Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 1 de janeiro de 2011

Grécia Antiga - Gabarito


1. d) permitia a ampla manifestação dos cidadãos e tinha mecanismos que impediam a perpetuação das mesmas pessoas em cargos administrativos. 

2. b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 

3. e) Nas democracias contemporâneas, o direito à participação política se estende a todos os grupos sociais; na Grécia antiga, apenas os homens livres nascidos na pólis eram considerados cidadãos. 

4. d) apenas II e III estão corretas. 

5. a) a democracia se consolidou e atingiu sua plenitude por meio de princípios como o da isonomia, isocracia e isegoria, que se definiu como a igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia soberana. 

6. c) a representação era direta; cada cidadão se representava independentemente de sua condição econômica. 

7. a) em ambos os casos, apesar da ideia de democracia preconizar a participação de todos, existiam (e existem) limites para o exercício pleno desse direito. 

8. c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.

9. b) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.

10. c) uma luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra a hegemonia da Confederação de Delos - liderada por Atenas - sobre o território grego;

11. e) o legislador Sólon, exprime o orgulho pelas leis, de caráter democrático, que fez aprovar em Atenas quando governou a cidade.

12. e) o sistema de produção era baseado na força de trabalho de prisioneiros de guerra ou populações escravizadas.

13. c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.

14. e) a filosofia de Sócrates, voltada para as questões humanas, preocupada com as virtudes morais e políticas.

15. b) A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.

16. d) a intensificação da luta interna entre os partidos democrático e aristocrático em Atenas.

17. b) a longa guerra contra a cidade de Tróia;

18. d) definia-se, de início, como uma aliança militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando à Atenas o comando das operações

19. b) facilitou a participação no governo dos cidadãos mais pobres, chegando a remunerar os cargos políticos e reorganizando a administração da cidade de Atenas. 

20. c) O expansionismo persa, que já havia dominado cidades gregas da Ásia Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do Oriente, ameaçava a soberania da Grécia, tornando inevitável o conflito grego-pérsico.


21 comentários:

  1. Agradeço amigo... fiz a correção. Foi erro quando quando fiz a postagem!

    ResponderExcluir
  2. questoes show de bola...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber na questão 2, porque a letra D não está correta?

    ResponderExcluir

  4. 15. (Ufpe) Sobre o processo de expansão das cidades gregas, ocorrido por volta de 750 a.C., assinale a alternativa correta.
    a) Todas as conquistas realizadas durante a segunda diáspora grega tiveram por base vias continentais em que os caminhos terrestres foram os de maior importância.
    b) Com a melhoria das técnicas de navegação, incluindo a utilização da âncora, foi possível a conquista de novas áreas via Mediterrâneo, onde poderosos impérios dificultavam a expansão grega.
    c) A travessia dos mares pelos gregos foi dificultada pela ascensão do poder bélico do Império Fenício na Ásia.
    d) A exportação de gêneros alimentícios gregos para áreas conquistadas só foi possível devido ao desenvolvimento de novas técnicas e à alta produtividade agrícola.
    e) A segunda diáspora veio a ser a solução para garantir a situação socioeconômica dos gregos.

    Porque a letra A esta correta e não a letra E?
    Pois nem todas as conquistas foram por bases terrestres tivemos o norte da africa o sul da Itália, e Atenas tinha um porto com navios, mercantis, e a letra E justificando pelo meu conhecimento acho que seria mais viável pois foi como busca de solução de problemas sociais e econômicos dos gregos, pois a terra estava nas mãos dos aristocratas e as que a população tinham não eram férteis, entre outros fatores como o aumento da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta da questão não é a opção A, mas sim B. Contudo, a opção E ao afirmar que "A segunda diáspora veio a ser a solução para garantir a situação socioeconômica dos gregos", torna-se incorreta porque fala em "solução... socioeconômica dos gregos", já que solucionou o problema da briga por terras férteis, contudo, as novas colônias fundadas não sustentavam a Grécia com impostos, mas sim, o comércio marítimo.

      Excluir
    2. e eu cai nessa, fui sem freios quando li sobre a diaspora e a solução para os gregos,pois lembrei ter visto isso que foi uma solução para a agricultura,pois oq lá era plantado era vendido... obrigado pela explicação...valeu

      Excluir
  5. Porque a letra A do 13 e não a E, pois não foi só por bases terrestres, Atenas mesmo teve grandes navegações pelo mar mediterrâneo, e regiões como o norte da africa , sul da Itália, creio que foi pela navegação.
    Já a letra E reflete a realidade e o motivo das buscas almejadas pela segunda diáspora, que seria sócio econômicas, pelo domínio das terras férteis pelos aristocratas, e pelo aumento da população.
    Migrando principalmente para procurar melhores condições.
    Abrigado
    Ótimos Exercícios.

    ResponderExcluir
  6. Tenho prova amanha sobre atenas e esparta nao sei nadinha vo mr ferra kkkkkk inda mas com a prof q tenho"chaaataaa"

    ResponderExcluir
  7. na questão 2 segundo o gabarito é a letra b, porém discordo e acho que a questão deveria ser anulada, pois a letra correta, segundo o gabarito, afirma que Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e podiam participar da politica ateniensse. só para lembrar nem todos os homens livres eram considedados cidados, pois os metecos (estrangeiros) eram homens livres, mas mesmo assim não eram considerados cidadãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contudo, na condição de estrangeiro, era excluído do processo político. Logo, a opção B está correta.

      Excluir
  8. Como éq eu vou responder?

    ResponderExcluir
  9. Não entendi a questão 2. Quando colocado que apenas homens livres poderiam votar, seriam todos os homens livres, mas pelo o que eu aprendi só era considerado cidadãos os que eram nascidos lá, que tinham pais que nasceram lá (em Atenas), teria que ser maior de 18, não poderia ser estrangeiro... Estou em dúvida agora, alguém poderia me explicar pq não é a letra A?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Em breve, resposta.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas