1. (Puccamp) Preparando seu livro
sobre o imperador Adriano, Marguerite Yourcenar encontrou numa carta de
Flaubert esta frase: "Quando os deuses tinham deixado de existir e o
Cristo ainda não viera, houve um momento único na história, entre Cícero e
Marco Aurélio, em que o homem ficou sozinho". Os deuses pagãos nunca
deixaram de existir, mesmo com o triunfo cristão, e Roma não era o mundo, mas
no breve momento de solidão flagrado por Flaubert o homem ocidental se viu
livre da metafísica - e não gostou, claro. Quem quer ficar sozinho num mundo
que não domina e mal compreende, sem o apoio e o consolo de uma teologia,
qualquer teologia?
(Luiz
Fernando Veríssimo. Banquete com os deuses)
A
compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o
pensamento medieval, cujo pressuposto é
a) o antropocentrismo: a valorização
do homem como centro do Universo e a crença no caráter divino da natureza
humana.
b) a escolástica: a busca da salvação
através do conhecimento da filosofia clássica e da assimilação do paganismo.
c) o panteísmo: a defesa da
convivência harmônica de fé e razão, uma vez que o Universo, infinito, é parte
da substância divina.
d) o positivismo: submissão do homem
aos dogmas instituídos pela Igreja e não questionamento das leis divinas.
e) o teocentrismo: concepção
predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o
centro do Universo.
2. (UFPA) Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:
a) a servidão representou, sobretudo na França e na península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.
b) os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.
c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.
d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.
e) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.
3. (Faap) A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de "Confissões" e "Consolação da Filosofia", respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a:
a) Sofística
b) Epicurista
c) Escolástica
d) Existencialista
e) Fenomenológica
4.
(Fgv) As principais características do feudalismo eram:
a) Sociedade de ordens, economia
levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela
religiosidade.
b) Sociedade estamental, economia
tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade
marcada pela ausência do cristianismo.
c) Sociedade de ordens, economia
terciária e competitiva, centralização política e mentalidade hedonista.
d) Sociedade de ordens, economia
agrária e auto-suficiente, fragmentação política e mentalidade fortemente
influenciada pela religiosidade.
e) Sociedade estamental, economia
voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade
religiosa.
5.
(Fuvest) "O Feudalismo medieval nasceu no seio de uma época infinitamente
perturbada. Em certa medida, ele nasceu
dessas mesmas perturbações. Ora, entre
as causas que contribuíram para criar ou manter um ambiente tão tumultuado,
algumas existiram completamente estranhas à evolução interior das sociedades europeias."
(Marc Bloch, A SOCIEDADE FEUDAL)
a) às invasões dos turcos, lombardos e
mongóis que a Europa sofreu nos séculos IX e X, depois do esfacelamento do
Império Carolíngio.
b) às invasões prolongadas e
devastadoras dos sarracenos, húngaros e vikings na Europa, nos séculos IX e X
(ao Sul, Leste e Norte respectivamente), depois do esfacelamento do Império
Carolíngio.
c) às lutas entre camponeses e
senhores no campo e entre trabalhadores e burgueses nas cidades, impedindo
qualquer estabilidade social e política.
d) aos tumultos e perturbações
provocadas pelas constantes fomes, pestes e rebeliões que assolavam as áreas
mais densamente povoadas da Europa.
e) à combinação de fatores externos
(invasões e introdução de novas doutrinas e heresias) e internos (escassez de
alimentos e revoltas urbanas e rurais).
6.(Mackenzie)
O ano de 1054 foi marcado pelo "Cisma do Oriente". Após um longo
processo de conflitos, ocorreu a ruptura entre o papado romano e o patriarca de
Constantinopla, ocasionando:
a) a criação da igreja Cristã Ortodoxa
Grega.
b) a transferência da sede do papado
para a cidade de Avignon.
c) o conflito denominado Querela das
Investiduras.
d) a fundação da Igreja Cristã
Protestante.
e) a divisão do Clero em secular
ortodoxo e regular monástico.
7.
(FGV) Na Idade Média, desenvolveram-se dentro da Igreja, instituições que
tinham corporações de mestres e aprendizes, com privilégios e autonomia
administrativa, e significaram importante avanço intelectual.
O texto anterior refere-se:
a) às Irmandades;
b) aos Museus;
c) às Bibliotecas;
d) aos Conventos;
e) às Universidades.
8.
(Mackenzie) A respeito do Sistema Feudal, assinale a alternativa correta.
a) A sociedade feudal era estática e
não permitia a mobilidade social, era uma sociedade de castas - dela faziam
parte quatro ordens hierarquizadas: os nobres, o clero, os servos e os
escravos.
b) Consistia em um sistema de relações
onde os vassalos doavam terras aos seus suseranos, que ficavam obrigados a
pagar impostos nas formas de produtos e serviços.
c) Esse sistema foi condenado pela
Igreja Católica, que não concordava com as exigências senhoriais que
sobrecarregavam os camponeses.
d) Através do domínio político,
exercido por meio da violência e da obediência aos costumes, o servo era
obrigado a prestar trabalhos e serviços ao Senhor Feudal.
e) A principal fonte de lucro era o
excedente de produção, oriundo do trabalho servil e livremente comercializado
pelos senhores feudais e servos.
9.
(Puccamp) Valendo-se de sua crescente influência religiosa, a Igreja passou a
exercer importante papel em diversos setores da vida medieval,
a) como por exemplo nas Universidades,
onde disseminaram o cultivo das línguas nacionais.
b) inclusive estimulando o avanço da
ciência, sobretudo da medicina.
c) impedindo a divulgação de
conhecimentos científicos através do estabelecimento do Index.
d) pois, enriquecida com as grandes
doações de terras feitas pela burguesia, passou a se omitir, não se preocupando
mais com a construção de Igrejas e Mosteiros.
e) servindo como instrumento de
homogeneização cultural diante da fragmentação política da sociedade feudal.
10.
(Puccamp) A Igreja Cristã foi a instituição mais importante durante a Idade
Média. Esta importância, que já existia nos séculos finais do Império Romano,
continuou crescendo na medida em que
a) associada à sociedade bizantina
atuou no combate às heresias.
b) sua influência política, obtida com
o apoio dos alamanos, permitiu-lhe que organizasse um Estado em território
conquistado aos saxões.
c) conseguiu ter êxito na conversão
dos bárbaros germânicos.
d) aumentou seu domínio, através do
Colégio dos Cardeais, sobre o Sacro Império Romano-Germânico.
e) fortaleceu seu papel no combate ao
reformismo exigido pelos monges de Cluny.
11.
(Puccamp) A Igreja integrou-se ao Sistema Feudal através dos mosteiros, cujas
características se assemelhavam às dos domínios dos senhores feudais. Como
tinha
a) o controle do destino espiritual,
procurou combater a usura entre os integrantes do clero e entre os judeus, no
que foi rigorosamente obedecida.
b) o monopólio da cultura, tinha
também o monopólio da interpretação da realidade social.
c) grande influência na formação da
mentalidade, insistia no ideal do preço justo, permitindo que na venda dos
produtos se cobrasse a mais apenas o custo do transporte.
d) o controle da realidade social,
exigia que os cristãos distribuíssem os excedentes entre seus parentes mais
próximos para auferir lucros.
e) a fiscalização sobre a distribuição
dos excedentes em épocas de calamidade, inibia a atuação dos comerciantes
inescrupulosos, ameaçando-os com multas ou com a perda de suas propriedades.
12.
(Puccamp) Para compreender a unificação religiosa e política da Arábia por
Maomé, é necessário conhecer:
a) a atuação das seitas religiosas
sunita e xiita, que contribuíram para a consolidação do Estado teocrático
islâmico.
b) os princípios legitimistas
obedecidos pela tribo coraixita, da qual fazia parte.
c) os fundamentos do sincretismo
religioso que marcou a doutrina islâmica.
d) as particularidades da vida dos
árabes nos séculos anteriores ao surgimento do islamismo.
e) a atuação da dinastia dos Omíadas
que, se misturando com os habitantes da região do Maghreb, converteram-se à
religião muçulmana e passaram a ser chamados de mouros.
13.
(FGV) Para explicar a rápida expansão muçulmana, ou do Islão, há vários
fatores. Qual dos tópicos a seguir não é explicativo disso:
a) o crescimento demográfico da
população árabe, que pressionava o povo a procurar terras favoráveis à
agricultura;
b) à fraqueza defensiva do Ocidente,
devida à política de paz e tolerância da Igreja Católica;
c) o império Bizantino e o Império
Persa guerrearam durante séculos, enfraquecendo-se mutuamente;
d) no Ocidente a expansão árabe soube
aproveitar as fraquezas dos Estados bárbaros descentralizados, que sucederam o
Império Romano;
e) o estímulo muçulmano à Guerra Santa
(Jihad), coordenado pelos califas, em nome da expansão da fé islâmica.
14.
(Uel) "O modo de produção feudal,
que se desenvolve e atinge seu apogeu na Alta Idade Média, é caracterizado
essencialmente pela existência das relações servis de produção..."
Assinale
a alternativa que se identifica com a fonte de poder e riqueza no modo de
produção a que o texto se refere.
a) " ... Deus quis que, entre os
homens, houvesse soluta igualdade..."
b) " ... os acontecimentos provam
o julgamento de Deus sobre nós..."
c) " ... a luta social desaparece
quando os homem vivem em comunhão..."
d) " ... não havia senhor sem
terra, nem terra sem senhor..."
e) " ... quando Adão cavava a
terra e Eva fiava, onde estavam os senhores... "
15.
(Uel) Entre os fatores internos e externos que contribuíram para a formação do
sistema feudal encontram-se
a) as instituições germânicas, como o
'comitatus' e o direito oral.
b) a utilização das moedas de prata
republicana ou SOLIDI IMPERIAIS e a assimilação do arianismo.
c) a introdução pelos germanos da noção
de Estado e a organização judicial caracterizada pelo 'wergeld'.
d) a prática constante do nicolaísmo e
o enfraquecimento dos patrícios romanos.
e) a aceitação da simonia e o
aperfeiçoamento da lavra (arados melhores, mais cortantes e resistentes).
16.
(Ufes) Segundo a crença dos cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas
ou esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos) constituíam a "revelação
da eternidade no tempo, a comprovação da própria encarnação, a lembrança de que
Deus tinha se revelado ao homem e por isso era possível representá-Lo de forma
visível."
(Franco
Jr., H. e Andrade Filho, R. O. O IMPÉRIO BIZANTINO. São Paulo: Brasiliense,
1994. p. 27).
Apesar
da extrema difusão da adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador
Leão III, em 726, condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a
chamada "crise iconoclasta".
Dentre
os fatores que motivaram a ação de Leão III, podemos citar o (a):
a) intolerância da corte imperial para
com os habitantes da Ásia Menor, região onde o culto aos ícones servia de
pretexto para a aglutinação de povos que pretendiam se emancipar.
b) necessidade de conter a
proliferação de culto às imagens, num contexto de reaproximação da Sé de Roma
com o imperador bizantino, uma vez que o papado se posicionava contra a
instituição dos ícones e exigia a sua erradicação.
c) tentativa de mirar as bases
políticas de apoio à sua irmã, Teodora, a qual valendo-se do prestígio de que
gozava junto aos altos dignitários da Igreja Bizantina, aspirava secretamente a
sagrar-se imperatriz.
d) aproximação do imperador, por meio
do califado de Damasco, com o credo islâmico que, recuperando os princípios
originais do monoteísmo judaico-cristão, condenava a materialização da essência
sagrada da divindade em pedaços de pano ou madeira.
e) descontentamento imperial com o
crescente prestígio e riqueza dos mosteiros (principais possuidores e
fabricantes de ícones), que atraíam para o serviço monástico numerosos jovens,
impedindo-os, com isso de contribuírem para o Estado na qualidade de soldados,
marinheiros e camponeses.
17.
(Ufpe) A expansão muçulmana atingiu territórios da Europa, contribuindo para a
divulgação de hábitos culturais que marcaram a formação histórica da Península
Ibérica. Além disso, mudou as relações comerciais da época. Em relação a outros
povos e à Igreja Católica, os muçulmanos:
a) mantiveram, ao longo de sua
história, uma tradição de total tolerância religiosa.
b) eram temidos, em razão do seu
grande poderio militar.
c) mantiveram uma convivência sem
choques culturais, revelando-se, no entanto, intolerantes com os judeus.
d) foram intolerantes e violentos, não
assimilando as culturas adversárias.
e) só eram temidos em Portugal, pelos
cristãos e pelos judeus, sendo bem aceitos na Espanha.
18.
(Unaerp) O feudalismo, como todos os outros modos de produção, não surgiu
repentinamente. Ele foi o resultado:
a) do surgimento da Igreja Católica
Romana, instituição que, de certa forma, tomou o lugar do Estado romano.
b) de uma síntese entre a sociedade
romana em expansão e a sociedade bárbaro-germânica em decadência.
c) das contribuições isoladas dos
bárbaros e dos romanos que deram aos feudos um caráter urbano.
d) do fortalecimento do Estado e da
fragmentação política.
e) de uma lenta transformação que
começou no final do império romano, passou pela invasão dos bárbaros-germânicos
no século V, atravessou o império carolíngio, e começou a se efetivar a partir
do século IX.
19.
(Unesp) O Império Árabe está associado a um legado cultural islâmico secular.
Assinale o significado histórico correto da expressão islâmica que se manifesta
na crise atual do Golfo Pérsico.
a) "Jihad" é a luta pela fé,
pela restauração da palavra de Alá e ação contra a opressão.
b) "Muçulmano" é ser árabe
necessariamente.
c) "Mesquita" é livro
sagrado.
d) "Kiffer" é aquele que
pratica rezas diárias e segue o Islã.
e) "Hégira" é vocábulo árabe
que no léxico português significa tufão.
20.
(Unesp) A Civilização Bizantina floresceu na Idade Média, deixando em muitas
regiões da Ásia e da Europa testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale
importante e preponderante contribuição artística bizantina que se difundiu expressando forte destinação
religiosa:
a) Adornos de bronze e cobre.
b) Aquedutos e esgotos.
c) Telhados de beirais recurvos.
d) Mosaicos coloridos e cúpulas
arredondadas.
e) Vias calçadas com artefatos de
couro.
bababada
ResponderExcluirEu amo história ♥
ResponderExcluirquero saber como o imperio arabe contrubuiu para o feudalismo
ResponderExcluirContribuiu ao fechar as rotas comerciais que interligavam o oriente e o ocidente, levando a Europa ao isolamento, que foi uma marca do feudalismo.
ExcluirOushe' cada o Gabarito ?
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