Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 7 de abril de 2012

Renascimento Cultural

Pietá - Michelangelo
Dá-se o nome de Renascimento (ou Renascença) ao movimento de renovação intelectual ocorrido na Europa dentro da transição do feudalismo para o capitalismo. Na realidade, não se pode entender o Renascimento como limitado às Artes e às Ciências, mas sim como uma mudança nas formas de sentir, pensar e agir em relação aos padrões de pensamento e comportamento vigentes na Idade Média.

O Renascimento exprime sobretudo os novos valores e ideais da burguesia, classe ascendente na transição para o capitalismo.

Uma das principais características do Renascimento é o Humanismo, interpretado comumente como sinônimo de antropocentrismo ou valorização do ser humano. O verdadeiro sentido do humanismo renascentista, porém, era o estudo de Humanidades, isto é, da língua e literatura antigas. Humanistas foram Erasmo de Rotterdam (o :”Príncipe dos Humanistas”, autor do “Elogio da Loucura”), Thomas More (autor de “Utopia”) e o português Damião de Góis.

Foram fatores que levaram ao Renascimento:

- Renascimento Comercial e Urbano da Baixa Idade Média, que alterou os valores da época feudal e favoreceu um maior intercâmbio intelectual.

- Mecenato , isto é, a proteção aos escritores e artistas, que muito estimulou o movimento renascentista. Os primeiros mecenas pertenciam à burguesia, mas houve também papas, reis e príncipes que praticaram o mecenato. A burguesia fazia-o como forma de investimento financeiro ou para adquirir status; os governantes, porém, tornavam-se mecenas com o objetivo de aumentar seu prestígio e, conseqüentemente, legitimar o novo poder que estavam implantando: o absolutismo.

- A influência das civilizações bizantina e sarracena (árabe), que contribuíram para intensificar na Europa Ocidental o interesse pela cultura clássica.

- A invenção da imprensa , que permitiu uma maior divulgação das novas idéias.

- A própria transição do feudalismo para o capitalismo, da qual decorrem o Renascimento e as mudanças culturais.

Há uma estreita relação entre Renascimento Cultural e prosperidade econômica. Portanto, o berço do movimento renascentista somente poderia ser a Itália, onde se localizavam os principais centros mercantis e financeiros da Baixa Idade Média, conseqüentemente, lá haveria melhores condições para o mecenato. Quando, porém, a Expansão Marítima deslocou o eixo econômico europeu para o Atlântico, o Renascimento Italiano entrou em decadência, ao mesmo tempo em que florescia em Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda. Além do maior desenvolvimento econômico, outros fatores contribuíram para que a Renascença se iniciasse na Itália:
- Interesse dos príncipes italianos em legitimar seu poder político, geralmente obtido através de usurpação.

- Maior tradição clássica, representada pelos monumentos romanos e gregos (este últimos na antiga Magna Grécia, isto é, no Sul da Itália).

- Maior influência bizantina, devido ao contato comercial direto com Constantinopla, cujos intelectuais emigraram em grande número para a Itália quando os turcos tomaram aquela cidade, em 1453.

São considerados pré-renascentistas os italianos:
Dante Alighieri (1265 - 1321), autor da “Divina Comédia”, l 
Giovanni Baccaccio (1313 - 1375), autor do “Decameron”, l 
Francesco Petrarca (1304 - 1374), precursor dos humanistas do Renascimento e autor de “Sonetos” l 

Principais Renascentistas
É muito grande o número de artistas, escritores e cientistas que se celebrizaram durante o Renascimento. Os mais importantes foram:

- Na Pintura: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Ticiano, na Itália; El Greco, na Espanha.
- Na Escultura: Michelangelo e Donatello, na Itália. 
- Na Arquitetura: Bramante, na Itália. l
- Na Literatura: Camões, em Portugal; Cervantes, na Espanha; Rabelais e Montaigne, na França; Shakespeare, na Inglaterra.
- Na Astronomia: Copérnico, na Polônia; Kepler, na Alemanha; Galileu, na Itália.
- Na Medicina: Vesálio, em Flandres; Paré, na França; Servet, na Espanha; Harvey, na Inglaterra.

Um comentário:

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas