Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 1 de janeiro de 2012

Revolução Russa - Gabarito

1. d) a aguda centralização do poder nas mãos do partido governante e o restabelecimento temporário de algumas práticas capitalistas, que visavam à aceleração do crescimento econômico do país. 

2. d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 

3. b) Valdo, que acredita na revolução como a instauração do Estado proletário, inspirado pelo Manifesto comunista e pela Revolução Bolchevique.

4. c) realismo socialista - que, através de composições didáticas, esteticamente simplificadas, procurava enaltecer a "combatividade, a capacidade de trabalho e a consciência social" do povo soviético.

5. c) foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.

6. d) A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada.

7. c) apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.

8. c) enfraquecer o poder dos antigos latifundiários e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir de uma reforma agrária.

9. b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.

10. a) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.

11. b) concessão à defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório.

12. b) manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa 

13. a) Stálin empreendeu um governo autoritário, com características totalitárias, espalhando o terror, massacrando grupos considerados oposicionistas, cujas práticas foram denunciadas e apuradas após sua morte, o que desencadeou uma grande crise do socialismo real e do marxismo ocidental. 



14. c) Exceto a Comuna de Paris (1871), a Revolução Socialista na Rússia significou a instauração do primeiro governo inspirado na ideologia de Karl Marx - Frederico Engels.

5 comentários:

  1. Ótimo site , continuem assim , me ajudou bastante para a prova .

    ResponderExcluir
  2. Excelentes questões! Me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as questões! Ty ^^

    ResponderExcluir
  4. legal, deveriam dar coisas mais difíceis ainda bvem q eu colei de vcs, idiotas hahah

    ResponderExcluir
  5. Amei , muito obrigada mesmo! Tomara que caiam essas questões na prova! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas