1. (IFSP
2016) Segundo o historiador Guglielmo, “o período mais longo e a mais
antiga era da pré-história é chamada de Paleolítico. Iniciou-se há pelo menos
2,5 milhões de anos, como atestam os instrumentos [...] encontrados no
sítio de Hadar, Etiópia, e pode ser estendido há cerca de 10.000 anos”.
(Fonte: GUGLIELMO,
Antonio Roberto. A Pré-História. São Paulo: Brasiliense, 1999, p.
35 e 36).
Considerando a Pré-história e a passagem do texto,
é correto o que se afirma em:
a) Durante o Paleolítico Inferior
ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra.
b) Durante o Paleolítico Superior
foi produzido os primeiros instrumentos de pedra.
c) No decorrer da transição do
Mesolítico para o Médio Paleolítico, ocorreu a produção dos primeiros
instrumentos de pedra.
d) Foi durante o Paleolítico
Inferior que houve a produção dos primeiros instrumentos de ossos e chifres.
e) Durante o Paleolítico Inferior
houve a produção de lâminas e agulhas, que possibilitou o surgimento da Idade
dos Metais.
2. (Fatec
2015) A forma como as sociedades organizam as suas atividades produtivas
se transforma ao longo do tempo e vem marcando mudanças históricas importantes.
Na transição do período Paleolítico para o período
Neolítico, observam-se importantes mudanças na organização produtiva como, por
exemplo
a) o término do sistema de
plantation.
b) a formação das corporações de
ofício.
c) a construção de núcleos urbanos
feudais.
d) o início das grandes
organizações sindicais.
e) o surgimento da agricultura de
subsistência.
3. (Unicamp 2014) Desde o período
neolítico, os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas
agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats e do
conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade.
Assinale a alternativa que estabelece
corretamente a relação entre o povo habitante de uma determinada área, o
sistema produtivo por ele desenvolvido, as condições naturais aproveitadas e os
produtos cultivados.
a) Egípcios; uso da irrigação e
drenagem; planícies úmidas e férteis dos rios Tigres e Eufrates; arroz e
café.
b) Incas; uso de terraços com técnicas
de curvas de nível e irrigação de vales; aproveitamento dos altiplanos andinos;
batata e milho.
c) Chineses; uso intensivo dos terraços
das altas montanhas; planalto de Anatólia no extremo leste da Ásia; café e
cacau.
d) Mesopotâmicos; uso de cultivos de
inundação e de regadio; vales férteis dos rios Ganges e Amarelo; cana-de-açúcar
e feijão.
4. (Uern 2013) As gravuras se referem
aos monumentos megalíticos, constantes objetos de estudo de arqueólogos e
historiadores. Observe.
Acerca dessas formações rochosas
misteriosas, devidamente arrumadas na natureza por nossos antepassados, é
correto afirmar que
a) são consideradas monumentos pela sua
formação. Acredita-se que podem ter surgido durante o período Neolítico (Idade
da Pedra) e a finalidade de sua existência não é totalmente conhecida.
b) muitas eram contempladas e cultuadas
pelos religiosos fundadores da Igreja Católica, que acreditavam em seus poderes
esotéricos e na presença de relíquias sagradas entre as pedras utilizadas em
sua construção.
c) são construções feitas por seres
detentores de altos conhecimentos, pois a maioria das pedras chega a pesar
toneladas. Os templos seriam destinados aos alquimistas e magos, donos do
conhecimento científico no período Homérico.
d) algumas são construções de
indivíduos solitários, conhecidos como menires (em celta significa “pedras
compridas”) e tinham o objetivo comprovado de abrigar as tribos nômades em suas
incursões em busca de alimento e moradia.
5. (Ufpel 2005) Analisando a linha
do tempo, no período que vai do surgimento do homem até o desenvolvimento da
agricultura, encontra-se a fase
a) Neolítica.
b) da invenção da escrita.
c) dos Metais.
d) da Antiguidade.
e) Paleolítica.
6. (Uftpr 2008) Tradicionalmente,
podemos definir a pré-história como o período anterior ao aparecimento da
escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta
desta época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse
entendimento, qual a alternativa que apresenta características das atividades
do homem na fase paleolítica?
a) Os homens aprenderam a polir a
pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte,
machados, serras com dentes de pedra mais eficientes e mais bem acabados.
b) Os homens descobriram uma forma nova
de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os
cereais.
c) Semeando a terra, criando gado,
produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar
constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.
d) Os homens conheciam uma economia
comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens ainda não produziam seus
alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam
frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais.
7. (Ufes 2007) "À grande
transformação econômica da Idade do Bronze dá-se o nome de Revolução Urbana.
Essa revolução correspondeu à passagem das comunidades agrícolas autossuficientes
para cidades, com comércio e artesanato especializado. A agricultura continuou
como a principal atividade econômica, mas a economia, antes agrícola e
pastoril, ganhou maior diversidade e complexidade com a multiplicação dos
ofícios ou profissões e com o estabelecimento de um sistema regular de trocas.
Assim, por volta de 3000 a.C., o Egito, a Mesopotâmia e o Vale do Indo já não
eram mais um conjunto de aldeias de agricultores autossuficientes, mas
constituíam Estados, com uma complexa organização social."
(AQUINO, R. S. et al.
"História das sociedades, das comunidades primitivas às sociedades
medievais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p. 77-78.
Adaptado.)
Dos itens a seguir, o único que NÃO
pode ser considerado característica da Revolução Urbana que resultou na
formação da Civilização Mesopotâmica por volta de 3000 a.C. é
a) a escrita cuneiforme.
b) a metalurgia do bronze.
c) o modo-de-produção escravista.
d) a arquitetura monumental, com
destaque para os "zigurates".
e) o sistema de Cidades-Estados
independentes (Ur, Lagash, Nippur, Umma e outras).
8. (Ufpb 2007) As relações entre as
explicações míticas e as científicas encontram, na origem da espécie humana, um
dos pontos fundamentais e controvertidos.
Sobre tais explicações, leia as
afirmativas.
I. O livro do Gênesis estabelece,
sobretudo para as tradições religiosas judaico-cristãs, o mito do Éden, no qual
viviam Adão, criado por Deus e feito à sua semelhança, e Eva, criada também por
Ele a partir de uma costela de Adão. Desse casal, descenderiam todos os homens.
Os partidários dessa explicação são chamados de CRIACIONISTAS.
II. O livro "A Origem das
Espécies", de autoria do naturalista inglês do século XIX, Charles Darwin,
estabelece, nas tradições modernas, a consolidação de uma explicação científica
sobre o aparecimento da vida e o surgimento do 'homo sapiens', que seria
resultado das mutações genéticas adaptativas de símios. Essa explicação ficou
conhecida como EVOLUCIONISTA.
III. O conhecimento histórico, baseado
nas concepções científicas, demarca o aparecimento da espécie humana no período
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, ao que se segue o período Neolítico ou
Idade da Pedra Polida e depois o período da Idade dos Metais, que, reunidos,
compõem a chamada "PRÉ-HISTÓRIA".
Está(ão) correta(s):
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas I e II
d) apenas II e III
e) I, II e III
9. (Enem 2007)
A pintura rupestre mostrada na figura
anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas
e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de
um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos
que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios
de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes
grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
10. (Ufscar 2006) (...) Pré-História do
Brasil compreende a existência de uma crescente variedade linguística, cultural
e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas
constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos
milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve
apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas
continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram
constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de
ocupação humana das Américas.
(Pedro Paulo Funari e
Francisco Silva Noeli. "Pré-História do Brasil", 2002.)
Considerando o texto, é correto afirmar
que
a) as populações indígenas brasileiras
são de origem histórica diversa e, da perspectiva linguística, étnica e
cultural, se constituíram como sociedades distintas.
b) uma única leva imigratória humana
chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas
brasileiras atuais.
c) a concepção dos autores em relação à
Pré-História do Brasil sustenta-se na ideia da construção de uma experiência
evolutiva e linear.
d) os autores descrevem o processo
histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na
ideia de crescente progresso cultural.
e) na época de Cabral, as populações
indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao
da Pré-História europeia.
11. (Ufrgs 2006) A denominação
"Revolução Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon
Childe, refere-se a uma série de intensas transformações. Entre essas mudanças,
é correto citar
a) a criação do poder político
centralizado associado ao domínio do poder religioso.
b) o desenvolvimento de conglomerados
urbanos baseados no trabalho escravo.
c) a instituição privada das terras,
com o cultivo de cereais e a criação de animais.
d) o surgimento da divisão natural do
trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher.
e) a transição da economia de
subsistência para uma economia industrial.
12. (Ufpel 2006)
Texto
1
"Em todo o mundo, a leste e a
oeste, as populações começaram a trocar a dependência às hordas de grandes
animais "muitas das quais em rápido declínio" pela exploração de
animais menores e de plantas. [...] Onde as condições fossem particularmente
adequadas [...], as peças do quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os
coletores transformaram-se em agricultores."
CROSBY, Alfred W.
"Imperialismo ecológico". São Paulo: Companhia das Letras,
1993.
Texto
2
"Os historiadores acostumaram-se a
separar a coleta e a agricultura como se fossem duas etapas da evolução humana
bastante diferentes e a supor que a passagem de uma à outra tivesse sido uma
mudança repentina e revolucionária. Hoje, contudo, admite-se que essa transição
aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o homem era
inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que começava a executar
atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulação dos animais
[...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da coleta e da
caça."
In: VICENTINO,
Cláudio. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo:
Scipione, 2005.
Os textos analisam
a) o final do Período Neolítico e se
posicionam de forma convergente quanto ao papel revolucionário desempenhado
pela agricultura e pela domesticação dos animais.
b) o início do Período Neolítico e
divergem entre si a respeito da existência da Revolução Neolítica, pois
enquanto um indica uma transformação radical, o outro destaca a simultaneidade
da caça, coleta e agricultura.
c) o início do Paleolítico Inferior e
são contraditórios entre si, no que se relaciona aos efeitos da agricultura,
dentre eles a sedentarização humana.
d) o final do Paleolítico Superior, no
momento em que ocorreu a Revolução Agrícola, ambos afirmando que a caça e a
coleta foram suprimidas pela agricultura.
e) a Transição Mesolítica, e concordam
que, com o cultivo das plantas e a criação de animais, ocorreu a suspensão das
atividades de caça e coleta, provocando a Revolução Neolítica.
13. (Fuvest 2012) Há cerca de 2000
anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram
substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos
hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou
taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se
novas estruturas de habitações.
André Prous. O Brasil
antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar,
2007, p. 49. Adaptado.
O texto associa o desenvolvimento da
agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do
Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura
a) favoreceu a ampliação das trocas
comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica
e as transmitiram aos povos guarani.
b) possibilitou que os povos que a
praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a
necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los.
c) proliferou, sobretudo, entre os
povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a
utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas.
d) difundiu-se, originalmente, na ilha
de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as
populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos.
e) era praticada, prioritariamente, por
grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a
influências culturais de povos residentes fora da América.
14. (Upe 2012) Entre os nômades, o
trabalho não tem o mesmo valor que nas sociedades agrárias. Os índios Ianomâmi,
da Amazônia, desenvolvem suas atividades, em média, três horas por dia e não
valorizam o trabalho nem o progresso tecnológico. Os Guaiaqui, caçadores
nômades da floresta paraguaia, passam, pelo menos, metade do dia em completa
ociosidade. Quanto ao desenvolvimento social, do pensar e do fazer dos
primeiros humanos, é correto afirmar que a
a) produção de novas ferramentas de
pedra polida foi a transformação mais importante ocorrida nesse período.
b) fabricação de ferramentas e a
utilização do fogo evidenciam que a sobrevivência humana não está diretamente
relacionada à adaptação cultural do homem.
c) abundância de recursos animais e
vegetais promoveu a sedentarização do homem.
d) capacidade de conseguir mais
alimentos deu ao homem menor controle sobre o meio ambiente.
e) troca da caça e da coleta pela
agricultura ocorreu de maneira súbita.
15. (Ufg 2010) As pinturas rupestres
são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos.
Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a
concepção de que a História se inicia com a escrita, pois
a) funcionam como códices velados de
uma comunidade à espera de decifração.
b) expressam uma concepção de tempo
marcada pela cronologia.
c) indicam o predomínio da técnica
sobre as forças da natureza.
d) atestam as relações entre registros
gráficos e mitos de origem.
O Homo Sapiens apareceu no Paleolítico Médio. Portanto a opção A está correta.
ResponderExcluirnao consigo designar qual a resposta da questão numero 15, ???
ResponderExcluirgabarito?
ResponderExcluireu queria a resposta da quesstao 1
ResponderExcluirMe de a resposta da questão 8
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