Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 10 de dezembro de 2011

Idade Média - Império Bizantino - Mentalidade Medieval - Cruzadas



Na Idade Média, o pensamento cristão, baseado na crença em um só Deus, senhor de todo o universo, orientava a vida humana. No entanto, para melhor conhecer os desejos de Deus, era necessário a mediação da Igreja Católica como intérprete "única e verdadeira" das vontades divinas, pois "só a Igreja salvaria". 

A Igreja, considerada como a representante dos ensinamentos de Cristo – com poderes de expulsar demônios, curar doenças, e encarregada de espalhar a doutrina da salvação -, dirigia o comportamento humano. Na visão da Igreja medieval, o excedente daquilo que se produzia para a própria subsistência deveria ser "distribuído". E, embora condenasse a usura e a especulação, durante o período feudal foi dona de cerca de dois terços das terras europeias. 

A religiosidade norteava todas as atitudes dos homens daquela época. Assim, por exemplo, quando o servo entregava sua produção a seu senhor, estava doando seu esforço ao Senhor Deus; quando o senhor feudal doava terras ao Papa e à Igreja, também o fazia ao Senhor Deus. E ambos seriam recompensados por isso. Essa ligação dos homens com o poder divino, por intermédio da Igreja, caracterizou o teocentrismo. traço marcante do feudalismo. 

As lutas entre povos cristãos e povos bárbaros (predominantemente germânicos) começaram no início da era cristã e só diminuíram por volta dos séculos IX e X (801 a 900). Durante esse período, iniciou-se uma interação econômica, política, social e cultural entre os dois povos, com o predomínio do cristianismo sobre os cultos bárbaros. O resultado dessa aproximação foi um aumento populacional que acabou por gerar a escassez de alimentos. A produção agrícola insuficiente levou ao desenvolvimento de um pequeno comércio de trocas entre os feudos. Mas isso não foi o bastante para suprir a população europeia. As lutas entre servos e senhores tornaram-se, assim, constantes. Os servos reivindicavam aumento das terras para suas necessidades. Os senhores exigiam mais produção. 

Como resolver os problemas que causaram a falta de alimentos? Como evitar a crise social, isto é, as revoltas servis provocadas pela precariedade da economia? Como impedir o enfraquecimento político dos senhores feudais e da própria Igreja, que também tinha servos nas suas terras? 

A solução: Cruzadas 
A solução foi conquistar novas regiões fora da Europa. Igreja e senhores feudais organizaram expedições cristãs ao Oriente Médio - as Cruzadas - sob o pretexto de conquistar a Terra Santa (lugar onde Cristo teria nascido e vivido), que caíra sob o controle dos turcos seldjúcidas, seguidores radicais da religião muçulmana. 

Até o século XI, o mar Mediterrâneo foi controlado por árabes e bizantinos. Os árabes compreendiam vários povos que ocupavam a Arábia, uma região do Oriente Médio, predominantemente desértica, com poucas terras férteis. A principal atividade econômica desses povos era o comércio, controlado pelas elites dirigentes das cidades. As contínuas lutas internas prejudicavam em demasia o comércio. Será apenas no século VII, com Maomé, fundador de uma nova religião, o islamismo, que ocorrerá a unificação dos povos dispersos nos desertos e nas cidades árabes. 

A expansão do islamismo pelas armas fez com que os árabes ampliassem seu domínio comercial sobre o Mediterrâneo, onde, segundo afirmava um historiador muçulmano, 'os cristãos não conseguem fazer flutuar sequer uma tábua'. Essa observação dá a exata medida da força muçulmana naquela região até o início das Cruzadas. Os árabes conquistaram todo o Império Persa, o Mediterrâneo, o Norte da África e a Península Ibérica. 

O Império Bizantino era o outro objetivo dos movimentos cruzadistas. A origem de Bizâncio remonta a fins do século IV, quando ocorreu a divisão do Império Romano: o Oriental, com capital em Constantinopla (antiga Bizâncio), e o Ocidental, que logo chegaria ao fim. Bizâncio se transformou no centro de um poderoso Estado; suas origens romanas foram gradativamente abandonadas, vindo a predominar a cultura grega e a asiática. Economicamente, o Império se baseava nas atividades urbanas, como comércio e manufaturas. Constantinopla era a intermediária dos produtos comerciais entre o Oriente e o Ocidente. Através de embarcações bizantinas, produtos como especiarias (cravo e canela), perfumes, açúcar, madeiras, pedras preciosas e ouro, vindos da Ásia pelo Mar Negro, chegavam ao Mediterrâneo e eram redistribuídos para a Europa Ocidental pelas cidades italianas, especialmente Veneza. 

Tanto o Papa quanto o Patriarca (chefe da Igreja bizantina) desejavam controlar a arrecadação financeira do comércio nas regiões italianas. Essa disputa, entre outros fatores, levou à ruptura, em 1054, entre Roma (capital do cristianismo ocidental) e Constantinopla (capital do cristianismo oriental), que recebeu o nome de Cisma (separação) do Oriente, dando origem a duas igrejas: a Católica Apostólica Ortodoxa e a Católica Apostólica Romana. 

Consequências das Cruzadas 
O movimento das Cruzadas, a intensificação da atividade mercantil e o renascimento das cidades tiveram as seguintes consequências: 
  • a abertura do Mediterrâneo ao controle europeu, o que beneficiou principalmente as cidades italianas (Veneza, Gênova e Florença), que passaram a exercer o domínio comercial na Europa, com a eliminação de Constantinopla como intermediária das mercadorias do Oriente; 
  • o abastecimento de madeira, peles, couros, especiarias, açúcar, ouro, prata, perfumes, marfim - vindos do Oriente Médio e da Ásia, principalmente de uma região conhecida como Índia - passou a ser frequente na Europa, impulsionando definitivamente o seu desenvolvimento comercial; 
  • o contato com outros povos introduziu no continente europeu novas técnicas de navegação, além dos algarismos arábicos (1, 2, 3, ...), que passaram a ser utilizados em larga escala, facilitando os cálculos; 
  • o crescimento de vilas e cidades que se tornavam centros de comércio, atraindo servos do campo para a cidade; 
  • o desenvolvimento de uma nova classe social, que não era de proprietários de terras nem de trabalhadores servis, mas dedicava-se ao artesanato e ao comércio: a burguesia (os habitantes dos burgos). 

Crise: terra ou dinheiro? 
Se o século XIII representou para a Europa um lento mas seguro desenvolvimento mercantil, o século XIV foi um período de crises sucessivas. Os servos, atraídos pelas atividades mercantis, transferiram-se gradativamente para as cidades, gerando falta de mão-de-obra nos campos. A agricultura estagnara devido às limitações das técnicas de produção. Mais do que isso, o uso contínuo e excessivo das terras provocava a diminuição da produtividade agrária. Os resultados não podiam ser outros: fome, desemprego, revoltas, epidemias. 

Devido a todas essas dificuldades, o século XII marcou o início da desarticulação da forma de organização feudal. A sociedade passou por uma crise geral, de repercussões irreversíveis, cujas causas podemos assim resumir: 
  • desequilíbrio entre produção agrária e consumo de mercadorias, gerado pela incapacidade de aumentar a produção; 
  • aumento da fome, ocasionando crescimento da mortalidade; 
  • diminuição populacional agravada pelas pestes e epidemias (na metade do século XIV, uma epidemia de peste bubônica, conhecida como a "peste negra", dizimou um terço da população européia); 
  • em consequência, diminuição do mercado consumidor e da mão-de-obra; 
  • freqüência de guerras entre as regiões europeias, como a dos Cem Anos (1337-1453), entre França e Inglaterra, e revoltas camponesas (servos), como a de 1381, na Inglaterra, gerando a desorganização da produção e do comércio, o declínio populacional e o crescimento dos impostos para atender aos gastos militares. 
Como conseqüências dessa crise geral do feudalismo, temos: 
  • o enfraquecimento dos senhores que formavam as classes nobres, provocado por disputas econômicas; 
  • o crescimento da burguesia e o fortalecimento de uma organização política centralizadora para melhor explorar o comércio; 
  • a associação de interesses mercantis com a centralização do poder provocando o apoio da burguesia aos reis (nobres mais ricos e vencedores das guerras entre senhores); 
  • a nobreza enfraquecida pelas sucessivas lutas lentamente obrigada a aceitar sua integração ao Estado Nacional criado pelo apoio da burguesia mercantil aos reis. 

Do século XI ao XIII, a riqueza de um nobre media-se pela quantidade de terras e servos em suas propriedades. Já no século XIV, a quantidade de terras ainda era importante, mas havia necessidade de dinheiro, que poderia ser obtido através de transações comerciais ou da arrecadação de impostos. Para aumentar sua riqueza, alguns senhores começaram a se associar com os burgueses que dominavam o comércio da região, desenvolvendo-se assim um território demarcado pelas atividades comerciais e produção agrícola. Nobreza enfraquecida, crescimento econômico da burguesia, desenvolvimento do reino e centralização do poder nas mãos dos reis foram as bases para o surgimento do Estado Nacional Moderno, dentre os quais o primeiro a se consolidar foi Portugal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas