Atualmente a coleta de tradições orais está
se processando em todos os países africanos. A massa de dados recolhidos
refere-se principalmente ao século XIX e é somente uma das fontes para a
reconstrução histórica, sendo a outra principal fonte para esse período os
documentos históricos. Há cinco ou seis trabalhos, a cada ano, apresentando
estudos baseados quase inteiramente em tradições.
Tipologicamente,
eles tratam, sobretudo, da história política e da história dos reinos, e, no
que diz respeito à geografia, estão concentrados principalmente na África
oriental, central e equatorial, onde as tradições, frequentemente, são as únicas
fontes. As cronologias remontam raramente além de 1700; se anteriores a essa
data, tornam-se duvidosas. Entretanto, o conhecimento cada vez mais aprofundado
da natureza das tradições permite avaliar melhor as que foram recolhidas em
épocas anteriores. Assim, a exploração das tradições registradas por Cavazzi no
século XVII só se tornou possível após o estudo em campo realizado em 1970!
Além das tradições recentes, existe um
vasto corpo de informações literárias, como as narrativas épicas, e de dados
cosmogônicos, que podem ocultar informações históricas às vezes relativas a
épocas bastante remotas. A epopeia de Sundiata é um exemplo. A tradição, por si
mesma, não permite estabelecer datas. Por exemplo, a memória deformada relativa
a certos sítios históricos na região interlacustre conservou uma lembrança que
data dos primeiros séculos, ou mesmo de antes da Era Cristã. Mas a fonte oral
nada diz quanto à data. Somente a arqueologia foi capaz de solucionar o
problema. Assim também as tradições de Cavazzi, às quais acabamos de nos
referir, parecem conter um sedimento histórico que é do maior interesse para o
passado dos povos de Angola. Há referências sucintas a dinastias que se
sucederam, a formas de governo que se seguiram; em resumo, sumarizam, para a
região do Alto Cuango, mudanças sociopolíticas que podem datar de vários
séculos ou até de um milênio antes de 1500. Mas não há nenhuma data como ponto
de referência para essa perspectiva.
Existe uma última armadilha a ser notada.
Muito frequentemente a coleta de tradições ainda parece superficial, e sua
interpretação muito literal, muito “colada” à cultura em questão. Esse fenômeno
vem reforçar a imagem de uma África cuja história consiste apenas em origens e
migrações, o que, sabemos, não é verdade. Mas devemos admitir que essa é a
imagem refletida pelas tradições que procuram estabelecer uma “identidade”. A
superficialidade da interpretação e a coleta pouco sistemática de material,
além do mais, dão margem à maioria das críticas dirigidas contra a utilização
das tradições orais, especialmente entre os etnólogos.
A
experiência prática provou que o valor maior das tradições reside em sua
explicação das mudanças históricas no interior de uma civilização. Isso é tão
verdadeiro que, como se pode comprovar em quase toda a parte, apesar da abundância
de fontes escritas relativas ao período colonial, temos de recorrer constantemente aos testemunhos oculares ou à tradição para
completá-las, a fim de tornar inteligível a
evolução do povo. Mas constatamos também que as tradições
são geralmente enganadoras no que diz respeito à cronologia, e aos dados quantitativos. Além disso, qualquer mudança
inconsciente, porque lenta demais – uma
mutação associada a uma ideologia religiosa, por exemplo – escapa à memória da
sociedade. Podemos encontrar apenas indicações fragmentárias de mudanças nos
registros que não tratam explicitamente da história e, ainda assim, através de
um complicado exercício de interpretação. Isso mostra que a tradição oral não é
uma panaceia para todos os males. Mas na prática, ela se revela uma fonte de
primeira ordem para os últimos séculos. Para um período anterior, seu papel se
reduz, tornando-se mais uma ciência auxiliar da arqueologia. Em relação às
fontes linguísticas e etnográficas, ainda não foi suficientemente explorada, embora
em princípio esses três tipos de fontes devessem, em conjunto, trazer importante
contribuição ao nosso conhecimento da África antiga, assim como faz a
arqueologia.
As
tradições têm comprovado seu valor insubstituível. Não é mais necessário convencer
os estudiosos de que as tradições podem ser fontes úteis de informação. Todo
historiador está ciente disso. O que devemos fazer agora é melhorar nossas técnicas
de modo a extrair das fontes toda a sua riqueza potencial. Essa é a tarefa que
nos espera.
* O texto faz parte da coleção História Geral da África, disponível em sua íntegra no site do Ministério da Educação.
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