Destaques

Sistema Colonial - Administração - Questões de Vestibulares


1. (Cesgranrio) Com a expansão marítima dos séculos XV/XVI, os países ibéricos desenvolveram a ideia de "império ultramarino" significando: 

a) a ocupação de pontos estratégicos e o domínio das rotas marítimas, a fim de assegurar a acumulação do capital mercantil; 

b) o estabelecimento das regras que definem o Sistema Colonial nas relações entre as metrópoles e as demais áreas do "império" para estabelecer as idéias de liberdade comercial; 
c) a integração econômica entre várias partes de cada "império" através do comércio intercolonial e da livre circulação dos indivíduos; 
d) a projeção da autoridade soberana e centralizadora das respectivas coroas e sobre tudo e todos situados no interior desse "império"; 
e) a junção da autoridade temporal com a espiritual através da criação do Império da Cristandade. 

2. (Cesgranrio) A política colonizadora portuguesa, voltada para a obtenção de lucros do monopólio na esfera mercantil, tinha como principal área de produção: 
a) a implantação da grande lavoura tropical, de base escravista e latifundiária caracterizada pela diversidade de produtos cultivados e presença de minifúndios e latifúndios; 
b) o "exclusivo colonial", que subordinava os interesses da produção agrícola aos objetivos mercantis da Coroa e dos grandes comerciantes metropolitanos; 
c) a agricultura de subsistência, baseada em pequenas e médias propriedades, utilizando mão-de-obra indígena; 
d) a integração agropastoril, destinada ao abastecimento do mercado interno colonial, sobretudo ao do metropolitano; 
e) a criação de Companhias Cooperativas envolvidas com a produção de tecidos e demais gêneros ligados ao consumo caseiro. 

3. (Fgv) "Há exagero em dizer que a extração do ouro liquidou a economia açucareira do Nordeste. Ela já estava em dificuldades vinte anos antes da descoberta do ouro (...). Mas não há dúvida de que foi afetada pelos deslocamentos de população e, sobretudo, pelo aumento do preço da mão-de-obra escrava..." 
Uma das conseqüências do processo descrito no texto, em termos administrativos, foi 
a) a transferência da capital do Vice-Reinado para São Paulo, que passou a ser o pólo econômico mais importante da Colônia. 
b) a criação das Câmaras Municipais que passaram a deter, na Colônia, os poderes de concessão para exploração do ouro em Minas Gerais. 
c) o deslocamento do eixo da vida da Colônia para o Centro-Sul, especialmente para o Rio de Janeiro, por onde entravam escravos e suprimentos, e por onde saía o ouro das minas. 
d) o desaparecimento do sistema de Capitanias Hereditárias e sua substituição, na região Sudeste, pelas Províncias. 
e) o desenvolvimento de um comércio paralelo de escravos nas antigas regiões produtoras de açúcar, que gerou a necessidade de centralizar o poder nas mãos dos ouvidores. 

4. (Mackenzie) O sistema de capitanias hereditárias, criado no Brasil em 1534, refletia a transição do feudalismo para o capitalismo, na medida em que apresentava como característica:
a) a ausência do comércio internacional, aliada ao trabalho escravo e economia voltada para o mercado interno.
b) uma economia de subsistência, trabalho livre, convivendo com forte poder local descentralizado.
c) ao lado do trabalho servil, uma administração rigidamente centralizada.
d) embora com traços feudais na estrutura política e jurídica, desenvolveu uma economia escravista, exportadora, muito distante do modelo de subsistência medieval.
e) uma reprodução total do sistema feudal, transportada para os trópicos.

5. (Mackenzie) Acerca da presença dos holandeses no Brasil, durante o período colonial, assinale a alternativa correta. 
a) Garantiram a manutenção do direito e liberdade de culto, tabelaram os juros e financiaram plantações. 
b) Perseguiram judeus e católicos através do Tribunal do Santo Ofício. 
c) Aceleraram o processo de unificação política entre Espanha e Portugal. 
d) Criaram, no Brasil, instituições de crédito, financiando a industrialização contra os interesses ingleses. 
e) Visavam à ocupação pacífica do Nordeste. 

6. (Uece) "A armada de Martim Afonso de Sousa, que deveria deixar Lisboa a 3 de dezembro de 1531, vinha com poderes extensíssimos, se comparados aos das expedições anteriores, mas tinha como finalidade principal desenvolver a exploração e limpeza da costa, infestada, ainda e cada vez mais, pela atividade dos comerciantes intrusos." 
(HOLANDA, Sérgio Buarque de. "As Primeiras Expedições." in: HOLANDA, Sérgio Buarque de. (org) HISTÓRIA GERAL DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. Tomo I, Volume 1. São Paulo: DIFEL, 1960. p. 93.) 

Com base nesta citação, assinale a alternativa que indica corretamente os principais objetivos das primeiras expedições portuguesas às novas terras descobertas na América: 
a) expulsar os contrabandistas de pau-brasil e combater os holandeses instalados em Pernambuco 
b) garantir as terras brasileiras para Portugal, nos termos do Tratado de Tordesilhas, e expulsar os invasores estrangeiros 
c) instalar núcleos de colonização estável, baseados na pequena propriedade familiar, e escravizar os indígenas 
d) estabelecer contatos com as civilizações indígenas locais e combater os invasores franceses na Bahia 
e) organizar a administração, já que os colonos estavam dedicando-se a outras atividades econômicas, não seguindo às determinações do governo português.

7. (Uel) A centralização político-administrativa do Brasil Colônia foi concretizada com a 
a) criação do Estado do Brasil. 
b) instituição do Governo Geral. 
c) transferência da capital para o Rio de Janeiro. 
d) instalação do Sistema das Capitanias Hereditárias. 
e) política de descaso do governo português pela atuação predatória dos bandeirantes. 

8. (Unaerp) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da: 
a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil. 
b) criação do sistema de governo geral e câmaras municipais. 
c) criação das Capitanias Hereditárias. 
d) montagem do sistema colonial. 
e) criação e distribuição das Sesmarias. 

9. (Unesp) A implantação do sistema de Governo-Geral, em 1548, não representou a extinção do anterior modelo administrativo descentralizado das Donatárias. Assinale a alternativa diretamente relacionada com o governo Tomé de Souza. 
a) Incorporação do reino português à Coroa espanhola pela morte do Rei D. Sebastião em Alcácer-Quibir. 
b) Fundação de São Paulo de Piratininga e da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. 
c) Criação do Bispado do Salvador, o primeiro do Brasil. 
d) Assinatura do Tratado de Madrid, restabelecendo os limites naturais previstos no Tratado de Tordesilhas de 1494. 
e) Os franceses expulsos desistiram de contestar a soberania lusitana no Brasil. 

10. (Unirio) A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, Capitanias Hereditárias e Governo Geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período. 
a) As capitanias, mesmo havendo um processo de exploração econômica na maior parte delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa. 
b) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias. 
c) As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão-de-obra necessária à lavoura. 
d) O Governo Geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território. 
e) O Governo Geral extinguiu as Donatarias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.



4 comentários:

  1. por favor, publique o gabarito ..

    ResponderExcluir
  2. por que a 7 é b ? qual a explicaçao para isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até então, cada capitão donatário tinha autonomia sobre a sua capitania hereditária, como o governo-geral, iniciado em 1549, este passaria a fiscalizar as capitanias, centralizando a administração.

      Excluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.