Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 20 de novembro de 2010

Elaboração de trabalho científico: preparativos iniciais


ü  Cercar o tema: é preciso elaborar um pré-roteiro na hora de dar inicio a pesquisa, com o intuito de delimitar o tema, listando no papel todos os pontos possíveis de abordagens. Depois escolha aqueles que realmente devem ser desenvolvidos.
ü   Reunir informações: como o caminho a ser percorrido já foi traçado, o próximo passo será recolher informações em livros e artigos acessíveis e fáceis de consultar, como manuais didáticos, enciclopédias gerais ou especializadas, revistas, jornais e também na internet.
ü Organização, leitura e entendimento: essa etapa é extremamente importante, pois será ela que proporcionará o entendimento acerca do assunto e, consequentemente, servirá, mais tarde, como base para a elaboração do texto final. Se preferir grifar, tire cópia do material selecionado para não danificar livros, revistas que foram tomados de empréstimos.

      Dica importante!
ü  Se você estiver sublinhando um texto, faça breves anotações ao lado (com uma ou duas palavras, no máximo). No final da leitura, isso o ajudará a localizar as ideias que melhor se encaixam em seu tema de trabalho. Dessa maneira, você não corre o risco de se perder em meio a uma quantidade muito grande de textos sublinhados.

ü  Caso você conclua que o trabalho está incompleto, volte às fontes de pesquisa e procure mais material para completá-lo. Se estiver satisfeito, não considere o trabalho encerrado antes de uma última leitura. Assim você poderá identificar as frases mal escritas que precisam ser refeitas e substituir palavras que se repetem muitas vezes – e que deixam o texto feio – ou que estejam erradas.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas