Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ENEM - Desempenho Individual

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na noite desta quinta-feira, 13, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas foram realizadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2010 em todo o país.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai oferecer 1.864 vagas este ano no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), que selecionará os candidatos por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que está sendo divulgada desde ontem no site do INEP (para acessar, clique na imagem no final desta postagem).


As inscrições para o Sisu começam dia 16 deste mês e serão encerradas no dia 18, com a oferta de 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior, sendo 62.076 em 39 universidades federais, 16.879 vagas em 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e 4.050 em cinco universidades estaduais e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

No Amazonas, apenas a Ufam e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), que oferecerá 160 vagas, aderiram ao sistema unificado do MEC. No caso da Ufam, isso corresponde à metade das vagas da instituição para este ano.

No ano passado, o Amazonas foi o terceiro principal destino dos estudantes selecionados via Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), ficando atrás de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Cerca de 60% das vagas da Ufam, via Sisu, foram ocupadas por estudantes de outros Estados do País.

O Estado que mais se beneficiou do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) de calouros via Enem foi São Paulo, que recebeu 169 estudantes de fora em suas universidades federais e ‘exportou’ 2.531 alunos para outras regiões.

De acordo com o MEC, as regras da seleção unificada serão as mesmas aplicadas no segundo semestre deste ano. Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino podem, a critério de cada uma, convocar candidatos com base na lista de espera gerada pelo sistema, informou o ministério.


Para acessar o site do ENEM e consultar o seu desempenho individual, clique na imagem abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas