Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 12 de dezembro de 2010

ENEM: Dicas Importantes!


E o grande dia está chegando! O ENEM já é amanhã e a tensão toma conta de todos os alunos que irão fazer o exame. Ansiedade, medo, nervosismo, esteria. Mas afinal o que fazer durante o dia de hoje e os dois dias de prova? O que comer? O que fazer na hora da prova? Como responder as questões? O Teens180 Selecionou as principais e mais importantes dicas e te mostramos agora em um especial exclusivo, para você tirar todas as suas dúvidas e está super preparado para enfrentar a maratona de dois dias de prova.
O DIA ANTERIOR A PROVA
Na véspera, uma boa dica é visitar o local onde fará a prova, para evitar atraso no dia do exame. Não se esqueça de conferir se seu nome realmente consta da relação afixada no local de prova. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a comissão organizadora do vestibular.
Também é hora de checar se já tem tudo de que vai precisar para o vestibular: carteira de identidade original, comprovante de inscrição, caneta preta e régua. Deixe tudo em lugar bem visível, para não esquecer nada no dia da prova.
Evite esportes que apresentam riscos de contusão e procure se descontrair. O importante é não se desesperar tentando rever todo o programa da prova e reservar o dia para relaxar e descontrair.
Durma no horário a que está acostumado. Não adianta dormir muito cedo e ficar a noite toda se revirando na cama, sem sono. Mas atenção: evite excessos e não consuma bebidas alcoólicas.
ANTES DA PROVA: REVISAR OU RELAXAR?
É certo que o preparo emocional garante um melhor desempenho no teste seletivo. Para alguns, isso significa relaxar, ir ao cinema, ouvir música, sair com os amigos – ou seja, o que importa é abstrair na véspera – ou até na manhã do dia da prova, já que o ENEM acontecerá a tarde – ainda que por apenas alguns momentos. Para outros, a insegurança não vai embora a menos que estejam agarrados ao memorex.
Uma recapitulação responsável é necessária seja em casa ou na revisão de véspera. Atualmente as revisões de véspera não visam ensinar e sim lembrar os pontos mais importantes que poderão estar presentes na prova. É uma ocasião também para os professores motivarem, transmitirem o otimismo que certamente irá ajudar o vestibulando.
PREPARAÇÃO TAMBÉM EXIGE CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO
Preparar-se corretamente para as provas do vestibular também inclui manter uma alimentação adequada, especialmente na véspera da prova. Especialistas em nutrição afirmaram que é preciso ficar atento à alimentação para evitar a ingestão de comidas gordurosas, que aumentam a sonolência e tiram a concentração.
o vestibulando deve evitar alimentos carregados de gordura como uma feijoada ou uma rodada de pizza. Arroz, feijão, bife e salada são perfeitos. Se o aluno come um feijoada, por exemplo, a tendência é que ele fique com sonolência excessiva por causa da sobrecarga metabólica.
Ficar em jejum no dia da prova também é altamente prejudicial para o vestibulando. Engana-se o candidato que pensa que ficar sem comer pode evitar algum mal-estar. O jejum é prejudicial, pois favorece a hipoglicemia [concentração baixa de açúcar no sangue] e, portanto, dificulta o raciocínio. A fome tira a concentração.
O ideal é que o vestibulando tome um café da manhã reforçado para ganhar mais energia e disposição para a hora da prova. "A pessoa deve tomar um copo de leite ou de iogurte, comer uma fruta e optar por um pão com queijo branco. Deve evitar colocar salame, mortadela, presunto. Quanto menos gordura na alimentação, melhor
Alimentar-se durante a realização do exame também é importante. Carboidratos, barras de cereais e água evitam a hipoglicemia e dão mais energia para o participante.
A ingestão de chocolate também é recomendada, mas com cautela. O chocolate é um alimento com alto teor de gordura, mas dá energia. Além disso, é comprovado cientificamente que ele diminui a ansiedade. Mas o candidato não deve abusar. O ideal é comer uma barra de 30g ou 40g no máximo.
O GRANDE DIA, O DIA DA PROVA! MAIS DICAS PARA UMA BOA PROVA
- Mesmo que a prova esteja diferente este ano, pegue as anteriores e refaça todos os exercícios. E faça os diversos simulados do novo Enem, que podem ser encontrados na Internet.
- Tente começar a prova pelas questões que achar mais fáceis. Sabe por quê? Você terá maior chance de acerto por ainda estar com a 'cabeça fria'. Deixe o stress das questões complicadas por último.
- Parece clichê, mas tente relaxar antes da prova, na manhã antes do exame.. Se você estudou com antecedência, não precisa ficar revisando todo o conteúdo na véspera à noite!
- Planeje com antecedência o dia da prova. Lembre-se que imprevistos podem acontecer, mas é bom se prevenir. Separe toda a documentação e material que precisa para fazer a prova. Saia cedo de casa, para não chegar no último instante do fechamento dos portões.
- Durma! Não adianta passar a noite acordado de tanta ansiedade! Ouça uma música calma antes de dormir. Ao acordar no dia seguinte, tome um café da manhã bem bacana.
- Leia a prova com atenção. Cuidado com as famosas 'pegadinhas'. Saiba interpretar cada item do enunciado.
- Não leve uma lanchonete com você na hora da prova! Nada é mais irritante do que estar concentrado e, de repente, ouvir aquele barulho de pacote de salgadinhos sendo aberto! Coma antes de sair e leve, no máximo, uma garrafa de água e barra de cereal.
- Não deixe de prestar atenção na marcação das respostas.
- Chute com inteligência. Se durante a prova você não souber o resultado, pule a questão. Pode ser que mais tarde consiga resolvê-la. Somente em último caso, chute.
- Revise a sua redação antes de passar a caneta. Cuidado com palavras abreviadas que usamos em chats na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas