Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 20 de novembro de 2010

MEC divulgará nova data do Enem até quarta-feira

Depois de uma reunião entre o ministro Fernando Haddad (Educação), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e o consórcio responsável pelo Enem (formado por Cespe e Cesgranrio) nesta sexta-feira, o ministério anunciou que divulgará a data da nova prova até quarta-feira (24).
A proposta é que ela seja realizada na primeira quinzena de dezembro pelos alunos que registraram em ata o erro na prova amarela e não tiveram a prova com defeito trocada.

O governo ainda não sabe quantos alunos farão a prova novamente, mas estima que sejam menos de 2.000.
Durante o fim de semana, o consórcio finalizará a análise das 116.626 atas, para identificar o total de provas amarelas com defeitos que não foram trocadas. Depois disso, a nova data será anunciada.


CABEÇALHOS
Até a meia-noite de ontem, os alunos que se sentiram prejudicados pela troca dos cabeçalhos das provas puderam pedir uma correção especial pelos sites do MEC e Inep. Casos específicos envolvendo a troca dos cabeçalhos poderão ser analisados separadamente.

CRONOLOGIA
Veja a cronologia envolvendo as falhas e a batalha judicial do Enem 2010:

6 e 7.nov
Prova do Enem é aplicada para 3,3 milhões de estudantes. Ocorre uma série de problemas: cabeçalho de gabarito trocado, provas grampeadas de forma errada, uso de celular durante o exame, falta de informação sobre proibição de lápis e borracha e suspeita de vazamento do tema da redação

7.nov
Inep, órgão ligado ao MEC responsável pelo Enem, admite possibilidade de aplicar nova prova apenas para os alunos que foram prejudicados com os erros, cerca de 2.000 estudantes

8.nov
Acatando pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal do Ceará suspende o exame em todo o país, por considerar que aplicar prova para apenas uma parte compromete a isonomia do processo. Além disso, o uso de celular teria evidenciado falhas no esquema de segurança.

O MEC, por sua vez, diz que não há necessidade de suspender o exame para todos os 3,3 milhões alunos e que irá recorrer da decisão

9.nov
Justiça Federal do Ceará proíbe Ministério da Educação de divulgar o gabarito do Enem. Multiplicam-se as queixas de estudantes sobre falhas no exame
O advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, diz que decisão de refazer prova para todos é um prejuízo claro para milhões de estudantes. MEC decide encaminhar pedido de reconsideração para o TRF

10.nov
Diferentemente da posição do ministro da Educação, presidente Lula afirma que, se fosse preciso, o governo faria uma nova prova do Enem.

11.nov
AGU (Advocacia-Geral da União) recorre da decisão da Justiça de suspender exame, mas não informa que argumentos usou no recurso.

12.nov
Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região derruba decisão que impossibilitava o prosseguimento do Enem, afirmando que suspensão traria transtornos aos organizadores e candidatos de todo o Brasil.

17.nov
Nova decisão da Justiça Federal do Ceará determina que sejam aplicadas provas para todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelas falhas do Enem

18.nov
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspende a decisão que assegurava a realização de uma nova prova a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelas falhas no Enem. Ele alega que qualquer alteração do cronograma fixado pelo MEC implica atraso na conclusão do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas