Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Guerra Fria - Questões de Vestibulares - Gabarito


1. c) bipolaridade entre capitalismo e socialismo – multipolaridade da ordem econômica 

2. a) Os alemães comemoraram o fim da divisão entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), assim como a queda do Muro de Berlim e possível reunificação que só ocorreu em 1990. 

3. b) Plano Marshall e Pacto de Varsóvia. 

4. b) intervenção militar no Vietnã 

5. d) totalitarismo 

6. c) crise do petróleo e corrida armamentista 

7. c) exploração de recursos minerais e controle de novas rotas marítimas 

8. b) a delimitação da Europa na visão clássica, separando-a da Ásia, tem como referência critérios naturais, ou seja, os Monteis Urais. 

9. c) bipolaridade das relações internacionais 

10. a) crescimento geopolítico da China continental na Ásia, impondo uma recomposição territorial com Taiwan (China insular), país formado pela ruptura ideológica ocorrida, no território chinês, após a revolução socialista de Mao tsé Tung, em 1949. 

11. a) I e IV. 

12. c) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator. 

13. d) O conflito recente entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano, apenas desvia a atenção dos principais atores responsáveis pela instabilidade política no Oriente Médio: Estados Unidos e Irã. 

14. d) momento atual de integração planetária, que enfraquece a soberania dos Estados, elimina as fronteiras políticas e cria uma nova divisão geopolítica mundial. 

15. c) tornou-se o maior símbolo da Guerra Fria, pois dividia uma cidade nos dois sistemas econômico-ideológicos existentes. 

16. c) algumas consequências das medidas liberalizantes adotadas na União Soviética na década de 1980. 

17. d) formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social 

18. d) encontrarem grande dificuldade em enfrentar as táticas de guerrilha dos vietnamitas comunistas, que tinham maior conhecimento territorial. Após várias derrotas e sem apoio popular em seu próprio país, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Vietnã. 

19. c) a imagem de Che Guevara foi formada por ícones da sociedade de consumo, o que desvirtua a essência do seu pensamento revolucionário e anticapitalista. 

20. d) postura centralizadora do presidente venezuelano Hugo Chavez ao tentar conter a onda liberal que caracterizou a derrubada do muro, símbolo do socialismo autoritário do leste europeu no pós-guerra.


Um comentário:

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas