Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O ser humano chega à América



O homem americano, para uma grande maioria de autores, não é autóctone. Possivelmente surgiu a partir de migrações advindas da Ásia, havendo esses povos imigrantes atravessado pelo estreito de Bering, no nordeste da América do Norte. De acordo com essas teorias, são três as correntes de povoamento que vieram para a América:

Rota Terrestre
Asiática
É considerada por vários estudiosos como sendo a mais importante, mas não provavelmente a única. Os mongóis teriam saído do nordeste da Ásia, pela Sibéria(Rússia), atravessando o Estreito de Bering e entrado na América pelo Alasca (Estados Unidos). Essa travessia só foi possível porque o nível do mar baixou e criou uma ponte terrestre, permitindo a passagem humana de um continente para o outro.

Rotas Transoceânicas
Australiana
A imigração provavelmente saiu da Austrália, em pequenas embarcações, navegou pelo Oceano Pacífico e entrou na América pela Terra do Fogo, na Argentina.

Malaio-Polinésia
A corrente imigratória provavelmente navegou pelo Oceano Pacífico à America Central, também provavelmente em pequenas embarcações.

Acredita-se que a ocupação paleoindígena da Amazônia, que teria acontecido por volta de 9.200 a.C. , era baseada na coleta de frutas, na caça e na pesca; que se desenvolveu para uma cultura de pescadores e coletores de moluscos. Isso pode ser comprovado através dos restos alimentares que foram encontrados na caverna da Pedra Pintada, em Monte Alegre, no Estado do Pará.

Apesar das pontas de lanças, encontradas na caverna da Pedra Pintada, que sugerem os seus usos em caça de grandes animais, especialmente de grandes peixes, não indicam uma especialização na caça desse tipo, mas sim na caça e coleta generalizada.

Fonte: SANTOS, Francisco Jorge dos. História do Amazonas. 1. ed. Rio de Janeiro, MEMVAVMEM, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas