1. d) Thomas Malthus e Adam Smith defendem o pensamento liberal clássico e Karl Marx foi um dos autores do socialismo científico.
2. a) define, com suas ideias, os interesses da burguesia como classe, no século XVIII: o comércio como condição para a acumulação de capital, a riqueza como fator de liberdade e do poder de Estado e a propriedade ligada à desigualdade.
3. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
4. e) I e IV corretas, enquanto II e III incorretas.
5. e) utilização da claridade para conferir visibilidade aos presos e às suas ações.
6. e) o Movimento Iluminista, no século XVIII, baseava-se no racionalismo e criticava os fundamentos do poder da igreja que apoiava os princípios do poder monárquico absoluto.
7. c) A crítica ao mercantilismo, à limitação ao direito à propriedade privada, ao absolutismo e à desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
8. b) maneiras de fazer política muito diversas. Para os racionalistas, a política absolutista deveria ser reestruturada ou revolucionada, pois os novos saberes deveriam vir das experiências e das novas ciências e não de Deus e seus emissários.
9. d) liberdade natural dos humanos, afirmando a necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo.
10. e) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.
11. a) contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
12. e) A única esperança de garantir os direitos de cada indivíduo é a organização da sociedade civil, cedendo todos os direitos à comunidade, para que seja politicamente justo o que a maioria decidir.
13. c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
14. c) "Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a multiplica."
15. a) "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".
16. a) "A propriedade privada é um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável."
17. b) infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
18. e) Voltaire, que faz do seu DICIONÁRIO FILOSÓFICO um libelo anticlerical com fortes críticas à conduta dos sacerdotes.
19. c) foi um importante elo no processo de libertação da razão, que culminou, no século XVIII, na filosofia iluminista e na constituição da moderna sociedade burguesa e capitalista.
20. c) iluministas e defende a liberdade individual e a necessidade de uma convenção entre os membros de uma sociedade.
21. c) criticavam a excessiva interferência do Estado na economia, derrubando teses mercantilistas e valorizando o trabalho produtivo.
22. a) o pensamento crítico, o primado da razão, a antropologia e a pedagogia.
essas respostas estão corretas mesmo ?
ResponderExcluirConferidas novamente... estão corretas!
ResponderExcluira 16,resposta correta n seria e) A uma política modernizadora, de caráter liberal e participativo.
ResponderExcluirno caso o despotismo ilustrado? abraço
Não poderia porque não havia esse caráter "participativo"!
ExcluirNossa! Eu no 8º ano fiz 14 questões e acertei 7, na minha opinião foi até ruim, mas pra quem nem completou o fundamental eu estou bem, mas tenho muito a melhorar.
ResponderExcluirQueria pedir obrigado à quem fez as questões, porquê nela eu pude ver o meu nível de conhecimento em relação ao tema do "Iluminismo".
Agradecidamente
Eduardo F.T.
a questão 20 não seria a primeira alternativa?
ResponderExcluir