Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Em Belém, 67% são contra divisão do Pará


Campanha na capital do Pará é grande contra a criação dos estados do Tapajós e Carajás

A pesquisa do Vox Populi mostrou também que mais da metade da população já está ciente sobre a realização do plebiscito para divisão do Pará em três estados. Neste caso, seriam criados os estados do Tapajós e Carajás. Porém, se a votação fosse hoje, 42% da população entrevistada votaria pelo não.
Número superior aos 37% dos que querem a criação de mais dois estados e os 22% que afirmaram ainda não ter opinião formada sobre o assunto.

Dentre os que são contrários à divisão do Pará em três estados, 67 % das pessoas ouvidas está na capital e 35% no interior. Enquanto que dentre os favoráveis, 43% reside no interior do Estado.

O Vox Populi atestou ainda que para 57% da população ouvida na capital e 26% do interior, esta mudança teria um aspecto negativo, sobretudo, no que diz respeito à economia dos estados (33%). Outros 19% disseram que a divisão não beneficia a população e 18% ponderaram que o Pará – enquanto menor território e capital – sairia perdendo com o desmembramento.

O percentual de pessoas que disseram que o Estado deveria ficar como está e os que opinaram que haverá um alto índice de desemprego ficou empatado em 8%. No questionário também apareceram respostas como a diminuição da arrecadação de impostos (2%) e o aumento do custo de vida da população (1%).

O nível de informação das pessoas sobre a realização do plebiscito cai a medida que a renda e a escolaridade diminuem. De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados com nível superior e 77% dos que recebem mais de cinco salários mínimos estão acompanhando este debate. Enquanto que dentre os possuem até a 4ª série do ensino fundamental e recebem até um salário mínimo, os índices ficam em 43% e 41%, respectivamente.

Fonte: ORM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas