Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 7 de janeiro de 2012

Baixa Idade Média (Renascimento Comercial e Urbano/ Cruzadas/ Peste Negra) - Gabarito


1. c) As universidades foram patrocinadas pelo papado ou por reis e príncipes, a fim de fornecerem profissionais para atuar num contexto de renascimento urbano e comercial e de formação dos primeiros Estados Nacionais, tornando-se espaços autônomos de valorização do conhecimento científico. 

2. b) ao Conselho Comum dos 25 Barões, órgão do qual nascerá a Câmara dos Lordes, isto é, o parlamento inglês, em 1215, para limitar os abusos do rei João Sem Terra, garantindo a justiça e a liberdade econômica. 

3. d) tinham caráter exemplar, expondo publicamente os réus forçados a pedir perdão, antes de serem encaminhados para a execução. 

4. 01 + 04 + 08 + 32 = 45

5. d) a intensificação das transações econômicas entre o Ocidente europeu, em pleno renascimento comercial urbano, e o Oriente, através das cidades italianas e de Constantinopla. 

6. e) civilização muçulmana. 

7. b) apropriação de personagens bíblicos, utilizados para legitimar a disputa territorial e religiosa. 

8. d) apenas I, II e IV. 

9. e) a estrutura da sociedade era marcada pela ausência de mobilidade, sendo caracterizada por uma hierarquia social dominada por uma instituição cristã. 

10. d) a presença da forte religiosidade que marcou o período, em razão da grande influência cultural que a Igreja Católica exercia sobre uma sociedade que se sentia constantemente vigiada por Deus. 

11. c) gótico. 

12. c) III e IV. 

13. e) corveia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas