Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Médias do ENEM 2010 por Escola



Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O Exame, de participação voluntária, destina-se aos alunos que estão concluindo (concluintes) ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores (egressos). A partir do ano de 2009, os resultados do Enem passam a ser utilizados na implementação de outras políticas públicas, como a democratização das oportunidades de acesso às vagas no sistema de ensino superior; a certificação de Jovens e Adultos no ensino médio; a reestruturação dos currículos do ensino médio.

O ENEM 2010 teve a participação de mais de 3 milhões de alunos, com 816.344 participantes a mais que no ENEM 2009. Entre os participantes do ENEM 2010, 34% declararam estar concluindo o ensino médio em 2010 e 54,5% informaram serem egressos.

O Exame aplicado em 2010 foi composto por Redação e Provas Objetivas em quatro áreas do conhecimento: (1) linguagens, códigos e suas tecnologias; (2) ciências humanas e suas tecnologias; (3) ciências da natureza e suas tecnologias e (4) matemáticas e suas tecnologias. 

O número de escolas de Ensino Médio Regular que participaram do ENEM aumentou de 25.484 em 2009 para 26.099 em 2010. Dentre as 26.497 escolas constantes do Censo Escolar 2010 que ofereciam o Ensino Médio Regular, 90% tiveram alunos concluintes participando do Exame. 

A divulgação das médias do Enem por escola tem se revelado como importante elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino, auxiliando professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão crítica sobre o processo educacional desenvolvido no âmbito da escola, bem como subsidiando políticas educacionais.

Cabe ressaltar, no entanto, que a utilização dos resultados do ENEM deve ser considerada com cautela, diante do caráter voluntário do exame, aspecto este que requer duas observações.

A primeira refere-se ao fato de que, para algumas escolas, o número de estudantes que participaram do exame é demasiadamente pequeno, ou seja: uma reduzida Taxa de Participação torna a nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola.

A segunda observação é que, mesmo para as escolas com alta Taxa de Participação no ENEM, os alunos participantes podem não representar o desempenho médio que a escola obteria caso todos os alunos participassem, considerando o caráter voluntário do Exame.


Nota Técnica - Médias do ENEM 2010 por Escola - Disponível em http://sistemasenem4.inep.gov.br

2 comentários:

  1. auramicardoso@gmail.com13 de setembro de 2011 às 21:11

    Bom d + ter e saber informes importantes sobre o exame nacional do ensino médio/ENEM e sobretudo como forma de esclarecimento para todos que acessam este.
    Parabéns prof. Jarlison Augusto

    ResponderExcluir
  2. Agradeço... E como vc tá começando a vida de "blogueiro"... vamos disseminar informações... é uma forma de contribuirmos com a sociedade!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas