O governador do Amazonas, Omar Aziz, lançou nesta quinta-feira, dia 6, o edital com 7.657 vagas para o maior concurso público já realizado pelo governo do Estado para a área da educação. O concurso contempla 3.226 vagas para Manaus e 4.431 vagas para todos os 62 municípios.
Para o nível superior, são 6.297 vagas, distribuídas para os cargos de professor 20 horas (2.923), professor 40 horas (3.000), pedagogo 40 horas (213), bibliotecário (89), nutricionista (18), psicólogo (17), assistente social (11), estatístico (2) e contador (6). Os salários vão de R$ 994,51 a R$ 2.349,78 (ver quadro). Exceto os cargos de professor e pedagogo, todos os demais são para o regime de 30 horas semanais.
Para o cargo de professor, os componentes curriculares são para as áreas dos Anos Iniciais (curso normal superior), Português, Inglês, Artes, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Religião, Ciências, Biologia, Química, Física, Filosofia, Sociologia, Espanhol, Educação Especial I, Educação Especial II, Educação Especial III e Educação Especial IV.
Para quem tem ensino médio, são 757 vagas para assistentes administrativos, com o salário de R$ 746, 71, com 30 horas semanais. Para o ensino fundamental, são 603 vagas para merendeiros, com o salário de 623,36, também com 30 horas semanais.
A organização do concurso é do Centro de Seleção e de Promoção e Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília.
O último concurso realizado pelo governo do Amazonas para a área da educação foi em 2003, que ofereceu 5.998 vagas.
Em entrevista coletiva, o Governador Omar Aziz citou que este é um dos maiores concursos realizados no país e que ele se justifica pela ampliação da rede pública de ensino no Amazonas, sobretudo a rede de escolas de Tempo Integral.
O Seretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, disse que o concurso servirá para o preenchimento de novas vagas funcionais, vagas que surgem a partir do processo de aposentadorias e também dará maior agilidade serviço público educacional, uma vez que serão arrigementados profissionais como bibliotecários, pedagogos, nutricionistas e psicólogos.
Cronograma
As inscrições começam no dia 10 de janeiro e vão até o dia 3 de fevereiro de 2011. As provas serão aplicadas no dia 17 de abril de 2011.
Na capital, as inscrições poderão ser feitas pela internet, no site do Cespe (www.cespe.unb.br). A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também disponibilizará locais com internet em pontos estratégicos da cidade (ver edital) para as pessoas que não tem acesso a rede mundial de computadores.
No interior, as inscrições serão feitas nas escolas determinadas pela Seduc na sede de cada município.
O resultado do concurso será divulgado no mês de julho.
SEDUC LANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
Além do concurso, o governo do Amazonas realizará o Processo Seletivo Simplificado (PSS) visando à contratação de professores em regime temporário para constituir um cadastro de reservas e convocará os selecionados a partir de sua necessidade. Os professores selecionados trabalharão na rede pública estadual de educação, em escolas de Manaus e de todos os 61 municípios do interior do Amazonas.
O certame será coordenado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e os interessados devem se inscrever no site www.concursoscopec.com.br entre os dias 10 e 13 de janeiro.
Para a capital, serão disponibilizadas vagas para professores de Ensino Fundamental dos componentes curriculares de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, História, Geografia, Educação Física, Ciências Naturais, Artes, 1º ao 5º ano, Educação Especial (Libras), Educação Especial (1º ao 5º ano). Educação Especial (5ª a 8ª/Língua Portuguesa) e Educação Especial (6º ao 9º/Matemática).
Ainda para a capital, serão oferecidas vagas para professores de Ensino Médio para os componentes de Artes, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Filosofia e Sociologia.
Interior
Para o interior do Amazonas, serão oferecidas vagas para professores do Ensino Fundamental, nos componentes de 1º ao 5º ano, Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.
Já para o Ensino Médio do interior, os componentes são: Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, EJA/Língua Portuguesa e Língua Inglesa, EJA/Matemática e Física, EJA/Química e Biologia e EJA/História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Para o interior o PSS também selecionará professores para atuar no projeto ‘Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica’, sendo necessário ao interessado ter Licenciatura no Curso Normal Superior/Proformar, Licenciatura ou Pós Graduação.
Procedimento para inscrição
Os candidatos interessados devem realizar suas inscrições no site www.concursoscopec.com.br, a partir do dia 10 de janeiro até as 23h59 do dia 13 de janeiro de 2011, preenchendo e em seguida imprimindo sua ficha de inscrição. Após o preenchimento e impressão da ficha, o candidato deverá dirigir-se ao local de efetivação da inscrição no período de 10 a 14 de janeiro, no período de 8h às 14h.
Na capital, as fichas devem ser entregues nas escolas situadas na zona onde o candidato optou por atuar. Os postos de efetivação do cadastro são os seguintes: E.E Barão do Rio Branco (Distrito 1); E.E Nossa Senhora da Divina Providência ( Distrito 2); E.E Sólon de Lucena (Distrito 3); E.E Presidente Castelo Branco (Distrito 4); E.E Ernesto Penafort (Distrito 5) e Aldeia do Conhecimento Profª Ruth Prestes Gonçalves ( Distrito 6).
Já no interior, as fichas deverão ser entregues nas Coordenadorias da Seduc em: Anamã, Autazes, Barreirinha, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Codajás, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé e Urucurituba.
Cada candidato poderá fazer até duas inscrições (com exceção do Ensino Mediado por tecnologia), neste caso o candidato preencherá duas fichas de inscrição e irá assinar apenas uma disciplina em cada ficha.
Todo documento apresentado para fins de comprovação de experiência profissional deverá conter a função, a data de início e de término do trabalho realizado. No caso do Servidor Público, será aceito a Certidão de Tempo de Serviço ou Declaração de Tempo de Serviço, ambas emitidas pelo setor pessoal ou equivalente.
Remuneração
A remuneração será equivalente às horas contratadas, sendo de R$ 1.174,89 para o regime de 20 horas semanais e de R$ 2.349,78 para os que atuarão em regime de 40 horas semanais.
Após a homologação do resultado do PSS em Diário Oficial, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) convocará os classificados de acordo com a necessidade do quadro, solicitando assim no ato da contratação todos os documentos necessários para sua efetivação.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Em breve, resposta.