômico resultou em baixa inflação, causando recessão, ampliando
o desemprego e diminuindo salários.
e) o país vivenciou o
chamado “Anos de Chumbo”, pois houve o endurecimento do regime e a ampliação da
censura, apesar do “milagre econômico brasileiro”.
14. (Unesp 2010) Um editorial do jornal Folha de S.Paulo gerou polêmica
e protestos no início de 2009. No entender do editorialista (...) as chamadas
“ditabrandas” – caso do Brasil entre 1964 e 1985 – partiam de uma ruptura
institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa
política e acesso à Justiça (...).
(Folha de S.Paulo, 17.02.2009.)
O termo “ditabranda” reporta-se ao
a) golpe político
aplicado por Getúlio Vargas; encerramento da chamada República Velha; repressão
ao Partido Comunista; políticas econômicas de cunho nacionalista; suicídio de
Vargas e divulgação da carta-testamento.
b) período do
coronelismo na política brasileira; ocorrência de fraudes nas eleições, através
do chamado voto de cabresto; polícia política constituída por capangas e
jagunços.
c) período de
Juscelino Kubitschek; imposição do crescimento econômico através da
industrialização; slogan governamental “50 anos em 5”; tempo de democracia
restrita, com voto censitário.
d) golpe
político-militar que instalou a ditadura; imposição de Atos Institucionais;
extinção dos partidos existentes; instituição do bipartidarismo – ARENA e MDB;
repressão à oposição e censura à imprensa.
e) período de
redemocratização; eleições diretas para o executivo, legislativo e judiciário;
urbanização acelerada e enfraquecimento do poder dos presidentes da república.
15. (Ufc 2010) “É preciso dizer que o que ocorreu comigo não é exceção,
é regra. Raros os presos políticos brasileiros que não sofreram torturas.
Muitos, como Schael Schreiber e Virgílio Gomes da Silva, morreram na sala de
torturas. Outros ficaram surdos, estéreis ou com outros defeitos físicos.”
BETO, Frei. Batismo de Sangue: guerrilha e morte de
Carlos Marighella. 14. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
A partir desse trecho do depoimento de frei Tito de Alencar, escrito na
prisão, em 1970, assinale a alternativa correta sobre a situação dos direitos
humanos no decorrer da ditadura instalada no Brasil em 1964.
a) Os governos
estabelecidos depois de 1964 conseguiram provar que os que morreram na prisão
já estavam doentes e não aceitavam o tratamento médico oferecido.
b) A tortura
realizada nas delegacias de polícia era uma exceção, na medida em que havia a
publicação de reportagens na imprensa com o objetivo de defender os direitos
humanos.
c) A tortura de
presos começou a ser utilizada no Brasil a partir de 1972 e foi abolida com o
movimento em torno da Anistia em 1979, em sintonia com os movimentos pelos
direitos humanos.
d) A coerção em torno
dos meios de comunicação e a tortura em presos políticos eram meios utilizados
pelo regime de 1964 para reprimir movimentos e opiniões divergentes da
ideologia oficial.
e) A repressão aos
meios de comunicação se realizou a partir do Governo do Presidente Médici, momento
em que se inaugura a prática da tortura para obter depoimentos de subversivos.
16. (Enem 2ª aplicação 2010) Ato Institucional nº 5 de 13 de dezembro de
1968
Art. 10 – Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes
políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia
popular.
Art. 11 –_Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos
praticados de acordo com este Ato Institucional e seus Atos Complementares, bem
como os respectivos efeitos.
Disponível em: http://www.senado.gov.br. Acesso em:
29 jul. 2010.
O Ato Institucional nº 5 é considerado por muitos autores um “golpe
dentro do golpe”. Nos artigos do AI-5 selecionados, o governo militar procurou
limitar a atuação do Poder Judiciário, porque isso significava
a) a substituição da Constituição de 1967.
b) o início do processo de distensão política.
c) a garantia legal para o autoritarismo dos juízes.
d) a ampliação dos poderes nas mãos do Executivo.
e) a revogação dos instrumentos jurídicos implantados durante o golpe de
1964.
17. (Cftsc 2010) Durante o período do governo militar (1964 a 1985), era
comum a utilização dos chamados Atos Institucionais, impostos pela repressão
aos que fossem contrários ao regime. Sobre os Atos Institucionais, é correto
afirmar que:
a) os Atos
Institucionais representaram o que houve de mais democrático na República
Brasileira.
b) os Atos
Institucionais eram aprovados pelo Congresso Nacional.
c) os Atos
Institucionais pregavam a maior participação da população na vida política do
país.
d) os Atos
Institucionais tiveram apoio total de todas as classes políticas do país.
e) o mais famoso foi
AI-5 (Ato Institucional nº 5), decretado no governo do Presidente Costa e
Silva, que dava amplos poderes ao presidente da República de governar, bem
como, de suspender várias garantias individuais.
18. (Enem 2ª aplicação 2010) A gente não sabemos escolher presidente/ A gente não sabemos tomar conta da gente / A gente não sabemos nem
escovar os dentes / Tem gringo pensando que nóis é indigente/ Inútil / A gente
somos inútil
MOREIRA, R. Inútil. 1983 (fragmento).
O fragmento integra a letra de uma canção gravada em momento de intensa
mobilização política. A canção foi censurada por estar associada
a) ao rock nacional, que sofreu limitações desde o início da ditadura
militar.
b) a uma crítica ao regime ditatorial que, mesmo em sua fase final,
impedia a escolha popular do presidente.
c) à falta de conteúdo relevante, pois o Estado buscava, naquele
contexto, a conscientização da sociedade por meio da música.
d) a dominação cultural dos Estados Unidos da América sobre a sociedade
brasileira, que o regime militar pretendia esconder.
e) à alusão à baixa escolaridade e à falta de consciência política do
povo brasileiro.
19. (Fatec 2010) Considere a foto a seguir, que é uma referência da
história política do Brasil da década de 80, para responder à questão.
Os comícios que atraíram milhares de pessoas em todo o país eram
realizados em defesa
a) da anistia aos exilados políticos.
b) das greves dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo.
c) das eleições diretas para presidente.
d) da permanência dos militares no poder.
e) de uma ação conjunta entre Brasil e Argentina para por fim à ditadura
militar.
20. (Cftmg 2010) A Lei da Anistia, de 1979, teve como significado
político a(o)
a) alteração na ordem constitucional para perpetuar os mecanismos de
controle estatal.
b) regulamentação legal da violência praticada pelo Estado contra os
opositores do governo.
c) engajamento da população na defesa das reformas de base propostas
pelos trabalhadores e estudantes.
d) desdobramento do processo de abertura política, marcado pelas lutas
contra a limitação das liberdades democráticas.
21. (Cftmg 2010) Analise a imagem.
A charge refere-se a(ao)
a) crescimento da indústria automobilística com a desvalorização
cambial, em virtude do aumento do preço da gasolina.
b) fim do chamado milagre econômico brasileiro com a desestabilização
econômica, levando a um agudo descontrole financeiro.
c) campanha O Petróleo é nosso! promovida pelos governos militares,
defendendo o monopólio estatal na extração do petróleo.
d) entrada do capital estrangeiro a partir de multinacionais do ramo
automobilístico, facilitando a aquisição de carros pela população.
22. (Mackenzie 2010) A estrutura psicológica do ser humano não suporta
que a dor e a angústia se mantenham tão vivas na memória como no momento em que
ocorreram. [...] Por isso, agora, ao sairmos desses 20 anos difíceis e
doloridos de nossa história, a lembrança de que houve irmãos nossos, nesse
período, que perseguiam sem piedade, torturaram e mesmo mataram pessoas pelo
simples fato de elas se oporem ao governo que se impôs ao país em 1964, parece
mais pesadelo do que realidade. E, no entanto, esse absurdo ocorreu, aqui em
nossa terra, como se um vendaval frio de loucura tivesse gelado esses corações.
[...] Que objetivos justificam tudo isso?
D. Paulo Evaristo Arns
Identifique a alternativa relacionada ao contexto histórico citado.
a) O Brasil, liderado
pelos Estados Unidos, vivia guerra aberta contra o narcotráfico que, aliado às
FARC, assolava a América do Sul, sobretudo a região de fronteira amazônica.
b) A chamada “guerra
das civilizações” entre Ocidente e Oriente ameaçava a hegemonia americana;
apoiando ditaduras militares, os EUA procuravam deter o avanço do fanatismo
islâmico na América.
c) O mundo
encontrava-se em sua ordem bipolar e os Estados Unidos procuravam, por meio do
apoio a golpes e a regimes ditatoriais na América Latina, deter o avanço do
Comunismo.
d) O avanço da
ideologia nazista pelo mundo e as pretensões imperialistas alemãs justificam as
práticas autoritárias citadas, que garantiriam o sucesso da Doutrina de
Segurança Nacional.
e) O crescimento do
Positivismo entre os líderes populistas ameaçava os ideais neoliberais das
Forças Armadas, que tomaram o poder e implantaram um verdadeiro “terror de
estado” no país.
23. (Uerj 2010) O gráfico a seguir representa as variações nas
exportações de produtos brasileiros, entre as décadas de 1960 e 1990.
A alternativa que correlaciona adequadamente recorte temporal, tipo de
produto e contexto histórico do decréscimo no percentual das exportações é:
a) 1964/1974 – café –
retração da fronteira agrícola
b) 1974/1976 –
industrializado – crise internacional do petróleo
c) 1982/1996 –
agrícola – modelo de substituição de importações
d) 1984/1992 – extrativo
– estabilidade monetária
24. (Unifesp 2009) Nos últimos anos do regime militar (1964-1985), a
gradual abertura política implicou iniciativas do governo e de movimentos
sociais e políticos. Um dos marcos dessa abertura foi:
a) A reforma
partidária, que suprimiu os partidos políticos então existentes e implantou um
regime bipartidário.
b) O chamado
"milagre econômico", que permitiu crescimento acentuado da economia
brasileira e aumentou a dívida externa.
c) A campanha pelo
"impeachment" de Fernando Collor, que fora acusado de diversos atos
ilícitos no exercício da Presidência.
d) O estabelecimento
de novas regras eleitorais, que determinaram eleições diretas imediatas para
presidente.
e) A lei da anistia,
que permitia a volta de exilados políticos e isentava militares que haviam
atuado na repressão política.
25. (Uerj 2012)
A expansão do consumo de eletrodomésticos, como o televisor, foi uma das
características do processo de modernização da sociedade brasileira nas décadas
de 1960 e 1970. Havia, no entanto, contradições relacionadas ao exercício dos
direitos políticos.
Uma dessas contradições estava associada ao seguinte aspecto:
a) restrição do voto feminino
b) supressão do poder legislativo
c) proibição das associações sindicais
Gostei do seu blog e ocupei algumas questões sobre o Regime Militar, acredito em blogs que facilitam a leitura e as copias, tenho um blog que também podem copiar livremente , não coloco propaganda , pois acho que tira o meu foco, que é com a aprendizagem , talvez o sucesso está ai, pois estamos fechando o blog Geo Conceição em dois milhões de acessos.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
Abraços.
Conceição.
sou seu fã, estudei geografia quase toda por lá.
Excluirsou seu fã, estudei geografia quase toda por lá.
ExcluirAngel, no gabarito consta como resposta a letra B.
ResponderExcluirMUITO BOM...
ResponderExcluirMuito BOM
ResponderExcluirPego várias respostas da prova aki haha
ResponderExcluirÓtimos exercícios!
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirMuito bom! Foi muito útil para , adicionei aos favoritos!
ResponderExcluireis que seu professor pega as questoes s daqui hehehehe
ResponderExcluirBem isso kkkkkkk
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