Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 1 de janeiro de 2011

Revolução Industrial - Gabarito


1. d) Altas jornadas de trabalho sem direitos trabalhistas, sem segurança, sem remuneração mínima fixa e a exploração da mão de obra eram alguns dos problemas enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadora no início da Revolução Industrial. 

2. d) F-V-F-V-V 

3. e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica. 

4. a) apenas I, II e III. 

5. d) Inglaterra 

6. 08 + 32 = 40

7. a) A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril.

8. a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.

9. a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.

10. b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.

11. b) a racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.

12. a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.

13. a) abolição da servidão, proclamação da igualdade de todos os japoneses perante a lei, desenvolvimento do ensino público, das comunicações e da economia.

14. e) a intensa atividade mercantil desenvolvida nas relações coloniais, no primeiro caso; e a unificação política que consolidou as alianças econômicas já praticadas entre os estados germânicos, no outro caso.

15. c) estão relacionadas à chamada Segunda Revolução Industrial, marcada pela substituição das pequenas unidades fabris por complexos industriais com processos de produção mais sofisticados e pela concentração maciça de capital para os investimentos de base.

16. b) o desenvolvimento do sistema fabril, com a introdução de máquinas sofisticadas e o aprofundamento da divisão do trabalho, permitiu um incrível aumento de produtividade às custas da desqualificação dos ofícios manuais.

17. b) I e III. 

18. b) modernização tecnológica da produção 

19. e) o crescimento populacional próximo às fábricas, dando origem a graves problemas de urbanização, como a proliferação de cortiços. 

20. e) I e III estão corretas.

23 comentários:

  1. muito lrgal essas perguntas e respostas.me ajudou bastante....

    ResponderExcluir
  2. Muito boom
    vale a pena fazer :D

    ResponderExcluir
  3. muito bom , obrigada , me ajudou a estudar (:

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito, estava até preocupado tenho que entregar amanhã .

    ResponderExcluir
  5. alguem podia comentar a questao 15 por favor?

    ResponderExcluir
  6. mim ajudou muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. rafael gostou muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  8. uhuuu eu acertei 14 questões mais ainda ñ estou satisfeito. mais eu gostei muito dessas questões!!!

    ResponderExcluir
  9. acertei 14 questões uhuuu!!mt bom os exercícios!!

    ResponderExcluir
  10. ufa... consegui 10 acertos ainda .. u.u de 20, metade pelo menos .. valew ajudou muito. olha, se fosse saresp teria passado rs

    ResponderExcluir
  11. ufa, passei raspando, acertei 10 questões.. metade pelo menos .. olha aii, se fosse saresp teria passado pelo menos na matéria de historia rs .. falo aee qm fica..

    ResponderExcluir
  12. Acertei 18 questões. Tem que melhorar o nível de dificuldade ae. KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. A alternativa correta da questão 15 é letra "a"

    ResponderExcluir
  14. acho que não faz muito sentido já colocar as questão com as respostas corretas em destaque, isso atrapalha muito na hora de fazer e acaba limitando o aprendizado. as questões estão muito boas mas isso prejudicou.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas