Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 1 de janeiro de 2011

Iluminismo - Gabarito

1. d) Thomas Malthus e Adam Smith defendem o pensamento liberal clássico e Karl Marx foi um dos autores do socialismo científico. 

2. a) define, com suas ideias, os interesses da burguesia como classe, no século XVIII: o comércio como condição para a acumulação de capital, a riqueza como fator de liberdade e do poder de Estado e a propriedade ligada à desigualdade. 

3. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 

4. e) I e IV corretas, enquanto II e III incorretas. 

5. e) utilização da claridade para conferir visibilidade aos presos e às suas ações. 

6. e) o Movimento Iluminista, no século XVIII, baseava-se no racionalismo e criticava os fundamentos do poder da igreja que apoiava os princípios do poder monárquico absoluto. 

7. c) A crítica ao mercantilismo, à limitação ao direito à propriedade privada, ao absolutismo e à desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.

8. b) maneiras de fazer política muito diversas. Para os racionalistas, a política absolutista deveria ser reestruturada ou revolucionada, pois os novos saberes deveriam vir das experiências e das novas ciências e não de Deus e seus emissários. 

9. d) liberdade natural dos humanos, afirmando a necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo. 

10. e) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.

11. a) contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.

12. e) A única esperança de garantir os direitos de cada indivíduo é a organização da sociedade civil, cedendo todos os direitos à comunidade, para que seja politicamente justo o que a maioria decidir.

13. c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.

14. c) "Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a multiplica."

15. a) "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".

16. a) "A propriedade privada é um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável."

17. b) infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;

18. e) Voltaire, que faz do seu DICIONÁRIO FILOSÓFICO um libelo anticlerical com fortes críticas à conduta dos sacerdotes.

19. c) foi um importante elo no processo de libertação da razão, que culminou, no século XVIII, na filosofia iluminista e na constituição da moderna sociedade burguesa e capitalista.

20. c) iluministas e defende a liberdade individual e a necessidade de uma convenção entre os membros de uma sociedade. 

21. c) criticavam a excessiva interferência do Estado na economia, derrubando teses mercantilistas e valorizando o trabalho produtivo. 

22. a) o pensamento crítico, o primado da razão, a antropologia e a pedagogia.


6 comentários:

  1. essas respostas estão corretas mesmo ?

    ResponderExcluir
  2. a 16,resposta correta n seria e) A uma política modernizadora, de caráter liberal e participativo.

    no caso o despotismo ilustrado? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia porque não havia esse caráter "participativo"!

      Excluir
  3. Nossa! Eu no 8º ano fiz 14 questões e acertei 7, na minha opinião foi até ruim, mas pra quem nem completou o fundamental eu estou bem, mas tenho muito a melhorar.
    Queria pedir obrigado à quem fez as questões, porquê nela eu pude ver o meu nível de conhecimento em relação ao tema do "Iluminismo".
    Agradecidamente
    Eduardo F.T.

    ResponderExcluir
  4. a questão 20 não seria a primeira alternativa?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas