Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Metodologia do Trabalho Científico: Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte mais extensa e detalhada do trabalho. Nele as ideias deverão ser expostas e desenvolvidas com objetividade e clareza, podendo ser dividido em capítulos, títulos e subtítulos.
Esta parte do trabalho poderá ser enriquecida com imagens, tabelas e gráficos, mas é importante que exista ligação destes elementos com o texto. Por essa razão é importante identificar através de legendas cada um dos elementos gráficos utilizados no trabalho. 
Podemos considerar como ilustrações: gravuras, fotografias, mapas, desenhos, tabelas, quadros entre outros. Essas imagens obedecem a numeração sequencial própria, em algarismos arábicos, que independe da paginação. Contudo, para que a pesquisa tenha uma boa apresentação insira as imagens ao invés de colá-las.
Não esqueça que confrontar informações e selecionar textos são itens importantíssimos para um bom desenvolvimento, porém deve-se indicar entre aspas quando forem utilizados trechos integrais da fonte consultada.
O desenvolvimento, diferente do que ocorre com a introdução, sumário, conclusão, não deve ser citado no inicio do texto como título. Como segue o exemplo: 


DICAS PARA PESQUISA
ü  Não utilize conceitos sem defini-los;
ü  Procure utilizar frases afirmativas;
ü  Construa frases curtas;
ü  Selecione cuidadosamente todo material que pretende utilizar;
ü  Esteja sempre atento quanto à digitação do trabalho;
ü  Registre os dados – título, autor, entre outros - de todos os materiais consultados.  Isto facilitará a localização da informação caso seja necessário e construção da lista de referências;
ü  Tenha sempre uma cópia de segurança de seu trabalho, preferencialmente salva na memória do seu computador, pois os disquetes costumam apresentar problemas;
ü  Preocupe-se sempre com a seriedade dos dados encontrados na internet, eles nem sempre são atualizados ou confiáveis o suficiente para embasar uma afirmação;
ü  Nem sempre o assunto de um trabalho é explicitado por um título de capítulo;
ü  Dicionários e enciclopédias são extremamente úteis para ajudar a compreender conceitos e ideias.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas