Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

UEA - O que é o SAES

O Sistema de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior SAES é uma forma de seleção adotada pela UEA, para ingresso nos cursos de graduação de Engenharia e Tecnologia. O SAES proporciona aos estudantes do Ensino Médio uma via alternativa para entrar na UEA através de uma avaliação gradual e progressiva, aplicada ao final de cada série. O SAES é uma forma de ingresso na universidade para todos os alunos que estiverem regularmente matriculados no Ensino Médio Regular, ou seja, cursando as três séries do Ensino Médio. O SAES proporciona ao aluno realizar provas anuais a partir da 1ª série até a 3ª série. O aluno que deseja participar dessa modalidade de acesso ao ensino superior da UEA deve inscrever-se quando estiver cursando a 1ª série realizando a 1ª ETAPA do SAES. Realizando as provas ao final de cada ano o estudante que obtenha bom resultado, pode sentir-se motivado a prosseguir e aprofundar seus estudos a fim de atingir a meta que é sua aprovação e/ou consequentemente sua classificação para uma vaga do curso por ele escolhido.

Como participar do SAES 2010? 
Aluno que estiver cursando a 1ª série do ensino médio 
Deverá inscrever-se em 2011 para a 1ª Etapa e realizar a prova referente a essa série. No ano 2012, tendo passado para a 2ª série em sua escola, deverá inscrever-se na 2ª Etapa e realizar a prova dessa série. No ano 2013, quando estiver na 3ª série deverá inscrever-se para a 3ª Etapa, fazendo então a sua opção de curso e realizar a prova correspondente a essa série. 
O aluno da 1ª série que não se inscrever no SAES ACOMPANHAMENTO, não poderá inscrever-se no ano seguinte. Mas se quiser ingressar na UEA, deverá inscrever-se para o VESTIBULAR.

Como o aluno do ensino médio já inscrito no SAES ACOMPANHAMENTO será avaliado? 
A avaliação dos alunos será feita em três provas denominadas Provas de Acompanhamento. No final da primeira série, o aluno submeter-se-á Prova de Acompanhamento I, no final da segunda série, à Prova de Acompanhamento II, e no final da terceira série, à Prova de Acompanhamento III. 
As Provas de Acompanhamento serão constituídas de questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas Biologia, Geografia, História, Química, Física, Matemática, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 
Na Prova de Acompanhamento III conterá, obrigatoriamente além das questões objetivas, a Redação, onde o candidato fará uma dissertação do tema escolhido.

Como será o processo de acompanhamento do aluno inscrito no SAES? 
Concluídos os trabalhos referentes à correção das Provas de Acompanhamento, a COPEC processará o Boletim Individual de Desempenho do Aluno Credenciado. 
Esse boletim também trará indicações sobre os conteúdos não assimilados de cada disciplina, a fim de contribuir para o aprimoramento do desempenho do candidato. 
O Boletim Individual de Desempenho oferece ao aluno uma informação precisa quanto ao número de acertos obtidos nas Provas de Acompanhamento. 

Quando será feita a opção pelo curso desejado? 
A opção definitiva de Curso só ocorrerá na 3ª série. 

Como será feita a classificação final? 
Será feita através da soma dos pontos obtidos nas três Provas de Acompanhamento (PA-I, PA-II e PA-III) de acordo com critérios definidos em Edital pela UEA. 
O aluno que ao final das três provas de acompanhamento não conseguir classificação, terá seus pontos zerados e poderá inscrever-se no ano seguinte para a realização das três provas de acompanhamento. 

Será eliminado do SAES: 
O aluno que ficar reprovado em alguma disciplina em sua escola. 
Deixar de comparecer a uma da Provas de Acompanhamento. 
Não obtiver a pontuação mínima. 

Quais são os cursos da UEA? 
Até a presente data são oferecidas apenas as vagas para os cursos da EST/UEA, 
são eles: 
CURSOS DE ENGENHARIA DIURNO – 5 ANOS 
MODALIDADES DA ENGENHARIA: Engenharia Civil Engenharia Elétrica Engenharia Mecânica Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Computação; Engenharia de Produção e Engenharia Química. 
CURSOS DE TECNOLOGIA DE NÍVEL SUPERIOR – 3 ANOS E SEIS MESES 
Tecnologia em Automação Industrial; Tecnologia em Manutenção Mecânica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Qual a quantidade de vagas oferecidas? 
Para o SAES a UEA oferece o total de 250 vagas distribuídas conforme o quadro abaixo: 


Disponível em www.uea.edu.br

6 comentários:

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas