Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 23 de agosto de 2011

UFAM - PSC: Tópicos para estudo - 2ª Etapa

LÍNGUA PORTUGUESA
Fonologia: Ortografia: acentuação gráfica e emprego do hífen. Emprego das letras iniciais maiúsculas. Emprego de certas letras ou dígrafos: x ou ch; g ou j; s, c, ç, sc ou x; s ou z; e ou i; o ou u. 
Morfologia: Conjugação de verbos. Tempos simples e compostos. Verbos regulares, irregulares e anômalos; defectivos e abundantes. As vozes verbais. Estrutura mórfica das formas verbais.
Sintaxe: Funções sintáticas do substantivo, do adjetivo, do numeral, do pronome e do advérbio. Ordem direta e inversa. Colocação dos pronomes átonos: próclise, mesóclise e ênclise. Colocação dos pronomes átonos nos tempos compostos e nas locuções verbais. Regência nominal e verbal. Mudança de regência e mudança de sentido. Regência de nomes e verbos de uso freqüente. Emprego dos pronomes relativos precedidos de preposição. Uso da crase. Concordância nominal: regra geral e casos especiais. Concordância de certas palavras e expressões: meio, mesmo, próprio, só, anexo, incluso, bastante, caro, barato, longe, é proibido, é necessário, é muito, é bastante, é suficiente. Concordância verbal: regra geral e casos especiais. Concordância com verbos impessoais. Silepse de gênero, de número e de pessoa. 

LITERATURA BRASILEIRA
A Poesia Romântica: Características da prosa romântica. Joaquim Manuel de Macedo. Manuel Antônio de Almeida. José de Alencar. A corrente indianista. Os sertanistas: Bernardo Guimarães e Visconde de Taunay. 
O Realismo: Principais autores realistas e suas obras: Machado de Assis e Raul Pompéia. A vertente naturalista e Aluísio Azevedo. Características da poesia parnasiana. Principais parnasianos: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.
O Simbolismo: Características da poesia simbolista. Principais simbolistas: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens. 
O Pré-modernismo: A poesia de Augusto dos Anjos. Euclides da Cunha. Monteiro Lobato. Lima Barreto. Graça Aranha.

HISTÓRIA
Expansão marítima e comercial portuguesa e a constituição de um Império Colonial no Mundo Ultramarino; construção territorial da América Portuguesa: As capitanias Hereditárias e o Estado do Brasil; bases econômicas, organização e funcionamento da administração lusitana no Estado do Brasil; As invasões francesas e holandesas; a América Portuguesa sob o domínio espanhol: o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão e Grão-Pará; Atividades econômicas: do escambo à mineração; o Período Pombalino; a crise do Antigo Sistema Colonial: Insurreições baiana e mineira; religião e sociedade no Brasil colonial: a cristianização dos povos indígenas, a presença da Inquisição, a religiosidade popular, as várias faces da sociedade colonial: da nobreza aos “desclassificados”.
O processo de emancipação política do Brasil:  da chegada da Família Real à proclamação da Independência; a construção do Estado Nacional Brasileiro e as crises políticas no Primeiro Reinado; o Período Regencial: as revoltas provinciais e a consolidação do Estado; Auge e crise da sociedade escravista no Segundo Reinado: a imigração européia e a expansão da economia cafeeira, o Brasil nos conflitos da bacia do Prata, a campanha abolicionista e a emancipação dos escravos; crise da Monarquia e o movimento republicano.
O Brasil na Primeira República:  os movimentos sociais rurais e urbanos, o poder das elites rurais e a consolidação do Estado republicano, as crises político-econômicas dos anos 1920; Manifestações culturais na “República Velha”; A ascensão de Getúlio Vargas, o fim da “República Velha” e a “modernização autoritária”: legislação social, Estado corporativista, movimentos ideológicos de caráter totalitário; o Estado Novo: o Brasil sob a ditadura varguista; populismo e inclusão social no Brasil pós-2ª. Guerra: os governos de Eurico Gaspar Dutra, Getulio Vargas e Juscelino Kubitschek; a crise do populismo: os governos de Jânio Quadros e João Goulart e o golpe militar de 1964; o Regime dos governos militares e o desenvolvimentismo: repressão política, integracionismo, “milagre econômico”, abertura política; o fim do Regime Militar e a Nova
República: o processo de redemocratização e as políticas econômicas nos governos de José Sarney e Fernando Collor; o Brasil na era da globalização: os governos de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva; movimentos artístico-culturais no Brasil contemporâneo: da “bossa nova” ao “rock nacional”, do “axé-music” ao “funk”.


GEOGRAFIA
Brasil: Organização político-administrativa e divisões regionais. Características físicas do território brasileiro: estrutura geológica, relevo, hidrografia, clima, vegetação, solos e recursos minerais.
Atividades econômicas: Antecedentes da industrialização brasileira. A internacionalização da economia. Os principais centros industriais. As fontes de energia. Combustíveis fósseis. O potencial hidroelétrico. Exploração dos recursos naturais. Impactos ambientais. O contexto das políticas territoriais ambientais: unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ambiental. 
A questão agrária no Brasil:  Estrutura fundiária. Conflitos no campo. MST. Reforma agrária. Sistemas agrícolas e de criação. Principais produções agropecuárias e o agro negócio.
Rede de transportes no Brasil: Rodovias. Ferrovias. Hidrovias.
A população brasileira: Dinâmica demográfica, Estrutura e composição, PEA (População Economicamente Ativa), IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), migrações internas, emigração e imigração.
Urbanização: O processo de urbanização no Brasil. Rede e hierarquia urbana. Funções urbanas. Os problemas urbanos.

MATEMÁTICA
Conhecimentos numéricos: Princípio de contagem; Fatorial, permutação simples, permutação com repetição, arranjos simples, combinação simples; Números binomiais e Triângulos de Pascal; Desenvolvimento do Binômio de Newton e termo geral do binômio.
Conhecimentos geométricos: Posições relativas entre pontos, retas e planos; Projeções ortogonais; Diedros, ângulos poliédricos, Triedros, Poliedros Convexos; Características dos sólidos geométricos; grandezas, unidades de medidas e escalas; comprimentos e volumes; ângulos, simetria de sólidos geométricos; equivalência entre sólidos, Princípio de Cavalieri. Inscrição e circunscrição de sólidos. Poliedros de Platão, Relação de Euler.
Conhecimentos de estatística e probabilidade: Representação e análise de dados; Medidas de tendência central (médias, moda e mediana); Desvios e Variâncias; Noções de Probabilidade.
Conhecimentos algébricos: Matrizes, Operações com matrizes, matriz inversa; Determinantes. Cálculo e propriedades dos determinantes; Sistemas Lineares, Classificação, resolução e discussão de sistemas lineares. 

BIOLOGIA
Identidade dos seres vivos: Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia e fisiologia humana e animal. Evolução humana. Biotecnologia e sistemática. Fecundação e reprodução nos seres vivos. Fecundação e reprodução humana.
Hereditariedade e diversidade da vida: Origem da Genética e Biologia Celular. Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. Genética mendeliana. Interação gênica. Cruzamento teste. Ausência de dominância. Genes letais. Construção de mapas cromossômicos. Diferentes mecanismos de determinação do sexo. Herança ligada ao sexo. Polialelia. Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos e anticorpos. Grupos sangüíneos, transplantes e doenças auto-imunes. Genealogia. Probabilidade. Neoplasias e a influência de fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas. Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica. Genética de populações. 

FÍSICA 
Temperatura, calor e fenômenos térmicos: Conceitos de calor e de temperatura.  Termômetros e escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico.  Capacidade calorífica e calor específico. Trasmissão de calor: condução, convecção e irradiação. Dilatação térmica. Mudanças de fase e calor latente de transformação. Comportamento de gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
Oscilações, ondas e óptica: Feixes e frentes de ondas. Caráter ondulatório da luz, cores e frequência. Reflexão, refração, difração interferência e polarização da luz. Óptica geométrica: espelhos planos e esféricos, lentes. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. O olho humano. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Caráter ondulatório do som, frequência e timbre. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Intensidade e nível de intensidade sonora. Ondas em diferentes meios de propagação.

QUÍMICA 
Estudo dos Gases: Sistemas Gasosos: Lei dos gases.  Equação geral dos gases ideais. Princípio de Avogadro, conceito de moléculas, massa molar, volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. Misturas gasosas.
Soluções: Ocorrência e importância na vida animal e vegetal.   Ligação, estrutura e propriedades. Sistemas em Solução Aquosa: Soluções verdadeiras, soluções coloidais e suspensões. Solubilidade. Concentração das soluções.  Aspectos qualitativos das propriedades coligativas das soluções. 
Termoquímica: Transformações químicas e energia. Calor de reação. Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess.
Cinética Química: Reações químicas e velocidade. Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador.
Equilíbrio Químico: Caracterização do sistema em equilíbrio. Constante de equilíbrio. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH. Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano.
Reações de Oxirredução: Transformações químicas e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potencias padrão de redução. Pilha. Eletrólise. Leis de Faraday. Célula combustível como energia alternativa.
Radioatividade: Transformações nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reações de fissão e fusão nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos. Energia nuclear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.

Clique aqui para visualizar os Tópicos da e da Etapa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas