Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 3 de abril de 2012

Segunda Guerra Mundial - Questões de Vestibulares









1. (Fgv) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano: 
a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu (MCE); 
b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus; 
c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial; 
d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária européia, devastadas durante a II Grande Guerra; 
e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente. 

2. (Cesgranrio) Com o final da 2 Guerra Mundial, os países vitoriosos procuraram criar vários mecanismos internacionais que buscassem o desenvolvimento do planeta de forma mais harmônica. É dessa época a criação do seguinte organismo: 
a) ONU- para a constituição de um exército internacional para pôr fim às guerras. 
b) OTAN - para a desmilitarização dos países ocidentais e a diminuição das zonas de conflito. 
c) GATT - para a implantação de uma tarifa única sobre os produtos e serviços internacionais. 
d) UNESCO - para a melhoria da qualidade alimentar das populações miseráveis do Terceiro Mundo. 
e) FMI - para ajudar financeiramente aos países membros, quando em dificuldades. 

3. (Fatec) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." 
(Plano Marshall - 5.VI.1947) 

O Plano Marshall se constituiu 
a) na principal meta da política externa norte-americana, que era pacificar o Extremo Oriente. 
b) num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina. 
c) num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa. 
d) na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar. 
e) num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias européias. 

4. (Fatec) A ocupação da Polônia marca o início da Segunda Guerra Mundial. A tentativa de manter a paz a qualquer custo, como foi feito em Munique, se revelou impossível. Hitler não se dava por satisfeito com a reconquista do "espaço vital", queria mais e mais. Sobre a Segunda Guerra, é correto afirmar: 
a) A Itália, aliada da Alemanha desde a assinatura do Pacto de Aço, declarou guerra à Inglaterra e à França em junho de 1940. Em setembro do mesmo ano, a Itália atacou o Egito e a Turquia. 
b) Em 1941, tropas alemãs invadiram o território soviético e dominaram definitivamente Leningrado e Moscou. 
c) A partir dos sucessos na frente ocidental, da invasão e conquista da Bélgica, Holanda e França e do recuo inglês para o outro lado do canal, Hitler voltou sua atenção para a Polônia. 
d) O sucesso definitivo alemão deveu-se à sua tática militar, conhecida como "guerra relâmpago"; essa consistia no uso de forças motorizadas, tanques e aviação, conjugados e combinados entre si, em uma ação defensiva. 
e) A partir da declaração de guerra, feita por Inglaterra e França contra a Alemanha, outros países foram entrando no conflito, de ambos os lados. A cada novo beligerante, a relação de forças se alterava, e a guerra entrava em uma nova fase. Inicialmente uma guerra européia, estendeu-se paulatinamente à Ásia e a África. 

5. (Fei) Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial: 
a) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30. 
b) Os efeitos da crise de 29 na economia européia. 
c) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial. 
d) A vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha. 
e) A união entre a Áustria e a Alemanha empreendida por Hitler. 

6. (Fuvest) O Plano Marshall, aplicado pelo governo norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, visava à: 
a) ratificação do Tratado do Atlântico Norte. 
b) preservação da paz mundial com a formação da Organização das Nações Unidas (ONU). 
c) concessão de apoio político e econômico aos países do Terceiro Mundo. 
d) recuperação econômica da Europa para neutralizar o expansionismo soviético. 
e) formulação de princípios que impediam a intervenção dos EUA nas questões internacionais. 

7. (Fuvest-gv) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." 
                                          (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). 

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos: 
a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos. 
b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente. 
c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena. 
d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo. 
e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima. 


8. Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que
a) demonstram a instabilidade política do Pacífico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos e japoneses.
b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.
c) desembocam na explosão das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional de Alemanha e Japão.
d) iniciam uma seqüência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.
e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.

9. Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a

a) confirmação da supremacia do Eixo.
b) reversão da II Guerra Mundial com a ofensiva passando para os aliados.
c) ruptura entre os EUA e a URSS, dando origem à Guerra Fria.
d) conquista da Polônia e da Hungria pelos nazistas.
e) ascensão do poderio militar soviético.

10. (Mackenzie) Sobre fatos antecedentes à Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta. 
a) Os E.U.A. cortaram o envio de ferro, aço, petróleo e borracha e bloquearam capitais japoneses na América do Norte por causa da invasão da Manchúria pelo Japão. 
b) Passando por cima das disposições dos tratados do pós-guerra, em 1938, Hitler, com o apoio de fascistas austríacos, ordenou a ocupação da Áustria. 
c) Em 1936, um grupo de generais, chefiados por Franco, iniciou uma revolta contra o governo de esquerda, legalmente constituído, na Espanha. 
d) A euforia econômica decorrente da valorização da Bolsa de Nova Iorque em 1929 favoreceu a recuperação econômica e a consolidação das democracias na Europa. 
e) Em 1939, Stálin conseguiu se aproximar da Alemanha através do Pacto Germano-Soviético, negociado por Ribbentrop e Molotov. 

11. (Mackenzie) A Guerra da Bósnia-Herzegovina provocou cerca de 250 mil mortos e milhares de refugiados. Acerca do conflito uma jovem sérvia refugiada na Croácia escreveu: 
"Nós somos o único povo justo e bom, mas a injustiça furiosamente persegue a nossa inocente nação sérvia". 
(Gordana lgric, LE MONDE DIPLOMATIQUE) 
Assinale a alternativa que apresenta as origens deste conflito. 
a) A fragmentação da Iugoslávia integrante da extinta URSS e o sentimento nacionalista russo que se opôs à criação da "Grande Sérvia". 
b) O nacionalismo eslavo que desejou ocupar os territórios outrora pertencentes às Repúblicas Bálticas, governadas pelo Marechal Tito. 
c) O colapso da Iugoslávia, fragmentada pelos nacionalismos étnicos de cinco grupos rivais e três religiões, iniciado após a morte de Josip Broz Tito. 
d) As tensões nacionalistas provocadas pelos protestantes croatas em oposição à política de tolerância e pluralidade étnica, defendida pelos sérvios e curdos. 
e) As diferenças étnicas entre curdos, sérvios, tchetchenos e croatas, acirradas pela partilha do território do Império Austro-Húngaro. 

12. (Mackenzie) A batalha que aconteceu em Stalingrado, durante a II Guerra Mundial, marcou: 
a) a consolidação das posições alemãs na Rússia, decorrente da expansão fulminante das potências do Eixo (Itália-Alemanha-Japão). 
b) a neutralização do exército de Stálin, obrigando-o a assinar o Pacto Germano-Soviético de não agressão e neutralidade. 
c) a inversão da situação militar da II Guerra, dando início ao recuo nazista na Europa Oriental e à decadência do Terceiro Reich. 
d) a vitória da Blitzkrieg - guerra relâmpago que consistia em ataques maciços, com o uso de carros blindados, aviões e navios. 
e) o desembarque aliado nas praias da Normandia - o Dia D, que conteve a ofensiva alemã, destruindo pela primeira vez o mito da invencibilidade da Wehrmacht. 

13. (Ufpe) Em 24 de outubro próximo passado, chefes de Estados, reunidos em Nova Iorque, comemoraram 50 anos de aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa esta organização? 
a) A organização dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente. 
b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. 
c) O fim da guerra fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista. 
d) A descolonização da América e da África e os respectivos engajamentos políticos dos dois continentes. 
e) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos. 

14. (Unitau) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi: 
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia. 
b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos. 
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich. 
d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha. 
e) a invasão da Petrônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germânico-Soviético. 

15. (Uel) A economia japonesa do pós-guerra apresentou um dos maiores índices de crescimento da renda nacional de todo o mundo, tornando o Japão o segundo país em importância dentro do capitalismo, devido, dentre outros aspectos, 
a) ao crescimento da indústria de bens de consumo duráveis, à vocação agrícola e ao controle dos capitais internacionais oriundos dos planos de recuperação pós - 1945. 
b) à estabilidade da moeda, ao crescimento populacional e à grande quantidade de mão-de-obra barata com baixo grau de exigência salarial. 
c) ao excelente nível de produtividade agrária, à exportação de matérias-primas baratas - fio de seda, minério de ferro, etc. - e à importação de tecnologia. 
d) ao excesso de produtos essenciais - petróleo, gás natural, etc. - à alta taxa de escolaridade e o crescimento do mercado consumidor interno. 
e) à importação em larga escala, ao desenvolvimento da indústria pesada - siderurgia, produtos químicos, automóveis, etc. - e ao alto índice de exportação. 

Para visualizar o gabarito, clique aqui!

11 comentários:

  1. As questões são bem interessantes e propícias para um aprofundamento no estudo.

    ResponderExcluir
  2. sao muito boas as questoes......... hum. adorei!!!!

    ResponderExcluir
  3. amei as questões, sou professora de história e as usei em uma de minhas provas !! -ASS: Celeste Dias, Rio Grande Do Sul

    ResponderExcluir
  4. Excelente banco de questões,muito agradecido.

    ResponderExcluir
  5. muito bom mesmo mas bem que poderia tem o por que das outras resposta esta errada

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas