Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 20 de agosto de 2011

UFAM - PSC: Tópicos para estudo - 1ª Etapa


LÍNGUA PORTUGUESA
Morfologia: Substantivo: classificação, formação, flexão de gênero, número e grau, plural com metafonia. Adjetivo: classificação, formação, locução adjetiva, flexão de gênero, número e grau. Numeral: classificação: numerais cardinais e ordinais. Pronome: Classificação: pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos. O pronome na oração (pronomes substantivos e adjetivos). Verbo: vozes verbais: passiva, analítica e sintética, reflexiva. Advérbio: classificação, locução adverbial e graus. Preposição: tipos de preposição: essenciais e acidentais. Conjunção: classificação: conjunções coordenativas e subordinativas. Interjeição: classificação: interjeições de alegria, de desejo, de dor, de chamamento, de silêncio, de advertência, de incredulidade.
Sintaxe: Período simples. Termos essenciais da oração: sujeito e predicado. Tipos de sujeito. A oração sem sujeito. Termos integrantes da oração: complemento nominal, complementos verbais (objeto direto e objeto indireto) e agente da passiva. Termos acessórios da oração: adjunto adnominal, aposto, adjunto adverbial. Período composto por coordenação e por subordinação.

LITERATURA BRASILEIRA
Noções gerais: Os gêneros literários: épico, lírico e dramático. Os estilos de época na literatura.
Primeiras manifestações literárias: A literatura dos viajantes. A literatura dos jesuítas. José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.
O Barroco: Características do estilo barroco. Bento Teixeira e a Prosopopeia. Gregório de Matos.
Divisão de sua obra em sacra, lírica e satírica. 
O Arcadismo: Características do estilo arcádico. A poesia épica. Basílio da Gama e O Uraguai . Santa Rita Durão e o Caramuru. A poesia lírica. Cláudio Manuel da Costa. Tomás Antônio Gonzaga. Alvarenga Peixoto.
A Poesia Romântica: As três gerações poéticas.  Características da poesia romântica. As gerações românticas. Gonçalves de Magalhães. Gonçalves Dias. Álvares de Azevedo. Sousândrade. Castro Alves.

HISTÓRIA
Amazônia pré-colonial e Amazônia colonial:  a Amazônia pré-colonial: das primeiras migrações à formação das sociedades complexas. O processo de Conquista e colonização européia e o encontro com as sociedades nativas amazônicas: das expedições de reconhecimento à efetiva ocupação territorial nos séculos XVI e XVII; Criação e implantação do aparato político-administrativo ibérico na Amazônia: do Estado do Maranhão e Grão-Pará ao Estado do Grão-Pará e Rio Negro; As bases sócio-econômicas da Amazônia colonial: legislação indigenista, trabalho indígena, extrativismo vegetal e animal; A Igreja na Amazônia: da hegemonia missionária ao fortalecimento do clero secular e a atuação inquisitorial; As reformas pombalinas: o governo de Francisco Xavier de Mendonça Furtado, criação e implantação da Capitania de São José do Rio Negro, os indígenas sob o Diretório, implementação dos tratados de Madri e Santo Ildefonso; a extinção do Diretório e a nova legislação indigenista; A resistência indígena; A pesquisa científica na Amazônia Colonial: a
Viagem Filosófica ao Rio Negro.
O processo de incorporação da Amazônia ao Império do Brasil: a constituição da Província do Pará e a subordinação da Comarca do Rio Negro/Comarca do Alto Amazonas; Movimentos sociais e autonomistas na Comarca do Alto Amazonas; Criação e implantação da Província do Amazonas; Economia e sociedade no Amazonas provincial: extrativismo vegetal e animal, atividades mercantis, agricultura de subsistência, o trabalho indígena sob o Regulamento das Missões, gênese da atividade gomífera, investimentos públicos e princípios da reconfiguração urbana de Manaus; Fim da escravidão negra no Amazonas.
O Amazonas republicano: a passagem de Província ao Estado do Amazonas; Consolidação e nova expansão da economia gomífera: a incorporação do Acre; O apogeu da borracha, a transformação da área urbana de Manaus e o redimensionamento das elites; Crise da economia gomífera e tentativas políticas de diversificação econômica; O Amazonas e as crises políticas dos anos 1920: o golpe tenentista de 1924 em Manaus; O Amazonas na Era Vargas; O Amazonas pós-Era Vargas: dos governos populistas aos governadores-interventores do Regime Militar; O Amazonas sob o Desenvolvimentismo: a Zona Franca de Manaus, as novas estradas de integração nacional, os conflitos pela terra, conflitos com os povos indígenas; Movimentos e manifestações culturais: do Clube da Madrugada ao Festival de Parintins.


GEOGRAFIA
O espaço amazônico: Região político-administrativa (Região Norte), Região de Planejamento (Amazônia Legal), Região Internacional (Pan-Amazônia) e Região Geo-econômica. As sub-regiões do estado do Amazonas (IBGE).
Aspectos naturais da Amazônia: Estrutura Geológica e formas de relevo. O ecossistema amazônico. As condições climáticas. Os tipos de vegetação. A bacia hidrográfica amazônica.
O processo de ocupação e organização do espaço regional: Conquista e extrativismo (drogas do sertão, borracha, cacau). Exploração capitalista e modelos de desenvolvimento. O modelo Zona Franca de Manaus. O Pólo Industrial de Manaus. A Zona Franca Verde. Dinâmica dos fluxos migratórios e urbanização. O espaço urbano e as desigualdades sociais. O espaço agrário: expropriação e conflitos. A questão indígena na Amazônia.
Apropriação da natureza e questão ambiental: Mineração; Agropecuária; Recursos energéticos: Potencial hidrelétrico, gás e petróleo. Atividade madeireira. Caça e pesca.

MATEMÁTICA
Conhecimentos numéricos: Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, razões e proporções, porcentagens e juros, relação de dependência entre grandezas, sequencias e progressões.
Conhecimentos geométricos: Características das figuras geométricas planas; grandezas, unidades de medidas e escalas; comprimentos e áreas; ângulos, simetria de figuras planas; congruências e semelhanças de triângulos, Teorema de Tales; Relação métrica nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
Conhecimentos algébricos: Gráficos e funções; funções algébricas do 1º. e 2º. graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

BIOLOGIA
Moléculas, células e tecidos: Composição química das células. Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Ciclo celular. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da informação genética. Síntese protéica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e vegetais. Origem e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos. Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade. Divisões da Biologia 

FÍSICA 
Conhecimentos básicos e fundamentais: Notação Científica. Noções de ordem de grandeza e algarismos significativos.   Padrões e unidades: O Sistema Internacional de Unidades (SI). Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis.  Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.
Movimento, equilíbrio e descoberta de leis físicas: Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Velocidade e aceleração: escalares e vetoriais, médias e  instantâneas, representações gráficas. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis: movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado. Movimento circular uniforme: velocidade angular, período e frequência, aceleração centrípeta e correspondente relação com velocidade e raio, suas equações. Movimento harmônico simples: sua relação com o movimento circular uniforme, velocidade e aceleração, relação entre a aceleração e o deslocamento, suas equações. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática. 
Energia, trabalho e potência:  Conceituação de trabalho de uma força, energia e potência: interpretação de gráficos força x deslocamento e força x tempo. Conceitos de energia potencial e de energia cinética. Trabalho da força resultante e energia cinética. Conservação da energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Trabalho da força elástica e seu cálculo através do gráfico força x deslocamento. Forças conservativas e dissipativas.
Mecânica e o funcionamento do universo: Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução. 

QUÍMICA
Transformações e materiais: Evidências de transformações químicas. Interpretando transformações químicas. Propriedades dos materiais. Estados físicos de materiais. Mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias químicas: classificação e características gerais.
Átomos e sua estrutura: Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria e Modelo Atômico. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica.
Tabela e Propriedades Periódicas: Elementos químicos. Tabela Periódica.  Propriedades periódicas e aperiódicas.
Ligações químicas: Ligação iônica. Substâncias iônicas: características e propriedades.  Ligação Covalente. Substâncias moleculares: características e propriedades. Polaridade de moléculas. Forças intermoleculares. Relação entre estruturas, propriedades e aplicação das substâncias. Ligações metálicas. Metais e ligas metálicas
Funções Inorgânicas e suas Propriedades: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura.  Tipos de Reações Químicas.  Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção de substâncias químicas. Indústria Química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico.  Mineração e Metalurgia.
Cálculos Estequiométricos: Determinação de fórmulas químicas.  Balanceamento de equações químicas.  Aspectos quantitativos das transformações químicas.  Leis ponderais das reações químicas.  Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro. Cálculos estequiométricos.

Clique aqui para visualizar os Tópicos da 2ª e da  Etapa

3 comentários:

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas