Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 19 de julho de 2011

Vestibular 2011 da Universidade Federal do Pará



O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, explicou as novidades no Processo Seletivo 2011 da Universidade Federal do Pará. Afirmou Maneschy que o ENEM é um importante instrumento de avaliação do ensino médio e para o ingresso no ensino superior no país. “Participaremos do ENEM como uma experiência, mas também realizaremos uma segunda fase elaborada pela UFPA. As duas provas terão o mesmo peso na nota final dos candidatos que entrarem na UFPA em 2011”, resumiu Carlos Maneschy. A 1ª fase do vestibular da UFPA, que consistirá na prova do ENEM, deverá acontecer no mês de novembro e a 2ª fase em dezembro, antes dos feriados de fim de ano. O Listão de aprovados deverá ser divulgado nos primeiros meses do ano que vem.


Dessa forma, os conteúdos abordados em ambas as fases são os definidos pelas matrizes curriculares do ENEM englobando os eixos temáticos. A prova elaborada pela UFPA deverá conter, também, abordagens regionais. As diferenças entre o conteúdo programático do Exame Nacional e o da UFPA se concentram, principalmente, nas provas de Literatura e suas respectivas leituras obrigatórias, e nas provas de línguas estrangeiras. O ENEM não possui leituras obrigatórias ou prova de Literatura, mas estes temas estarão na 2ª fase do vestibular que será realizada pela UFPA. Neste caso, o conteúdo programático é o mesmo do ano passado.



A mesma situação acontece em relação às línguas estrangeiras. Até o ano passado, o ENEM também não possuía prova de idiomas, mas o Ministério da Educação anuncia a intenção de incluir este tipo de avaliação no Exame deste ano, porém, apenas as opções de Inglês e Espanhol. As provas de línguas estrangeiras na 2ª fase do vestibular da UFPA, ofertadas tradicionalmente, continuarão com cinco opções aos seus candidatos: Inglês, Espanhol, Alemão, Francês e Italiano.



Os candidatos farão uma única redação, a do ENEM, e esta será a única parte dessa primeira fase do vestibular da UFPA a ter um ponto de corte. Os exames de habilidades para os cursos de Artes, como Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, continuarão a serem realizados pela UFPA. Em relação ao sistema de cotas, não haverá alterações em relação aos percentuais de vagas reservadas. “Como a seleção ficará totalmente sob responsabilidade da UFPA, preservaremos os percentuais”, resume o reitor.



“Muitos detalhes devem ainda ser acertados em relação ao vestibular, mas eles serão tratados pela Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS), pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação e pelo Centro de Processos Seletivos (CEPS) e por uma comissão formada por eles”, justifica o reitor da UFPA. A previsão é de que o Edital com todas as regras e prazos do concurso seja publicado até o final do mês de junho.
Mais informações acesse http://www.portal.ufpa.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas