Provas do ENEM comentadas, de 1998 a 2011



Segue abaixo os links para fazer o download das provas do ENEM, de 1998 até a de 2011. Vale lembrar que as provas estão com gabaritos e comentadas. 

Você pode treinar para vestibulares futuros, ou repassar para alguns amigos. 

As provas do ENEM são subjetivas, requerem interpretação. Logo, leia com atenção. 

Para se dar bem na prova, fique atento a alguns passos:
Fique ligado nas cinco competências

"As cinco competências listadas pelo Enem refletem a necessidade de se aprimorar a leitura e a compreensão das questões e das situações-problemas apresentadas. Elas são também, caminho para um aprendizado maior", afirma o professor Venerando Santiago de Oliveira.

Leia bastante
O primeiro passo para compreender o mundo é saber o que está acontecendo nele. A leitura é, certamente, o melhor meio para se manter atualizado. "A leitura promove a capacidade de compreender bem a proposta e o contexto de cada questão", reforça Oliveira.

Tenha tranquilidade
Não dá pra estudar previamente para o Enem. Todo o conhecimento a ser aplicado na prova vem de um processo. Portanto, tenha tranqüilidade na hora de reconhecer as questões. "O estudante deve interpretar corretamente a pergunta, e não saber classificá-la dentro de uma disciplina", explica o professor.

Reforce sua capacidade de interpretação
A capacidade de interpretação é uma ferramenta de extrema importância para resolver as questões. Treine a sua lendo textos, avaliando gráficos, tabelas e desenhos. "O Enem trabalha com diversas linguagens. Familiarize-se com elas, reforce o que você já sabe", orienta Oliveira.

Conheça a língua portuguesa
Um dos pilares da prova do Enem é um conhecimento razoável da língua portuguesa. Portanto, leia e escreva bastante. Assim você desenvolverá suas habilidades e se sentirá mais seguro na hora de resolver as questões. Não esqueça de usar a norma culta.

Use o raciocínio lógico
Outro pilar do Enem é a matemática. Mas nada de fórmulas complexas. "O Enem prioriza o raciocínio lógico e fórmulas básicas", alerta o professor. As questões que envolvem a matemática priorizam o raciocínio lógico.

Seguindo esses seis passos, você está perto de fazer uma boa prova. É só ficar tranqüilo e transmitir o conhecimento que você já tem. É como diz o professor Venerando Santiago de Oliveira. "A questão não é saber mais, e sim saber melhor".

Bons estudos, bons treinos, boas provas. Enfim, SUCESSO!

Provas para download:
1998          1999          2000          2001          2002          2003


2004          2005          2006          2007          2008          2009


2009 (Cancelada)     2010           2011



Compartilhe no Google Plus

Sobre Jarlison Augusto

Quer contribuir conosco? Envie-nos seu material!
    Comentar com Blogger
    Comentar com Facebook

7 comentários:

  1. Sempre que precisar... faça-nos uma visita!

    ResponderExcluir
  2. nao consegui visualizar aprova do enem 2008 entao nao posso dar uma boa nota

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, deve ter ocorrido algum problema quando vc fez o download do documento, que está no formato PDF. Por isso, sugiro que faça novo download e, se o problema persistir, deixe seu recado que faremos a correção.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Parabéns, venero pessoas como você que fazem algo pela educação.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.