Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 20 de agosto de 2011

UFAM - PSC: Tópicos para estudo - 3ª Etapa


LÍNGUA PORTUGUESA
Texto: Leitura e compreensão: estrutura do texto, partes, relação entre as partes. Plano de conteúdo: tema e sua delimitação; ideia principal, ideias secundárias, ideias implícitas e explícitas.  Plano linguístico: significação de palavras e expressões no conteúdo; recursos expressivos; relação de sentido entre elementos do texto; coesão textual. Tipos de texto: informativos, lúdicos, notícias, reportagens, editoriais, epistolares, publicitários, humorísticos (charges). Textos literários: crônica, conto, fábula, relato.
Fonética e fonologia: Fonemas: conceito, produção, classificação. Encontros vocálicos, consonantais e dígrafos. Ortoépia e prosódia. 
Morfologia:  Estrutura das palavras: radical, raiz, vogal temática, tema, afixos, desinências, vogais e consoantes de ligação, cognatos, palavras primitivas e derivadas, palavras simples e compostas. Processos de formação de palavras: derivação, composição, redução, hibridismo, onomatopéias, prefixos, sufixos, radicais gregos e latinos.
Sintaxe: Período composto por coordenação e subordinação. Orações coordenadas. Orações subordinadas: substantivas, adjetivas, adverbiais. Orações reduzidas de gerúndio, infinitivo e particípio. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação. Funções do “que” e do “se”.


LITERATURA BRASILEIRA
Tipos de discurso na prosa: direto, indireto e indireto livre.
A linguagem poética:  o verso tradicional e suas diferentes medidas. Recursos da versificação. Classificação das rimas. Conotação e figuras de linguagem. 
Modernismo: Movimentos de vanguarda na Europa: futurismo, dadaísmo, cubismo, expressionismo e surrealismo. A vanguarda portuguesa e sua relação com o Brasil: Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro. A exposição de Anita Malfatti e a Semana de Arte Moderna. Características da 1ª fase do Modernismo. Os papéis destacados de Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Outros autores de destaque dessa fase: Menotti del Picchia, Antônio de Alcântara Machado, Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Raul Bopp. A 2ª fase do Modernismo. Características da poesia e da prosa. Principais poetas do período: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Murilo Mendes, Vinícius de Moraes. Principais prosadores: Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz.
Pós-modernismo: Características do período. A poesia de João Cabral de Melo Neto. A ficção experimental de Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Vanguardas poéticas: concretismo, poesia-práxis, poesia-processo. Outros autores de destaque do período: Antonio Callado, Autran Dourado, Caio Fernando Abreu, José J. Veiga, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, Ignácio de Loyola Brandão, João Antônio, João Ubaldo Ribeiro, Josué Montello, Lygia Fagundes Telles, Márcio Souza, Mário Quintana, Rubem Braga, Rubem Fonseca.
O Teatro: Principais dramaturgos e sua obra: Ariano Suassuna, Augusto Boal, Chico Buarque de Holanda, Dias Gomes, Gianfrancesco Guarnieri, Joracy Camargo, Jorge Andrade, Millôr Fernandes, Oduvaldo Viana Filho, Nelson Rodrigues, Paulo Pontes, Plínio Marcos.
Obras literárias: 1. Macunaíma - Mário de Andrade
                             2. Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto

LÍNGUA ESTRANGEIRA
Para a prova de Língua Estrangeira, não há um programa específico. O que se pretende é apenas verificar se o candidato possui os conhecimentos fundamentais do idioma que escolheu. Assim sendo, a prova procurará levar em consideração a experiência que o Ensino Médio proporciona aos estudantes. Ela versará sobre compreensão de textos, com domínio de um vocabulário básico e da estrutura gramatical da língua.


HISTÓRIA
Antiguidade Ocidental:  As sociedades clássicas escravistas. O mundo grego: das sociedades pré-helênicas à formação da Pólis. Modelos de Póleis: Atenas, Esparta e Tebas. O mundo Helenístico; Roma: Realeza, República e Império; crise do escravismo; surgimento e evolução do Cristianismo; queda do Império Romano no Ocidente e formação dos reinos germânicos.
Europa Medieval:  Alta Idade Média: dos Reinos Germânicos ao Sacro Império Romano-Germânico; a gestação do Feudalismo. Baixa Idade Média: A dinâmica feudal: as revoluções demográfica e agrícola; a economia senhorial; a revolução urbano-industrial; A Cristandade medieval; Crise do mundo feudal (séculos XIV- XV). Os Mundos paralelos: O Império Bizantino e o Islã.
A Modernidade: Humanismo e Renascimento. Reforma e Contra-Reforma; Expansão Ultramarina européia; Formação do Estado Moderno e Mercantilismo; A conquista da América espanhola, portuguesa e inglesa. Iluminismo e Despotismo esclarecido; A crise do Antigo Regime; As revoluções Inglesa e Francesa; Revolução Industrial e consolidação do capitalismo no século XVIII.
Mundo contemporâneo: O Império Napoleônico; As Revoluções Liberais; O processo de emancipação das colônias americanas: EUA e América Latina; A Formação dos EUA; O movimento operário e o advento do socialismo; A Unificação dos Estados italiano e alemão; As transformações do capitalismo; Imperialismo e Neo-Colonialismo; A Primeira Guerra Mundial; A Revolução Russa; A Crise de 1929 e seus reflexos na economia mundial; Ascensão dos regimes totalitários na Europa; A Segunda Guerra Mundial; O Mundo Pós- 2ª. Guerra: A Bipolaridade Mundial - Capitalismo x Socialismo; A Guerra Fria; A Descolonização Afro-asiática: A não-violência, O Apartheid, A Guerra do Vietnã; O Terceiro Mundo: A política Norte-Americana em relação à América Latina; A Nova Ordem Mundial: A crise do socialismo real e a hegemonia do capitalismo neoliberal, a globalização, a nova ordem transnacional, o terrorismo global; O Oriente Médio e a África; Sociedade e cultura pós-45 até os dias atuais. 

GEOGRAFIA
Localização e orientação: A ciência cartográfica. Escalas. Projeções cartográficas. Representações do relevo terrestre (curva de nível). Coordenadas geográficas. Mapas. Fusos horários. Tecnologias modernas aplicadas à Cartografia. 

A formação da Terra: Teoria da Deriva e Tectônica de Placas. Camadas da Terra. Estrutura geológica. Formação do relevo: agentes endógenos e exógenos. Principais tipos de relevo: terrestre e submarino. Tipos de rochas. A formação do solo.
Clima e hidrografia: As camadas da atmosfera. O clima (fatores, elementos, tipos). Fenômenos climáticos (El Niño, La Niña, efeito estufa, inversão térmica, ilha de calor e chuva ácida). O clima e a vegetação: as grandes paisagens naturais do globo. Bacias hidrográficas: divisores, nascentes, foz e tipos de rios. 
Indústria, tecnologia e produção do espaço: A Revolução Industrial. A produção do espaço geográfico e a industrialização. A organização do trabalho nas indústrias no século XX: taylorismo, fordismo e toyotismo. Tecnologia e modernidade: As desigualdades econômicas entre os países. Geopolítica mundial. Os grandes blocos regionais da atualidade. Conflitos internacionais.
Campo e cidade: O espaço agrário:  tecnologia e agricultura. Os sistemas agrícolas. Relação entre a indústria e agricultura. Espaço urbano do mundo contemporâneo: urbanização, rede e hierarquia urbana, megalópoles, metropolização e problemas urbanos.  
População: Teorias demográficas. Estrutura. Emprego e renda. Dinâmica populacional e fluxos migratórios internacionais. 

MATEMÁTICA
Conhecimentos numéricos: Conjunto dos Números Complexos, Operações, forma algébrica, representação geométrica no plano, forma trigonométrica, Fórmula de Moivre, Potências, raízes e equações.
Conhecimentos algébricos: Polinômios, operações com polinômios, igualdades de polinômios, grau e dispositivo prático de Briot-Ruffini, equação polinomial, raízes, número de raízes. 
Conhecimentos algébricos/geométricos: Plano cartesiano; Distâncias (entre ponto, reta e plano); Ponto médio de um segmento; Área de um triângulo dado seus vértices; Equações (retas, planos e cônicas); Posições Relativas (ponto, reta, plano e cônicas).  

BIOLOGIA
Diversidade dos seres vivos: Sistema de classificação. Regras de nomenclatura. Vírus. Reino Monera, Protista, Fungi, Plante e Animália: aspectos gerais, anatomia, fisiologia, reprodução e suas inter-relações. 

Origem e evolução da vida: A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evolução. Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
Ecologia e ciências ambientais: Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Habitat e nicho ecológico. A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de recursos naturais. Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico. Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.
Qualidade de vida das populações humanas: Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável. Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável. Legislação e cidadania.

FÍSICA 
Fenômenos elétricos: Carga elétrica e corrente elétrica.  Lei de Coloumb. Campo elétrico e potencial elétrico.  Linhas de campo.   Superfícies equipotenciais.   Poder das pontas.  Blindagem. Capacitores: capacitância, capacitores de placas paralelas, assodação de capacitores em serie e em paralelo.   Dielétricos e constante dielétrica. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. 

Fenômenos magnéticos e ondas eletromagnéticas: Campo magnético de correntes e ímãs. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre. Indução magnética. Lei de Ampère. Campo magnético de uma corrente num condutor retilineo e num solenóide. Forças sobre condutores elétricos percorridos por correntes elétricas. Noções sobre propriedades magnéticas da matéria. Fluxo magnético. Lei de Faraday. Transformador. Ondas eletromagnéticas.
Física moderna: Radiação do corpo negro. Efeito fotoelétrico. Dualidade onda-partícula. Átomo de Bohr. Radioatividade.

QUÍMICA 
Compostos de carbono: Características do átomo de carbono.  Hibridização.  Ligações.  Fórmula estrutural. Classificação das cadeias carbônicas.
Funções orgânicas: Hidrocarbonetos: estrutura, nomenclatura, propriedades e reações.  Compostos orgânicos oxigenados: estrutura, nomenclatura, propriedades e reações.  Compostos orgânicos nitrogenados: estrutura, nomenclatura, propriedades e reações.
Isomeria: Isomeria plana e espacial. Nomenclatura. Conceitos fundamentais.
Macromoléculas naturais e sintéticas: Noções básicas e obtenções de polímeros. Biomoléculas (glicídios, lipídios, aminoácidos, proteínas). Polímeros sintéticos (polietileno, poliestireno, PVC, teflon, náilon, borracha, etc.).
Química Tecnológica: Química na agricultura, alimento e saúde.  Principais produtos usados e seus efeitos no meio ambiente.
Energias Químicas: Petróleo, gás natural, carvão, biocombustíveis.  Impactos ambientais na utilização dos diferentes tipos de energias químicas. 

Clique aqui para visualizar os Tópicos da  e da 2ª Etapa


Um comentário:

  1. Valeu por esse post ... estou em 2018 e ainda eh util

    Digito OBRIGADO, mesmo sabendo q ninguem lerah esse comentario.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas