1. d) I, IV e VI.
2. e) universalização do princípio da igualdade civil.
3. a) Consolidaram o capitalismo e a sociedade burguesa no Ocidente.
4. b) crítica à monarquia inglesa, vista, no contexto da expansão revolucionária francesa, como opressora da própria sociedade inglesa.
5. a) Abolição dos privilégios especiais do clero e da nobreza; Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; subordinação da Igreja ao Estado; elaboração de uma constituição para a França; reformas administrativas e judiciárias; e ajuda à economia francesa.
6. a) da pequena burguesia que, apesar das conquistas econômicas, via-se pressionada pelo aumento no custo de vida.
8. c) O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor.
9. a) o julgamento e a execução de cidadãos suspeitos e o tabelamento do preço do pão.
10. b) o Estado francês, logo nos primeiros anos após a tomada da Bastilha, passou a garantir direitos políticos aos homens de proveniência protestante e judia que residiam no território francês.
11. e) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.
12. c) dividida em Ordens ou Estados, sendo a nobreza e o clero, isto é, o primeiro e o segundo Estados, detentores da maioria dos privilégios e muito ricos em terras e rendas.
13. b) Grande Medo, revolta dos camponeses contra a aristocracia francesa que os submetia ao regime de servidão.
14. a) aquele que se fundava no direito natural e se opunha à ordem aristocrática do Antigo Regime e aquele que se fundava na ideia de um contrato social que, por meio da vontade geral, regularia o estado civil.
15. b) a divisão do poder em três poderes.
16. d) iluministas que fizeram parte da Revolução Francesa.
17. b) a formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei.
18. b) a Assembleia havia assinado a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão e o povo acreditava que o rei era seu aliado para resolver o problema da circulação de cereais.
19. c) a exploração do terceiro estado pelo clero e pela nobreza, cuja contestação desencadeou o processo revolucionário.
20. d) David retratou Marat de uma forma não épica, diferenciando sua obra do idealismo da arte acadêmica aristocrática.
21. a) Revolução Francesa, iniciada pelos burgueses, proletários e camponeses, indignados com a ordem monárquica feudal.
22. a) submissão do campesinato francês a um regime de servidão, característico do feudalismo medieval europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Em breve, resposta.