1. (Espcex (Aman) 2017) Em 1781, o general inglês
Cornwallis rendeu-se aos revoltosos norte-americanos, na batalha de Yorktown,
dando início às negociações que levaram a Inglaterra a reconhecer os Estados
Unidos da América como nação livre.
Na formação desse novo
estado pode-se destacar
a) um poder central forte e
nenhuma autonomia política e administrativa aos estados membros.
b) a adoção do sistema
parlamentarista.
c) a participação política dos
indígenas e negros.
d) um poder central muito
fraco e estados membros com muita autonomia política e administrativa.
e) a formação de um estado com
base em ideias oriundas do Iluminismo.
2.
(Unioeste 2017) Tomando
como base a citação abaixo:
“A história escrita do mundo é, em larga medida, uma história de guerras, porque os Estados em que vivemos nasceram de conquistas, guerras civis ou lutas pela independência. Ademais, os grandes estadistas da história escrita foram, em geral, homens de violência, pois ainda que não fossem guerreiros – e muitos o foram –, compreendiam o uso da violência e não hesitavam em colocá-la em prática para seus fins”.KEEGAN, John. Uma História da Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 399.
Assinale a
alternativa CORRETA.
a) A Guerra dos Cem anos foi
um conflito ininterrupto ocorrido no século XVI que envolveu duas das
principais potências da Europa: Inglaterra e França. O cenário era marcado por
fortes crises e pelo crescimento da economia urbana e do comércio.
b) O primeiro conflito bélico
que teve proporções globais ocorreu entre 1941 e 1945 e foi chamado de Primeira
Guerra Mundial, batizada por seus contemporâneos como “A grande guerra”.
c) O processo de independência
dos Estados Unidos ocorreu na virada da década de 1770 para 1780. No Segundo
Congresso Continental, ocorrido no dia 04 de julho de 1776, foi escrita a
Declaração de Independência.
d) Entre 1965 e 1975 ocorreu a
guerra do Vietnã: uma batalha sangrenta e custosa, mas que marcou a maior
vitória americana na Ásia durante o século XX e a derrocada do comunismo
naquela região do globo.
e) Liderado por Fulgêncio
Batista e patrocinado pelos Estados Unidos, a Revolução Cubana marcou o fim do
regime comunista que foi instaurado na ilha de Cuba por Fidel Castro e Che
Guevara.
3. (Puccamp 2017) Os primeiros tempos da história dos Estados Unidos como
nação independente foram marcados pela Declaração de Independência, que
celebrava a legítima busca por oportunidades, prosperidade e felicidade por
todas as famílias, apregoando valores que mais tarde seriam associados ao
chamado “sonho americano”. Corroborou, posteriormente, para a difusão desses
valores a
a) implantação da Lei de
Terras como medida prioritária após a independência, incentivando o
assentamento das famílias de imigrantes em pequenos lotes adquiridos a preços
simbólicos.
b) descoberta de ouro na
Califórnia, que provocou uma onda desenfreada de migrações para o oeste,
atraindo, inclusive, trabalhadores estrangeiros.
c) promulgação da Constituição
dos Estados Unidos, composta por um conjunto de leis que asseguravam o fim da
escravidão, o voto universal e o sistema federativo.
d) política de remoção
indígena acompanhada da criação de reservas, conjuntamente à campanha de que o
respeito à diversidade e a tolerância eram pilares da sociedade americana.
e) transposição das fronteiras
ao sul, por meio da Guerra de Secessão, que resultou na anexação de metade do
território antes pertencente ao México, despertando o entusiasmo da população
pela política expansionista.
4. (Espcex (Aman) 2015) Leia as afirmações abaixo.
- I. Permitiu o acesso à cidadania a todos os norte-americanos.
- II. Abalou o prestígio do rei na Inglaterra e provou que era possível fazer valer a soberania popular.
- III. Trouxe prejuízos aos povos indígenas, pois suas terras, localizadas em sua maior parte a oeste do Mississipi, passaram a ser atacadas pelos proprietários de terra e comerciantes de peles de origem europeia.
- IV. Propiciou a abolição da escravidão nos Estados Unidos.
a) as afirmações I,
II, III e IV.
b) apenas as
afirmações I e II.
c) apenas as
afirmações II e III.
d) apenas as
afirmações II e IV.
e) apenas as
afirmações III e IV.
5. (Pucrj 2014) Os parágrafos que
se seguem foram extraídos do documento “Declaração de Independência dos Estados
Unidos”, assinado pela unanimidade dos representantes políticos das Treze
Colônias, no Segundo Congresso Continental no ano de 1776.
“Quando
no decurso da História do Homem se torna necessário um povo quebrar os
elos políticos que o ligavam a outro e assumir, de entre os poderes
terrenos, um estatuto de diferenciação e igualdade ao qual as Leis da
Natureza e do Deus da Natureza lhe conferem o direito, o respeito que é
devido perante as opiniões da Humanidade exige que esse povo declare as
razões que o impelem à separação. (...)
(...)
o Povo tem direito a (...) instituir um novo governo, assentando os
seus fundamentos nesses princípios e organizando os seus poderes do modo
que lhe pareça mais adequado à promoção de sua Segurança (...).”
http://www.infopedia.pt/$declaracao-de-independencia-dos-estados
Assinale a alternativa que
corresponde CORRETAMENTE ao conjunto de ideias e ideais relacionados à
época histórica tratada pelo documento.
a) O liberalismo
enquanto doutrina defendia a menor intervenção possível do Estado na condução
política da sociedade.
b) O racionalismo
científico renascentista atribuía ao homem o poder de conhecimento e
intervenção tanto na natureza como na condução política das sociedades.
c) O nacionalismo
partia do pressuposto de que a lealdade do indivíduo ao Estado-nação deveria
estar acima dos interesses pessoais ou dos interesses de determinados grupos.
d) O Iluminismo
defendia, de modo geral, a ideia de que o Estado deveria assegurar ao Homem o
direito de expressar sua consciência de forma autônoma, bem como os direitos
inalienáveis à vida e à busca da felicidade.
e) As doutrinas
sociais emergentes do contexto da sociedade industrial pregavam a ampliação da
participação política à classe operária, além de melhores condições de vida
para a mesma.
6. (Upe 2014) A passagem do
século XVIII para o XIX foi marcada por um desequilíbrio nas relações entre a
Europa e o Novo Mundo. As lutas políticas na América estavam ligadas à
resistência contra a colonização europeia e às influências das ideias liberais.
Sobre essa crise do Antigo Regime e suas implicações na América, assinale a
alternativa CORRETA.
a) A Guerra de
Independência dos Estados Unidos acirrou as tensões políticas pré-existentes
entre a França e a Inglaterra, servindo de palco para um confronto indireto
entre essas duas nações.
b) As tensões
políticas entre a Espanha e suas colônias na América acabaram por reestruturar
o império espanhol que, mediante as reformas bourbonianas, conseguiu manter seu
poderio na América, até o final do século XIX.
c) As relações entre
Portugal e a América Portuguesa só se agravaram após a transmigração da família
real para o Brasil em 1808, fugindo da invasão napoleônica.
d) A Guerra do
Paraguai, envolvendo Brasil, Portugal, Paraguai, Espanha e Inglaterra, é fruto
direto desse contexto.
e) As Conjurações Baiana
e Mineira, ocorridas no início do século XIX, são reflexos desse quadro de
desequilíbrio político entre Portugal e sua colônia na América.
7.
(Espcex (Aman) 2011) A independência dos Estados Unidos da América foi o
primeiro grande indicador histórico da ruína do Antigo Regime. Durante
esse processo de independência,
a) a criação da Lei do Selo foi uma consequência do esforço inglês em fortalecer o pacto colonial e levou os colonos americanos a efetuar um boicote comercial à Inglaterra.
a) a criação da Lei do Selo foi uma consequência do esforço inglês em fortalecer o pacto colonial e levou os colonos americanos a efetuar um boicote comercial à Inglaterra.
b)
a “marcha para o oeste” despertou os sentimentos expansionistas e
nacionalistas dos colonos americanos, incentivando os movimentos de
independência.
c)
o Primeiro e o Segundo Congresso Continental da Filadélfia resultaram
na suspensão dos tributos impostos por Townshend, exceto o que se
referia ao comércio do chá.
d) os colonos americanos receberam apoio militar da Holanda e da Espanha nas lutas pela emancipação.
e)
Thomas Jefferson exerceu um papel importante, tendo sido nomeado
comandante das tropas americanas na guerra e se tornado o primeiro
presidente americano.
8.
(Ufrgs 2011) A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) conferiu à Inglaterra a
condição de principal potência marítima da Europa. Esse conflito
a) possibilitou a recuperação econômica da Inglaterra.
b) foi travado entre potências imperiais, tendo desdobramentos em territórios americanos.
c) decorreu da rivalidade entre Inglaterra e Portugal.
d) contou com expressiva participação de escravos africanos nas disputas.
e) foi encerrado com a assinatura do Tratado de Londres.
9.
(Mackenzie 2010) O processo da emancipação das Treze Colônias Inglesas
da América do Norte, na segunda metade do século XVIII, é denominado de
Revolução Americana, pois
a)
representou o fim do pacto colonial naquela parte do continente
americano, servindo de modelo para os demais processos emancipatórios
americanos.
b) rompeu o Pacto Colonial mercantilista e criou uma sociedade liberal e democrática para todos os setores sociais.
c) foi a primeira etapa das Revoluções Liberais que, a partir de então, iriam propagar-se somente na Europa.
d) assinalou o início de uma sociedade capitalista, baseada no trabalho assalariado, livre das instituições feudais.
e) a ideologia de seus grandes líderes era a mesma que caracterizaria, pouco tempo depois,a Revolução Inglesa.
10.
(Pucpr 2009) O chá veio da China e atingiu a Europa no início do século
XVII, com o primeiro carregamento chegando a Amsterdã em 1609. A partir
do século XVIII, a Inglaterra torna-se o principal importador de chá da
Europa. Nesse mesmo período, o chá consistiu em importante bebida da
população dos Estados Unidos da América, ainda colônia inglesa. A partir
desse contexto, marque a alternativa CORRETA:
a)
Esse período é marcado pela questão dos impostos, especialmente a
aprovação, em 1773, do imposto inglês sobre o chá, produto importado e
muito consumido pelos colonos.
b)
Em meados do século XVIII, fortaleceram-se as relações entre colonos
norte-americanos e a sua metrópole inglesa, especialmente com o apoio
dos colonos contra os invasores espanhóis.
c)
Além do imposto sobre o chá, o Parlamento inglês aprovou também o
imposto sobre o açúcar. No entanto, essa lei não foi tão grave, pois
esse produto não era importante para os Estados Unidos, que, nessa
época, quase não consumiam açúcar.
d)
A Lei do Chá está relacionada ao episódio em que colonos ingleses,
vestidos de índios, jogaram um carregamento de chá no mar, no porto de
Boston. Esse incidente radical levou a Inglaterra a reconhecer a
independência dos Estados Unidos.
e)
Os conflitos entre Inglaterra e França (Guerra dos Sete Anos -
1756-1763) estão relacionados diretamente à 'Guerra de Secessão'
norte-americana.
11. (Pucsp 2009) As independências políticas na América assumiram diversas formas. Sobre elas, é possível afirmar que a
a)
do Haiti, em 1804, foi a única que contou com participação escrava e
levou à abolição da escravidão e à organização de um governo de
colaboração entre os negros haitianos e os ex-colonizadores franceses.
b)
de Cuba, em 1898, foi a última dentre as posses coloniais da Espanha na
América e levou à anexação da ilha caribenha ao território dos Estados
Unidos, com quem Cuba já comercializava desde o início de sua
colonização.
c)
dos Estados Unidos, em 1776, foi a primeira emancipação nas Américas e
levou à adoção de um modelo federalista que reconhecia as diferenças
políticas e econômicas entre as ex-colônias do sul e do norte do litoral
atlântico.
d)
da Argentina, em 1816, foi a responsável pela fragmentação política do
antigo Vice-Reino do Rio da Prata e levou à libertação imediata das
terras do Chile até o México e à expulsão da Espanha do continente
americano.
e)
do Brasil, em 1822, foi a única que contou com a aceitação imediata do
colonizador e levou à adoção de uma monarquia que unificava os reinos de
Portugal e do Brasil sob uma mesma base constitucional.
12.
(Fgv 2008) "São verdades incontestáveis para nós: que todos os homens
nascem iguais; que lhes conferiu o Criador certos direitos inalienáveis,
entre os quais o de 'vida, o de liberdade e o de buscar a
felicidade'".
(Declaração de Independência, 4 de julho de 1776)
Acerca da Independência das Treze Colônias, é correto afirmar que
a)
a ruptura com a metrópole foi efetivada pelas classes sociais
dominantes coloniais, o que fez com que as demandas dos mais pobres
fossem barradas e que não houvesse solução imediata para a questão
escravista.
b)
comandada pelos setores mais radicais da pequena burguesia, os colonos
criaram uma república federativa, considerando, como pilares
fundamentais da nova ordem institucional, as igualdades política e
social.
c)
sua efetivação só foi possível devido à fragilidade econômica e militar
da Inglaterra, envolvida com a Guerra dos Sete Anos com a França, além
da aliança militar dos colonos ingleses com a forte marinha de guerra da
Espanha.
d)
o desejo por parte dos colonos de emancipar-se da metrópole Inglaterra
nasceu em uma conjuntura de abertura da política colonial, na qual, a
partir de 1770, as Treze Colônias foram autorizadas a comerciarem com as
Antilhas.
e)
o processo de ruptura colonial foi facilitado em decorrência das
identidades econômicas e políticas entre as colônias do norte e as do
sul, praticantes de uma economia de mercado, com o uso da mão de obra
livre.
13. (Ufpi 2007) Com relação à Independência dos Estados Unidos, em 1776, é correto afirmar que:
a) a primeira constituição dos Estados Unidos adotou a república federalista e presidencial como modelo de governo.
b)
a Declaração de Independência defendeu a implantação de uma monarquia
constitucional para dirigir politicamente a futura nação.
c)
a França negou ajuda aos norte-americanos, visto que pretendia manter
sua parceria com a Inglaterra na exploração comercial da América do
Norte.
d)
a Espanha negou ajuda aos norte-americanos, dado que com a derrota da
Holanda poderia intensificar seus acordos comerciais com os colonos do
sul.
e)
a luta dos norte-americanos divulgou a perspectiva de se construir a
unidade continental americana, baseada no ideal iluminista de liberdade e
igualdade social.
14. (Uel 2007) Leia o texto a seguir:
"[...] A independência e a construção do novo regime republicano foi um projeto levado adiante pelas elites das colônias. Escravos, mulheres e pobres não são os líderes desse movimento. A independência norte-americana (EUA) é um fenômeno branco, predominantemente masculino e latifundiário ou comerciante. [...]"
Fonte: KARNAL, L. "Estados Unidos: da colônia à independência". São Paulo: contexto, 1990. (coleção repensando a história). P. 67.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o processo de independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
a)
O movimento de independência da América do Norte não representou a
união das treze colônias por um sentimento único de nação, mas sim, um
movimento contra o domínio da Inglaterra, potencializado pelo sentimento
antibritânico.
b)
A América do Norte independente, com as reformas de caráter
democrático, aboliu as diferenças entre os habitantes da colônia,
instituindo a prática da inclusão por meio de uma Constituição Liberal.
c)
A colonização da América do Norte pela Inglaterra diferenciou-se
daquela feita na América do Sul pelos espanhóis e portugueses porque
contou com a organização e assistência da metrópole nesse empreendimento
de conquista e exploração.
d)
A força do catolicismo foi preponderante no processo de emancipação,
pois incentivava o crescimento espiritual da população, libertação dos
escravos e a expansão territorial - crescimento que só seria possível
cortando os laços com a metrópole.
e)
Um dos problemas apresentados no período de lutas pela independência
dos EUA foi a falta de um projeto comum entre as colônias do norte e as
colônias do sul que não se harmonizavam quanto a um acordo na forma de
promulgar a Constituição estadunidense do norte e do sul.
15.
(Enem 2007) Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram
inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam
sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em
palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade
dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à
vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos
governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos
governados.
Esses
conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com
maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.
Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).
Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.
a)
A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo
contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.
b)
O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de
independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.
c)
Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta
pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade
humana.
d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana.
e)
Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para
as independências das colônias ibéricas situadas na América.
16. (Ufmg 2007) Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte:
Considerando-se as informações desse mapa e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
16. (Ufmg 2007) Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte:
Considerando-se as informações desse mapa e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
a)
as Antilhas Britânicas, com uma economia basicamente extrativista,
ocupavam um papel secundário tanto para os interesses metropolitanos,
quanto nos intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do
Norte.
b)
as Colônias Inglesas do norte e do centro desenvolveram um intenso
comércio intercontinental com as Antilhas, a África e a Europa, em
detrimento das Colônias Inglesas do sul, que estavam isoladas.
c)
o comércio intercolonial e intercontinental se desenvolveu nas Colônias
Inglesas da América do Norte, apesar das tentativas, ineficazes, de
aplicação das Leis de Navegação por parte da Metrópole.
d)
os comerciantes metropolitanos compravam diversos produtos
manufaturados da América Inglesa, onde a atividade fabril era intensa,
em razão da abundância de matérias-primas e de mão de obra barata.
As
treze colônias assinaladas no mapa travaram uma guerra por sua
independência, que foi deflagrada após certas determinações tomadas pela
Inglaterra, dentre as quais pode-se citar
a) o estabelecimento do monopólio comercial da Inglaterra, que até então permitira o livre comércio.
b) a implantação de leis que impunham taxas e restrições à comercialização dos produtos coloniais.
c) a abolição da escravidão nas colônias do norte, a fim de assegurar o aumento do mercado consumidor.
d) a proibição de comércio com as colônias inglesas do sul, produtoras de tabaco e algodão.
e) a extinção da Companhia das Índias Orientais, como forma de combater o contrabando.
18.
(Fgv 2012) “Consideramos (...) que todos os homens são criados iguais,
que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre
estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para
garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que
derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda
vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe
ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo,
assentando a sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os
poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar segurança e
felicidade.”
A Declaração de Independência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53.
Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
a)
Defendia o princípio da igualdade de direitos dos seres humanos, mas
condenava o direito à rebelião como uma afronta à ordem social.
b)
O radicalismo da sua formulação, com respeito ao direito de rebelião
dos escravos, provocou forte reação dos proprietários de escravos em
toda a América.
c)
Sua formulação foi baseada no ideário liberal-iluminista e acabou
influenciando outros movimentos políticos na América e na Europa.
d)
Influenciada pelos tratadistas espanhóis, a declaração defendia a
origem do poder divino e condenava a desobediência dos subordinados.
e)
A declaração sustentava que os governos poderiam cercear a liberdade
dos indivíduos em nome da segurança e da felicidade coletivas.
otimas questões vlw me ajudou bastante. Recomendo um blog muito tb tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br vlw mano quiser parceria\ tamos ai
ResponderExcluirótimas questões, deu pra esclarecer atraves delas muitas duvidas.
ResponderExcluirEssa nona eu nao entendi pq é a letra D alguem poderia me explicar?
ResponderExcluir