EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)
I.
Dominar
linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das
linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e
inglesa.
II.
Compreender
fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento
para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos,
da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III.
Enfrentar
situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e
informações representadas de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
IV.
Construir
argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas,
e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação
consistente.
V.
Elaborar
propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para
elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os
valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
MATRIZ DE
REFERÊNCIA: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.
Competência
de área 1 -
Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e
em outros contextos relevantes para sua vida.
H1 - Identificar as
diferentes linguagens e seus recursos
expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos
sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
H3 - Relacionar
informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a
função social desses sistemas.
H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são
feitos das linguagens
e dos sistemas
de comunicação e informação.
Competência
de área 2 - Conhecer
e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a
informações e a outras culturas e grupos sociais*.
H5 – Associar vocábulos
e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 - Utilizar os
conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as
possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas,
sua função e seu uso social.
H8 - Reconhecer a
importância da produção cultural em LEM
como representação da diversidade cultural e linguística.
*A área 2 será
incluída apenas a partir de 2010
Competência
de área 3 - Compreender e usar a
linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e
formadora da identidade.
H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades
cotidianas de um grupo social.
H10 - Reconhecer a
necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades
cinestésicas.
H11 - Reconhecer a
linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de
desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Competência
de área 4 -
Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e
integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 - Reconhecer
diferentes funções da arte, do trabalho
da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 - Analisar as
diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões
de beleza e preconceitos.
H14 - Reconhecer o valor
da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam
nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Competência
de área 5 -
Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens,
relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função,
organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de
produção e recepção.
H15 - Estabelecer
relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos
do contexto histórico, social e político.
H16 - Relacionar
informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto
literário.
H17 - Reconhecer a
presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio
literário nacional.
Competência
de área 6 -
Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios
de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados,
expressão, comunicação e informação.
H18 - Identificar os
elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e
estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 - Analisar a função
da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
H20 - Reconhecer a
importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da
identidade nacional.
Competência
de área 7 -
Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas
manifestações específicas.
H21 - Reconhecer em
textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a
finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 - Relacionar, em
diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 - Inferir em um
texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela
análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
H24 - Reconhecer no
texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público,
tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência
de área 8 -
Compreender e usar a língua portuguesa
como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do
mundo e da própria identidade.
H25 - Identificar, em
textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as
variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as
variedades lingüísticas a situações específicas de uso social.
H27 - Reconhecer os usos
da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Competência
de área 9 -
Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da
comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do
conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que
lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos
problemas que se propõem solucionar.
H28 - Reconhecer a
função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e
informação.
H29 - Identificar pela
análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
H30 - Relacionar as
tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao
conhecimento que elas produzem.
MATRIZ DE
REFERÊNCIA: MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Competência
de área 1 -
Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
H1 - Reconhecer, no
contexto social, diferentes significados e representações dos números e
operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.
H2 - Identificar
padrões numéricos ou princípios de contagem.
H3 - Resolver
situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 - Avaliar a
razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre
afirmações quantitativas.
H5 - Avaliar propostas
de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.
Competência
de área 2 -
Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da
realidade e agir sobre ela.
H6 - Interpretar a localização e a movimentação
de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço
bidimensional.
H7 - Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
H8 - Resolver
situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.
H9 - Utilizar
conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos
como solução de problemas do cotidiano.
Competência
de área 3 -
Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a
solução de problemas do cotidiano.
H10 - Identificar
relações entre grandezas e unidades de medida.
H11 - Utilizar a noção
de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.
H12 - Resolver
situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 - Avaliar o resultado
de uma medição na construção de um argumento consistente.
H14 - Avaliar proposta
de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a
grandezas e medidas.
Competência
de área 4 -
Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a
solução de problemas do cotidiano.
H15 - Identificar a
relação de dependência entre grandezas.
H16 - Resolver
situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente
proporcionais.
H17 - Analisar
informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção
de argumentação.
H18 - Avaliar propostas
de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
Competência
de área 5 -
Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou
técnico-científicas, usando representações algébricas.
H19 - Identificar
representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20 - Interpretar gráfico
cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21 - Resolver
situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 - Utilizar
conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de
argumentação.
H23 - Avaliar propostas
de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
Competência
de área 6 -
Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de
gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 - Utilizar
informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 - Resolver problema
com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 - Analisar
informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de
argumentos.
Competência
de área 7 -
Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e
sociais e utilizar instrumentos
adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade
para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição
estatística.
H27 - Calcular medidas de
tendência central ou de dispersão de um
conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em
gráficos.
H28 - Resolver
situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
H29 - Utilizar
conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de
argumentação.
H30 - Avaliar propostas
de intervenção na realidade utilizando
conhecimentos de estatística e probabilidade.
MATRIZ DE
REFERÊNCIA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Competência
de área 1 –
Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como
construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no
desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H1 – Reconhecer características ou propriedades
de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em
diferentes contextos.
H2 – Associar a solução
de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente
desenvolvimento científico e tecnológico.
H3 – Confrontar
interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo
do tempo ou em diferentes culturas.
H4 – Avaliar propostas
de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas
de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
Competência
de área 2 –
Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais
em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar
circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 – Relacionar
informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos,
ou sistemas tecnológicos de uso comum.
H7 – Selecionar testes
de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos,
tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de
vida.
Competência
de área 3 –
Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a
processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações
científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas
em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos
naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos,
químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a
importância dos ciclos biogeoquímicos ou
do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem
causar alterações nesses processos.
H10 – Analisar
perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos
poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 – Reconhecer
benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando
estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12 – Avaliar impactos
em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas,
considerando interesses contraditórios.
Competência
de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular
aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos,
aspectos culturais e características individuais.
H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da
vida, prevendo ou explicando a
manifestação de características dos seres vivos.
H14 – Identificar padrões em fenômenos e
processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa,
relações com o ambiente, sexualidade,
entre outros.
H15 –
Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos
biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
H16 – Compreender o
papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na
organização taxonômica dos seres vivos.
Competência
de área 5 –
Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em
diferentes contextos.
H17 – Relacionar informações apresentadas em
diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas,
químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações
matemáticas ou linguagem simbólica.
H18 – Relacionar propriedades físicas,
químicas ou biológicas de produtos,
sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19 – Avaliar métodos,
processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para
diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Competência
de área 6 –
Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar,
avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H20 – Caracterizar
causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos
celestes.
H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para
interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da
termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
H22 – Compreender
fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas
manifestações em processos naturais ou
tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou
ambientais.
H23 – Avaliar
possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes
específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou
econômicas.
Competência
de área 7 –
Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema,
interpretar, avaliar ou planejar
intervenções científico-tecnológicas.
H24 – Utilizar códigos e
nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou
transformações químicas.
H25 – Caracterizar materiais ou substâncias,
identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas
ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26 –
Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou
no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações
químicas ou de energia envolvidas nesses processos.
H27
– Avaliar propostas de intervenção no
meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou
benefícios.
Competência
de área 8
– Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema,
interpretar, avaliar ou planejar
intervenções científico-tecnológicas.
H28
– Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou
com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em
ambientes brasileiros.
H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que
utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a
produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.
H30
– Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas
que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do
ambiente.
MATRIZ DE
REFERÊNCIA: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Competência
de área 1 - Compreender os
elementos culturais que constituem as
identidades
H1 - Interpretar historicamente e/ou
geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 - Analisar a
produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as
manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de
vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as
manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes sociedades.
Competência
de área 2 -
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços
geográficos.
H7 - Identificar os
significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no
que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de
problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico
das organizações políticas e
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a
dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação
da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência
de área 3 - Compreender a
produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas,
associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar
registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel
da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais
que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar
diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,
sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das
instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais,
sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Competência de área 4 - Entender as
transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção,
no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das
técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o
impacto das novas tecnologias no
processo de territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou
circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas
e tecnológicas que determinam as várias
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou
contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao
mundo do trabalho.
Competência
de área 5 - Utilizar os
conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da
cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na
sociedade.
H21 - Identificar o
papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a
importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar
cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar
estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência
de área 6 -
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em
diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes diversas o processo
de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da
sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou)
geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os
impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais
na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas
pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e
degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
ANEXO
Objetos de
conhecimento associados às Matrizes de Referência
1. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
• Estudo do texto: as sequências discursivas e
os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação - modos de
organização da composição textual;
atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes
esferas sociais - públicas e privadas.
• Estudo das práticas corporais: a linguagem
corporal como integradora social e formadora de identidade - performance corporal e identidades juvenis;
possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades
sobre os corpos masculino e feminino na sociedade
atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o
corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e
autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
• Produção e recepção de textos artísticos:
interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de
identidade e cidadania - Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o
contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade,
as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da
obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança:
estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da
comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens
artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas
estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e
multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções
estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades
especiais educacionais.
• Estudo do texto literário: relações entre
produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de
construção e recepção de textos - produção literária e processo social;
processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos
literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional;
relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária
nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da
literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos
de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e
formas diversas.; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do
texto
literário
e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação
literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário;
relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
• Estudo dos aspectos linguísticos em
diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção
e recepção de textos - organização da macroestrutura semântica e a
articulação entre ideias e proposições
(relações lógico-semânticas).
• Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos:
argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos
de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos
interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa
do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
• Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística
- uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é
constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro
linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso
dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de
articulação das sequências dos textos ou à construção da micro estrutura do texto.
• Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da
comunicação e informação: impacto e função social - o texto literário típico da cultura de massa:
o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na
comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a
função social das novas
tecnologias.
2. Matemática e suas Tecnologias
• Conhecimentos numéricos: operações em
conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades,
divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações
de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de
contagem.
• Conhecimentos geométricos: características
das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e
escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias
de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema
de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do
ângulo agudo.
• Conhecimentos de estatística e probabilidade:
representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e
mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
• Conhecimentos algébricos: gráficos e funções;
funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais
e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e
funções trigonométricas.
• Conhecimentos algébricos/geométricos: plano
cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas
de equações.
3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
3.1 Física
• Conhecimentos
básicos e fundamentais - Noções de ordem
de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de
regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e
mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis.
Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e
escalares. Operações básicas com vetores.
• O movimento, o equilíbrio e a descoberta de
leis físicas - Grandezas fundamentais da
mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força
e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do
movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e
suas regularidades observáveis. Conceito
de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e
quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de
movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a idéia de ponto material.
Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de
movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque).
Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso,
força normal de contato e tração.
Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos
circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos
históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e
Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão
hidrostática.
• Energia, trabalho e potência - Conceituação de trabalho, energia e potência.
Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia
mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia
potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.
• A Mecânica e o funcionamento do Universo
- Força peso. Aceleração gravitacional.
Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes.
Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre
a origem do universo e sua evolução.
• Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de
Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies
equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de
Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas:
tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes
contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos.
Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos
elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo
magnético terrestre.
•
Oscilações, ondas, óptica e
radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica
geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples.
Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, freqüência, ciclo. Propagação:
relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes
meios de propagação.
• O calor e os fenômenos térmicos - Conceitos
de calor e de temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e
equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução do
calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de
transformação. Comportamento de Gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos
térmicos de uso cotidiano. Compreensão de
fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
3.2 Química
•
Transformações Químicas -
Evidências de transformações químicas.
Interpretando transformações químicas. Sistemas Gasosos: Lei dos gases.
Equação geral dos gases ideais, Princípio de Avogadro, conceito de molécula;
massa molar, volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. Misturas
gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Átomos e sua
estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica. Elementos
químicos e Tabela Periódica. Reações químicas.
• Representação das transformações químicas
- Fórmulas químicas. Balanceamento de
equações químicas. Aspectos quantitativos das transformações químicas. Leis
ponderais das reações químicas. Determinação de fórmulas químicas. Grandezas
Químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro. Cálculos
estequiométricos.
• Materiais, suas propriedades e usos -
Propriedades de materiais. Estados físicos de materiais. Mudanças de estado.
Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias químicas: classificação e
características gerais. Metais e Ligas metálicas. Ferro, cobre e alumínio.
Ligações metálicas. Substâncias iônicas: características e propriedades.
Substâncias iônicas do grupo: cloreto,
carbonato, nitrato e sulfato. Ligação
iônica. Substâncias moleculares: características e propriedades.
Substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligação
Covalente. Polaridade de moléculas. Forças intermoleculares. Relação entre estruturas,
propriedade e aplicação das substâncias.
• Água - Ocorrência e importância na vida animal e vegetal. Ligação, estrutura e
propriedades. Sistemas em Solução
Aquosa: Soluções verdadeiras, soluções
coloidais e suspensões. Solubilidade. Concentração das soluções. Aspectos
qualitativos das propriedades
coligativas das soluções. Ácidos, Bases, Sais e Óxidos: definição,
classificação, propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácidos e
base. Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade
elétrica, reação com metais, reação de neutralização.
•
Transformações Químicas e Energia -
Transformações químicas e energia calorífica. Calor de reação. Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess.
Transformações químicas e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais
padrão de redução. Pilha. Eletrólise. Leis de Faraday. Transformações
nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reações de fissão e fusão
nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos.
• Dinâmica das Transformações Químicas - Transformações Químicas e velocidade.
Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a velocidade de
reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador.
• Transformação Química e Equilíbrio - Caracterização do sistema em equilíbrio.
Constante de equilíbrio. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH.
Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio.
Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano.
•
Compostos de Carbono -
Características gerais dos compostos orgânicos. Principais funções
orgânicas. Estrutura e propriedades de Hidrocarbonetos. Estrutura e
propriedades de compostos orgânicos oxigenados. Fermentação. Estrutura e
propriedades de compostos orgânicos
nitrogenados. Macromoléculas naturais e sintéticas. Noções básicas sobre
polímeros. Amido, glicogênio e celulose. Borracha natural e sintética.
Polietileno, poliestireno, PVC, Teflon, náilon. Óleos e gorduras, sabões e
detergentes sintéticos. Proteínas e enzimas.
• Relações da Química com as Tecnologias, a
Sociedade e o Meio Ambiente - Química no cotidiano. Química na agricultura e na
saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos
científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou
produção de substâncias químicas. Indústria Química: obtenção e utilização do
cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e
Metalurgia. Poluição e tratamento de
água. Poluição atmosférica. Contaminação e proteção do ambiente.
• Energias Químicas no Cotidiano - Petróleo,
gás natural e carvão. Madeira e hulha. Biomassa. Biocombustíveis. Impactos
ambientais de combustíveis fosseis. Energia nuclear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso
de energia nuclear.
3.3
Biologia
•
Moléculas, células e tecidos - Estrutura e fisiologia celular: membrana,
citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas
celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energético:
fotossíntese e respiração. Codificação da informação genética. Síntese
protéica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e vegetais. Origem
e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de
biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.
Aplicações de tecnologias relacionadas
ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação
criminal e identificação de indivíduos.
Aspectos
éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e
sustentabilidade.
• Hereditariedade e diversidade da vida - Princípios básicos que regem a transmissão de
características hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a
hereditariedade. Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos
e anticorpos. Grupos sangüíneos, transplantes e doenças auto-imunes. Neoplasias
e a influência de fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas. Aconselhamento
genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos da formação e
manutenção da diversidade biológica.
• Identidade dos seres vivos - Níveis de organização dos seres vivos. Vírus,
procariontes e eucariontes. Autótrofos e
heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as grandes
linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados
nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação
desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia e fisiologia humana. Evolução humana.
Biotecnologia e sistemática.
• Ecologia e ciências ambientais - Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos.
Habitat e nicho ecológico. A comunidade
biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres
vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia
no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de
recursos naturais. Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa;
desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar. Conservação e
recuperação de ecossistemas. Conservação da biodiversidade. Tecnologias
ambientais. Noções de saneamento básico. Noções de legislação ambiental: água,
florestas, unidades de conservação; biodiversidade.
• Origem e evolução da vida - A biologia como
ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem
do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evolução. Explicações
pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria evolutiva de Charles
Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre
ambientes naturais e sobre populações humanas.
• Qualidade de vida das populações humanas -
Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores
sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Principais
doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros.
Doenças sexualmente transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido
de drogas; gravidez na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública.
Exercícios físicos e vida saudável. Aspectos biológicos do desenvolvimento
sustentável. Legislação e cidadania.
4. Ciências Humanas e suas Tecnologias
• Diversidade cultural, conflitos e vida em
sociedade o Cultura Material e
imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. o A Conquista da América. Conflitos entre europeus
e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena
e africana na América. História cultural
dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na
formação
da sociedade brasileira. o História dos
povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira. Movimentos culturais no
mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
• Formas de organização social, movimentos
sociais, pensamento político e ação do Estado o
Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a
partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa
Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de
reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política
das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a
construção da nação. O desenvolvimento
do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX
e XX. Políticas de colonização,
migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX. A atuação dos grupos sociais e os grandes
processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução
Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e
conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da
África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.
Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi-fascista,
franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina:
Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos político-culturais
pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX
e XXI. A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis,
humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições
brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades,
pobreza e segregação espacial.
• Características e
transformações das estruturas produtivas
o
Diferentes
formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, Socialismo
e suas diferentes experiências.
o
Economia
agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período
colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia.
o
Revolução
Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no
processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na
estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de
produção e seus impactos.
o
A
industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e
trabalhistas.
o
A
globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas conseqüências
econômicas, políticas e sociais.
o
Produção
e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas
agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados
do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
• Os domínios naturais e a relação do ser
humano com o ambiente
o
o Relação homem-natureza, a apropriação dos
recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas
no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos
hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos.
o
o As questões ambientais contemporâneas:
mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da
camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais
ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação,
corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico.
o
o Origem e evolução do conceito de
sustentabilidade.
o
o Estrutura interna da terra. Estruturas do
solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo.
o
o Situação geral da atmosfera e classificação
climática. As características
climáticas
do território brasileiro.
o
o Os grandes domínios da vegetação no Brasil e
no mundo.
• Representação espacial
o
o Projeções cartográficas; leitura de mapas
temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.
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