O Projeto Carajás, oficialmente conhecido como Programa Grande
Carajás (PGC), foi um projeto de exploração mineral, implantado entre 1979 e
1986, na mais rica área mineral do planeta. Estendendo-se por 900 mil km², numa
área que correspondente a um décimo do território brasileiro, cortada pelos rios
Xingu, Tocantins e Araguaia, englobando terras do sudoeste do Pará, norte de
Tocantins e oeste do Maranhão. Foi criado pela então empresa estatal brasileira
Companhia Vale do Rio Doce, durante o governo Figueiredo.
Foi um geólogo a serviço da empresa norte-americana United
States Steel, empresa que vinha pesquisando o subsolo amazônico desde o início
dos anos 1960 à procura de minério de manganês, quem descobriu em 1967 a
reserva de minério de ferro de Carajás. A U.S. Steel, passou a deter 49,1% da
mina, o restante ficando com a Vale. Surgiram sérias divergências entre as duas
companhias, que se tornaram insuperáveis até que os americanos desistiram do
projeto.
Em 1970, quando muitos minérios já tinham sido localizados, constituiu-se Amazônia Mineração S.A., que associava empresas estrangeiras, inclusive a United States Steel, com a Vale. No final dos anos 70 a Vale pagou uma vultosa indenização à sua parceira, para poder assumir sozinha o controle do empreendimento. Então foi lançado o Programa Grande Carajás (PGC).
O Programa Grande Carajás (PGC), oficialmente lançado em 1979, tinha como objetivo realizar a exploração integrada dos recursos dessa província mineralógica, considerada a mais rica do mundo, contendo minério de ferro de alto teor, ouro, estanho, bauxita (alumínio), manganês, níquel e cobre e minérios raros. A vida útil das reservas de ferro, estimada na década de 1980, era de cerca de 500 anos.
Carajás não se limitou apenas a explorar a mineração; existiam outros projetos agropecuários de extração florestal, que tinham por objetivo o desenvolvimento da região.
O Programa Grande Carajás (PGC) foi regulamentado pelos Decretos-lei nº 1.813, de 24 de novembro de 1980 [1] e Decreto do Poder Executivo n° 85.387 de 24 de novembro de 1980 [4], que criou o conselho interministerial do PGC para supervisionar o programa.
Para a consolidação desse ambicioso projeto, foi implantada uma importante infraestrutura, que incluiu a Usina hidrelétrica de Tucuruí, a Estrada de Ferro Carajás e o Porto de Ponta da Madeira, localizado no Porto do Itaqui, em São Luís(MA).
De Carajás até o porto de Itaqui, em São Luís foi construída uma ferrovia para facilitar o escoamento dessas riquezas minerais, que são em sua grande maioria exportadas. O projeto Grande Carajás engloba uma das maiores áreas de exploração de minérios do mundo e está ligado às atividades da Vale, privatizada em 1998, e que se tornou maior mineradora de ferro do mundo, tendo melhorado em muito sua performance logística desde então e atualmente declara-se capaz de embarcar 350 milhões de toneladas de minério de ferro.
Junto com as ferrovias, as condições hídricas dos rios amazônicos (com grande volume de águas) são fundamentais para o escoamento dos minerais extraídos, e também para assegurar a operação da usina de Tucuruí, necessária para o funcionamento das indústrias de transformação de minerais.
Além da maior reserva de minério de alto teor de ferro do mundo, são explorados manganês, cobre, níquel, ouro, bauxita e cassiterita.
Os preços do minério de ferro, principal riqueza de Carajás no mercado internacional, se elevaram a partir de 2004, a partir da demanda de países emergentes, como a China, o que levou o preço das ações da Companhia Vale do Rio Doce a dispararem na Bovespa.
O minério de ferro também é largamente utilizado no setor metalúrgico, considerados um dos mais importantes do mundo. O Japão, por exemplo, é grande parceiro do Brasil, garantindo em Carajás o suprimento de matéria-prima ao parque industrial japonês.
Em se falando de Carajás não se pode também omitir a criminosa destruição de leitos e poluição das águas de muitos rios localizados dentro do perímetro de sua área de atuação por atividades de garimpo ilegal que utiliza mercúrio para separar o ouro das impurezas.
ESSE NO PONTO DE VISTA AMBIENTAL NAO FOI BENEFICO
ResponderExcluirNo que fomos beneficiados só destruiu a floresta Amazônica não teve nada de benefícios pra nos o dinheiro foi para mão dos políticos e nunca veremos
ExcluirRealmente não foi! Contudo, fazia parte de uma estratégia do governo brasileiro para consolidar nossas fronteiras. Havia o medo de perder a Amazônia, daí o governo ter criado os grandes projetos com o objetivo de ocupar o espaço territorial. Entretanto, conforme a sua ressalva, quem pagou o preço desse "desenvolvimento" foram as populações tradicionais, que foram expulsas de suas terras.
ResponderExcluirLegal... O problema é que o projeto nem sequer é lembrado por todos nós... Onde será que o dinheiro arrecadado é investido? Fica aí a pergunta...
ResponderExcluirporque o nome projeto grande carajas
ResponderExcluirPois carajás é o nome do grupo de pessoas que trabalham em minérios.
Excluireu acho que deveriam ter mini-títulos nos textos para ter mais assuntos...
ResponderExcluirMuito legal!
ResponderExcluirComo ter acesso a vagas de emprego no projeto do PA já trabalhei em duas minerações multinacionais, e queria uma chance na Vale.
ResponderExcluirvergonha
ResponderExcluirquais são os benefícios e os malefícios do projeto ??
ResponderExcluirPijaminha azul
ResponderExcluirVALEUU IGÃO
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